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segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Opinião |A evolução do varejo: Passado, Presente e Futuro


Vanderlei Ferreira - Zebra Technologies, 
2018/01/05, 15:29 
Postado em 08 de janeiro de 2018 às 23h45m


A indústria varejista é bem dinâmica e está sempre se adaptando para melhor atender seus clientes. Na última década, acompanhamos diversas atualizações e avanços que ajudaram a impulsionar a indústria. Mas, não importa o quanto o setor mude, uma verdade permanece: o cliente tem sempre razão. Para entender o passado – e também o futuro.
A indústria varejista é bem dinâmica e está sempre se adaptando para melhor atender seus clientes. Na última década, acompanhamos diversas atualizações e avanços que ajudaram a impulsionar a indústria. Mas, não importa o quanto o setor mude, uma verdade permanece: o cliente tem sempre razão.
Para entender o passado – e também o futuro – do varejo, também é necessário entender um conceito fundamental documentado por N.S.B Gras, ex-professor da Universidade de Harvard. Em 1939, ele observou que a progressão de qualquer indústria está conectada ao avanço da economia e do sistema social. Aplicado ao varejo, significa que ele é o efeito das forças econômicas e sociais e deve se adaptar constantemente em sua busca por conquistar clientes e criar melhores experiências para eles.
Nos últimos anos, mudou-se a abordagem para entregar uma experiência exemplar para o cliente. E quanto mais entramos na Era Digital e olhamos para o futuro, mais o varejo deve focar seus esforços em três áreas em especial: funcionários, supply chain e diminuir a diferença entre as estruturas física e digital.
Funcionários
Hoje, temos vendedores bem equipados e com acesso a informações que os permitem tomar decisões e ter a habilidade em converter uma simples visita a uma loja em uma rica experiência para o cliente – e, claro, em vendas. Essa evolução levou ao surgimento de um novo profissional nas grandes lojas, o concierge online, com o intuito de transformar a retirada de compras virtuais em lojas físicas em novas oportunidades de vendas. Porém, o futuro do varejo prevê ainda outras mudanças com relação à força de trabalho.
Com o aumento da produtividade proporcionado pelas tecnologias vestíveis, dados inteligentes e robôs, os varejistas são desafiados a encontrar novos modelos de equipe – aquelas que incorporam essas inovações para ajudar o momento de compra enquanto mantém com igual importância o aspecto humano e a experiência na loja física.
Supply Chain
Se as forças de venda estão abraçando inovações, o supply chain deve seguir o mesmo caminho. Tecnologias que aumentam a visibilidade impulsionarão a cadeia de suprimentos e a indústria: varejistas, compradores, gerentes de almoxarifado e de supply chain, todos estarão nos holofotes de uma forma que nunca estiveram antes. O rastreamento de ativos fornecerá novos dados e insights analíticos para os varejistas entenderem melhor as tendências de consumo.
A capacidade de rastrear qualquer item do estoque garantirá um atendimento impecável. Sensores inteligentes permitirão o envio rápido – tão rápido quanto uma entrega no mesmo dia – ou a possibilidade de retirada na própria loja, enquanto scanners de captura de dados nos depósitos e soluções de Internet das Coisas atuando em toda a operação vão deixar cada etapa do processo cada vez mais fácil. As redes 5G, que devem ser implantadas até 2020, garantirão sinais de rádio com baixa latência que vão permitir o uso comercial de drones e caminhões autônomos para realizar as entregas.
Parte do futuro do varejo reside no futuro da experiência do cliente – e a superação de expectativas que, hoje, vão além dos limites que conhecemos hoje. O que começou no início do século passado com o quanto mais barato, melhor está evoluindo para personalizado, inteligente e na hora.”
Os três pilares do modelo atual de consumo – varejo, e-commerce e aplicativos de lojas – serão otimizados a ponto de criarem um novo sistema de supply chain movido por Enterprise Asset Intelligence, Inteligência Artificial, análise de dados na nuvem e soluções vestíveis.
Conectando o Físico e o Digital
Outro componente que ocupa uma grande parte do futuro do varejo é uma parceria efetiva entre o físico e o digital. A fusão desses dois mundos, juntamente com os benefícios de uma conectividade móvel onipresente, está acelerando a adoção da Internet das Coisas. Isso terá um impacto enorme na vida das pessoas, no ambiente corporativo e nas instituições, assim como aconteceu com o aproveitamento da água para criar energia, a descoberta da eletricidade e a Era do computador. Terá, não. Já está tendo.
De acordo com o estudo recente Zebra Retail Vision, 72% dos varejistas planejam reinventar suas cadeias de suprimentos com a visibilidade em tempo real conquistada por meio da automação, sensores e análise de dados. Na verdade, 65% deles deve investir na automação de seus sistemas de inventário e supply chain até 2021.
A cada ano, a indústria do varejo se depara com novas tendências, demandas e tecnologias. Para continuar melhorando a experiência do cliente e fazendo o setor avançar, os varejistas precisam se adaptar. O ritmo disso tudo é bem acelerado, então, aqueles quem não ficarem à frente no jogo serão rapidamente ultrapassados.

