"Nissan, Bradesco e Coca-Cola investem no revezamento da Tocha Olímpica, que levará as marcas a 250 cidades brasileiras durante 25 semanas, impactando 90% da população."
Por aproximadamente 100 dias, a chama percorrerá 250 cidades brasileiras: todas com uma agência do Bradesco, compartilhando a alegria com a população como estimula a Coca-Cola, passando por mais de 20 mil quilômetros de estradas abertas às rodas da Nissan.
Assim, relacionando as características das marcas à realidade do grandioso evento, as três organizações responsáveis pelo revezamento prometem levar o espírito dos jogos – e as próprias marcas – para os quatro cantos do país. Durante 25 semanas, junto aos ícones das companhias, a tocha viajará por todo o Brasil, impactando 90% da população.
O Comitê Olímpico ainda não definiu todas as cidades por onde a pira passará, mas o Distrito Federal e as capitais dos Estados estão confirmados. Antes de chegar ao país, a tocha será acesa em Olímpia, na Grécia, por onde circulará por uma semana.
Serão 10 mil milhas de voos e 10 mil condutores, que levarão a tocha até o Estádio do Maracanã, onde, no dia cinco de agosto, os Jogos Olímpicos serão iniciados. As companhias não abriram o valor do investimento. “Poucas coisas na história dos Jogos se comparam à tocha olímpica.
Tenho certeza de que Coca-Cola, Nissan e Bradesco proporcionarão um evento com muito mais emoção. Esses parceiros vão viabilizarão algo muito maior, pela criatividade e imensidão do país”, comentou Carlos Arthur Nuzman, Presidente do Comitê Rio 2016, durante a apresentação dos patrocinadores.
O revezamento do símbolo Olímpico é uma tradição criada em 1936 e, na edição do Rio, o conceito será “calor humano”. O logotipo do evento, também lançado nesta quinta e escolhido no ano passado em um concurso nacional, traz as cores quentes que rementem à chama e à cordialidade dos brasileiros.
Com esse mote, as marcas já estão criando campanhas que se alinham à temática.
A Nissan, por exemplo, produziu dois vídeos que abordam a importância do calor humano e da torcida do público brasileiro em competições na visão de atletas do Time Nissan.
Os esportistas protagonistas são Caio Ribeiro, campeão mundial de Paracanoagem, e Ygor Coelho, hexacampeão pan-americano júnior de Badminton. Os vídeos estão disponíveis na página da Nissan no Facebook.
A fabricante de automóveis, além do patrocínio, cederá 38 veículos para acompanhar todo o roteiro do Revezamento da Tocha Olímpica pelo Brasil.
Estes automóveis se somarão aos cerca de cinco mil que a Nissan fornecerá à frota oficial durante os Jogos Rio 2016. “O revezamento da tocha é o único evento das Olímpiadas que percorrerá o Brasil todo.
E por meio das nossas concessionárias, que nos permite uma cobertura em todo o país, vamos poder mostrar para todos os brasileiros os nossos carros”, explicou François Dossa, Presidente da Nissan do Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Com tanta exposição, a visibilidade das marcas será um dos principais, mas não únicos, dividendos que as companhias garantirão por aliarem seus nomes a um evento que terá grande impacto global.
“O retorno não é em curto prazo, mas de construção de marca no longo prazo, ao agregar à estratégia a apresentação de banco presente na vida dos brasileiros. O maior retorno é o de fazer parte da história, no momento em que os brasileiros estão envolvidos com essa história”, afirma Jorge Nasser, Diretor de Marketing do Bradesco, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Patrocinando o Revezamento da Tocha Olímpica desde 1992, a Coca-Cola é a marca com um relacionamento mais longevo com o evento. Desde 1928, ela patrocina a realização dos Jogos Olímpicos e, em 2016, pela 11ª vez, a marca estará presente no revezamento da tocha.
“Esse patrocínio veio evoluindo e o principal ponto é o alinhamento das prioridades do Comitê Olímpico Internacional por promoverem bons valores como o otimismo, a felicidade, o relacionamento entre as pessoas com o DNA da Coca-Cola. A empresa se sente muito honrada em poder compartilhar isso com a população, que é tão sedenta desses valores”, comenta Flavio Camelier, Vice-Presidente da Coca-Cola para os Jogos Olímpicos Rio 2016, em entrevista ao Mundo do Marketing.
A relação da Coca-Cola com o evento se confunde com a própria história recente do revezamento. A empresa, inclusive, foi responsável por implementar o Programa Internacional de Condutores, em Barcelona 1992. Anteriormente, eram escolhidos apenas voluntários do país anfitrião dos Jogos.
Desde então, a companhia esteve presente nos Jogos de Inverno e Verão. Mas a relação da Coca-Cola com os Jogos Olímpicos tem quase um século: desde 1928, em Amsterdã, a empresa está presente no principal evento esportivo que reúne atletas de várias modalidades e de vários países do mundo.
Nos Jogos Rio 2016, Nissan, Bradesco e Coca-Cola, junto ao próprio comitê organizador, ficarão responsáveis por selecionar os 10 mil sortudos que terão a chance de participar deste momento único no Brasil. As empresas ainda estão definindo suas estratégias para essa seleção, mas todas deverão promover campanhas entre seus públicos.
Nos anos anteriores, a Coca-Cola promoveu diversas ações para aumentar a participação da população e aumentar o engajamento com a marca e com os próprios jogos. “Durante o revezamento a gente faz uma ativação para celebrar essas pessoas, contar as histórias, celebrar com quem está nas ruas, para que elas se sintam parte dos Jogos Olímpicos.
Este momento é um grande aquecimento para os Jogos Olímpicos, quando também promovemos uma série de ações de Marketing”, comentou Flavio Camelier, Vice-Presidente da Coca-Cola para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
Responsável por 1.750 vagas de condutores, a Nissan deve levar para as ruas funcionários, concessionários, parceiros, clientes e autoridades. Mas a estratégia ainda está sendo definida pelo Marketing da companhia. O Bradesco não revelou quantas posições estão sob seus cuidados, mas deixa claro quer dar oportunidade a pessoas alinhadas à proposta do banco, mesmo que não sejam correntistas.
“Uma das coisas que ainda estamos definindo é a forma como vamos eleger ou indicar esses condutores. Vamos promover um processo de seleção nas comunidades, onde essas pessoas vão indicar quem as representa, quem representa o esporte ou ainda quem tenha iniciativas que traduzam a cultura do Bradesco, de investir no esporte, no folclore, na cultura, nas tradições”, afirmou Jorge Nasser.