===+===.=.=.= =---____--------- ---------____------------____::_____ _____= =..= = =..= =..= = =____ _____::____-------------______--------- ----------____---.=.=.=.= +====
Perfis das lojas Americanas, Submarino e Shoptime respondem aos clientes no Twitter que as compras recentes serão entregues, mas podem atrasar; não há previsão para normalização do serviço.===+===.=.=.= =---____--------- ---------____------------____::_____ _____= =..= = =..= =..= = =____ _____::____-------------______--------- ----------____---.=.=.=.= +====
Por g1
Postado em 21 de fevereiro de 2022 às 18h45m
Post. N. - 4.280
Com sites fora do ar desde o último domingo (20), a Americanas diz que a situação poderá prejudicar a entrega de compras, segundo postagem feita no perfil oficial da marca no Twitter nesta segunda-feira (21). Além do site que leva o nome do grupo, estão inoperantes as páginas de Submarino e Shoptime.
Os sites da Americanas e Submarino saíram do ar há mais de 24 horas. O do Shoptime foi suspenso nesta segunda, por volta do meio-dia. A empresa diz que os motivos foram "questões de segurança", sem detalhar se houve um ataque hacker.
Os aplicativos das marcas também não estão funcionando normalmente. No app da Americanas e do Shoptime, há um aviso sobre o problema, já no aplicativo do Submarino a home da loja é carregada, mas não é possível acessar nenhum produto. As lojas físicas não foram afetadas, segundo a empresa.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/a/3/kU8geATDOvM7lRQ7TZTQ/americanas.jpg)
Respondendo usuários no Twitter, a Americanas informa que pedidos feitos no site devem atrasar — Foto: Reprodução
Sem poder acessar o site ou aplicativo das lojas, alguns usuários recorreram ao Twitter para terem informações sobre seus pedidos. Respondendo aos consumidores, o perfil oficial da Americanas informa que "todos os pedidos serão entregues, mas por conta das instabilidades do site, poderão haver atrasos".
Nas redes sociais do Submarino e do Shoptime as mensagens são idênticas. Além do aviso sobre possíveis atrasos, as lojas também repetem a mensagem de que "suspendeu parte dos servidores do ambiente de e-commerce" por questões de segurança.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/w/Y/TvyWGaSXym79M1KWFF5w/screenshot-2022-02-21-at-18-09-37-20-tweets-with-replies-by-submarino-sospetropolis-submarino-twitter.png)
Submarino informa que entrega dos pedidos pode sofrer atrasos — Foto: Reprodução/Twitter
As companhias também reforçam que estão usando "recursos técnicos e especialistas para normalizar [a situação] com segurança o mais rápido possível".
No início da tarde, as páginas das três lojas foram atualizadas com o mesmo aviso.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/p/q/uF3RSARpmU3XBcj7yXIQ/screenshot-2022-02-21-at-18-11-59-20-tweets-with-replies-by-shoptime-canalshoptime-twitter.png)
Shoptime informa que suspendeu parte dos servidores por questões de segurança — Foto: Reprodução / Shoptime
Na mira dos Procons
O Procon Carioca e o de SP notificaram a Americanas para que dê explicações sobre prazos relacionados a arrependimento de compras, trocas ou consertos considerando o tempo em que as páginas ficarem fora do ar. As ações do grupo caíam durante o pregão desta segunda.
"Considerando que os e-commerces das Americanas são visitados diariamente por milhares de pessoas e com objetivo de apurar eventual violação aos direitos dos consumidores, o Procon Carioca instaurou a Averiguação Preliminar", explica o diretor executivo do Procon Carioca, Igor Costa.
------++-====-----------------------------------------------------------------------=================--------------------------------------------------------------------------------====-++-----