MTM Tecnologia implementa plataforma mobileCare no Hospital da PUC Campinas


Mafalda Martins, 
2018/01/08, 09:30 
Postado em 08 de janeiro de 2018 às 23h00m


Solução disponibiliza resultados de exames, prontuários de pacientes, alertas e lembretes, além de ajudar nos fluxos de aprovação de medicamento e nos formulários de atendimento e vai ajudar o Hospital e Maternidade Celso Pierro, hospital universitário que pertence à Pontifícia Universidade Católica (PUC) – Campinas, a melhorar o atendimento aos pacientes.
O mobileCare é uma plataforma que permite incorporar os smartphones aos fluxos de trabalho das instituições de saúde e que funciona completamente integrada aos principais sistemas hospitalares do mercado. Com ela, é possível configurar a solução para consultar no smartphone qualquer informação clínica, fluxos completos de atendimento e de aprovação, envio de alertas e mensagens para os médicos e pacientes usuários dos apps, e outras aplicações.
Dessa forma, o hospital sai à frente do mercado no uso de tecnologia de ponta que garante mais praticidade e segurança para a instituição, corpo clínico e pacientes por facilitar o relacionamento com médicos e pacientes, além de prover mais agilidade e segurança nos serviços prestados pelo hospital.
A solução é composta por uma série de módulos que visam atender as mais variadas necessidades das instituições de saúde, aprimorando e oferecendo mais segurança aos processos internos, agilizando os atendimentos e melhorando a experiência dos usuários, explica Gustavo Perez, Diretor Executivo da MTM Tecnologia.
Segundo Margareth Camargo, Gerente de TI do hospital, a adoção da plataforma marca um novo momento da nossa instituição em que estamos focados na experiência e segurança de nossos médicos e pacientes por meio da incorporação de um canal digital baseado em plataformas móveis.
Com a plataforma da MTM Tecnologia, nossos médicos e pacientes conseguirão acessar todas as informações de interesse, compartilhar exames, receber mensagens e realizar solicitações a nossa instituição de forma prática e segura direto do smartphone. Além disso, por se tratar de um hospital universitário, é muito importante que os nossos médicos preceptores possam acompanhar as atividades dos residentes a qualquer momento, diz a executiva.
Além do acesso a informação, está em implantação a adoção da plataforma mobileCare em processos críticos, permitindo que médicos realizem a revisão e aprovação de prescrições medicamentosas direto do smartphone, garantindo o monitoramento de todo o processo.
Alguns tipos de prescrição precisam de aprovação de médicos especialistas. Estamos substituindo o uso do telefone pela plataforma para que os especialistas possam acessar todas as informações da ficha do paciente pelo mobileCare e aprovar os medicamentos de forma completamente segura e com toda rastreabilidade, explica.
O mobileCare Médicos é direcionado aos profissionais do hospital universitário e possibilita, a qualquer momento, visualizar pelo smartphone as informações sobre o hospital e seus pacientes, como prontuário completo e resultados de exames, além do recebimento de notificações e alertas diversos, como aviso de liberação de resultados de exames de seus pacientes e informativos internos. Pelo aplicativo também é possível que médicos infectologistas validem medicamentos prescritos por outros médicos, acompanhem repasses de honorários e dos atendimentos dos pacientes, incluindo prescrições, evoluções, exames do atendimento e resumo da alta.
Já o aplicativo PUC – Campinas Pacientes, que inclui o módulo pacientes do mobileCare, tem como objetivo potencializar, facilitar e aprimorar o atendimento e a rapidez na disponibilização das informações e dos serviços oferecidos pelo Hospital e Maternidade Celso Pierro. O aplicativo permite atualizar os dados cadastrais, verificar resultados de exames, consultar as unidades acessíveis, especialidades atendidas, médicos e convênios disponíveis e receber notificações como avisos, resultados de exames, agenda de consultas e exames, incluindo para o SUS e informativos institucionais.
O mobileCare atende hospitais e laboratórios, unificando todos os canais de relacionamento entre instituição, médicos e pacientes por meio dos seus smartphones. A plataforma conta com apps móveis para médicos e pacientes, disponíveis nas lojas do Google Play para Android e App Store para iOS, e uma solução de retaguarda web para a gestão dos apps, envio de mensagens e gestão das solicitações dos usuários.
A solução, que pode ser personalizada de acordo com as necessidades de cada instituição de saúde, permite realizar check-in, consultar resultados de exames, enviar mensagens, incluindo lembretes e alertas via tecnologia PUSH (mensagens enviadas aos dispositivos móveis que notificam os usuários diretamente na tela principal do seu smartphone), fazer pesquisas sobre a organização, médicos ou pacientes, além de gerir os dados da unidade de atendimento, com sistema de mapas e opções de contato. Em breve, será possível compartilhar exames e realizar pré-agendamentos de consultas e exames diretamente pelo aplicativo.

