Um novo conceito de drone criado pelo MIT pretende expandir os limites atuais das aeronaves, permitindo que elas também possam se mover em solo, enquanto não estiverem voando. O projeto envolve um robô equipado com um motor e rodas, alternando entre a terra e o ar, de acordo com o modo que for melhor para atravessar obstáculos.
O sistema pode ser usado para fazer entregas com maior eficiência e ainda está em fase de testes, sem previsão de ser usado em modelos comerciais de drones.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2017/2/R/EYMx8uS3iBVvGFpfOUyA/drones-that-drive-courtesy-of-mit-csail.png)
Além de hélices, drone possui motor e rodas para locomoção
(Foto: Reprodução/MIT)
A pesquisa do MIT usou oito drones diferentes, cada um equipado com algoritmos de planejamento de rotas para evitar colisões e dois motores pequenos com rodas. A bateria é suficiente para aguentar voos de até 90 metros ou para percorrer 252 metros no solo.
O sistema foi capaz de atravessar obstáculos complexos, incluindo modelos de cidades que usavam tecidos e caixas de papelão para simular estradas e prédios. O modo de direção é mais lento, porém consome menos energia, enquanto o de voo permite maior mobilidade.
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular.
Cada aeronave planeja sua rota independente das outras, identificando automaticamente o caminho de acordo com a eficiência de energia. O sistema, no momento, é capaz de suportar até 80 drones simultâneos.
Drone é capaz de andar no solo e voar de maneira autônoma
(Foto: Reprodução/MIT)
Apesar de não haver uma estimativa de quando este tipo de veículo seja comercialmente viável, a pesquisa pode ser usada para, no futuro, criar carros voadores híbridos.
Além da câmera, quais funcionalidades os drones poderiam ter? Comente no fórum do TechTudo