RPs\GM-14/2012
REPORTAGENS: Gipope - Marketing.
POR COLABORADORES.
Um dos maiores riscos que qualquer organização pode correr é atrair clientes inadequados para seu negócio. Clientes fora do PERFIL, desalinhados com os valores de uma empresa, geram um prejuízo incalculável, pois, via de regra, influenciam negativamente no moral de seus colaboradores, fazem exigências incompatíveis com seu nível de investimento e, pasmem, mesmo que esses investimentos sejam altos, no médio prazo destroem mais valor do que constroem para a organização.Por outro lado, já mencionamos os potenciais danos causados por aqueles clientes desalinhados com a organização. Além de todos os efeitos já comentados, manter em sua carteira clientes desqualificados irá rebaixar seu nível de entrega, já que sua equipe estará muito mais focada em resolver problemas e administrar os conflitos do cliente do que fazer a diferença de fato. Com o tempo, o mesmo efeito mágico causado por clientes alinhados acontecerá às avessas: a organização estabelece um patamar de entrega medíocre e os melhores talentos tendem a partir em busca de soluções mais desafiadoras.
Por último, mas não menos importante. Lembre-se daquele ditado: “Diga-me com quem andas que te direi quem és”. Pois ele cabe como uma luva nesse contexto. Uma das coisas que melhor simboliza uma organização é seu portfólio de clientes.
"Qual sinal você quer que sua organização dê ao mercado?"