TIM Tec lança cursos online e gratuitos de empreendedorismo


Mafalda Freire, 
2018/01/08, 11:00 
Postado em 08 de janeiro de 2018 às 22h00m


A plataforma do Instituto TIM, que oferece cursos livres gratuitos a distância, disponibiliza um programa que capacita os participantes a idealizar e manter o seu próprio negócio. Os novos cursos de empreendedorismo  são voltados tanto para quem já possui e quer aprimorar um negócio quanto para quem deseja se tornar um microempresário.
Para desenvolver o conteúdo das aulas, o Instituto TIM recrutou quatro especialistas em empreendedorismo: Alan Edelstein, Rede Ubuntu de EUpreendedorismo; Teco Medina, especialista em Finanças; o empresário Reginaldo Silva e a advogada Flávia Meleras.
O curso foi dividido em três módulos – Empreender com propósito, Como planejar seu negócio e Como evoluir seu negócio – que auxiliam os alunos a encontrarem uma oportunidade conectada com seu propósito de vida, explicam todas as etapas necessárias para abrir um negócio próprio e ensinam processos e estratégias que ajudam a alavancar a nova empresa. Durante as aulas, os participantes podem conhecer a história de pequenos empreendedores que contam suas trajetórias, aprendizados e desafios do negócio.
Buscamos pessoas que de fato tiveram uma virada de vida, que entenderam que não basta escolher uma área para ganhar dinheiro. Eles encontraram na sua essência, no que realmente gostavam de fazer, a chave para empreender, explica Alan Edelstein.
Os cursos foram desenvolvidos a partir de uma demanda da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), parceira do Instituto TIM. O conteúdo será distribuído para as instituições da Rede e-Tec Brasil, mas também pode ser acessado por qualquer interessado aqui.

Empresas de mineração consideram IoT essencial para garantir vantagem competitiva, diz pesquisa


Bit Magazine,
2018/01/08, 13:00
Postado em 08 de janeiro de 2018 às 21h00m


Pesquisa da Inmarsat mostra que as empresas de mineração consideram a Internet das coisas (IoT) essencial para garantir vantagem competitiva e que 70% acreditam que IoT auxiliará na eficiência de produção do setor.
As empresas do setor de mineração estão buscando apoio na IoT para ajudá-las a manter sua participação de mercado, à medida que se intensifica a concorrência no setor, cai a qualidade das jazidas, e as margens de lucro são pressionadas.
De acordo com a mais recente pesquisa da Inmarsat, a IoT desempenhará um papel crítico para ajudar as empresas de mineração a aumentar o nível de automação e a melhorar a eficiência da produção, permitindo que possam competir com os concorrentes que operam em mercados de menor custo.
A Vanson Bourne, especialista em pesquisa de mercado, entrevistou profissionais de 100 grandes empresas de mineração em todo o mundo para o relatório The Future of IoT in Enterprise da Inmarsat e mostra que 70% das empresas de mineração concordaram que a IoT lhes fornecerá uma vantagem significativa em relação aos seus concorrentes.
As mineradoras identificaram, ainda, de que maneira a IoT as ajudaria a reforçar essa vantagem competitiva: 41% dos respondentes relataram que usariam a IoT para aumentar a automação dos processos de negócios e 44% disseram que isso as ajudaria a identificar oportunidades de economia de custos e eficiência.
Não é de se admirar que as empresas de mineração busquem a IoT para ajudá-las a obter uma vantagem competitiva. As empresas de mineração em todo o mundo estão sob uma pressão constante para produzirem o mesmo material a um preço menor do que o de seus concorrentes. Ao mesmo tempo, torna-se cada vez mais difícil encontrar jazidas de alta qualidade em países de risco soberano mais baixo. 
Esta pressão é maior em economias desenvolvidas como o Canadá e a Austrália, onde os custos trabalhistas são muito maiores que nos mercados emergentes, deixando as mineradoras atuantes nesses territórios em uma significativa desvantagem competitiva. Essas empresas precisam reduzir os custos operacionais e melhorar a produtividade para se manterem competitivas, e a forma mais eficaz de fazer isso é por meio da adoção da IoT e a automação,  disse Joe Carr, diretor de Mineração da Inmarsat.
O uso da automação para reduzir as necessidades de mão-de-obra pode fazer uma grande diferença no resultado financeiro da mineradora. Por exemplo, uma mina australiana a céu aberto pode empregar 100 motoristas de caminhão, cada um ganhando mais de 200 mil dólares australianos por ano, o que se repete entre os funcionários que trabalham nos trens e o pessoal de manutenção. 
A IoT será fundamental para permitir que as mineradoras reduzam a quantidade de extração manual e do transporte de matérias-primas, porque isso permitirá a introdução de uma infraestrutura mais autônoma como frotas de caminhões e trens não tripulados. Ao retirar as pessoas do sistema, a tecnologia autônoma também pode permitir uma operação de 24 horas por dia, 365 dias por ano, eliminando a necessidade de mudança de turno e melhorando a segurança, com um aumento ainda maior de produtividade, acrescentou o executivo.
Trabalhamos hoje com algumas das maiores empresas do setor de mineração para oferecer maior automação, o que, por sua vez, resulta em uma velocidade cada vez maior em todo o processo de mineração, ajudando a reduzir o tempo médio do ciclo e a melhorar a produtividade. 
Os tecnólogos de mineração estão cada vez mais conscientes da importância da conectividade por satélite em suas minas, entendendo que as soluções IoT não podem funcionar sem uma conectividade confiável para a coleta dos dados dos sensores e dispositivos conectados e sua transmissão até as salas de controle, finalizou o responsável.