Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

DeepSeek, ChatGPT e Gemini: o que cada IA faz melhor no dia a dia e as principais diferenças

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Aplicativo chinês tem resultados bastante similares aos do ChatGPT; veja testes.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Darlan Helder, Victor Hugo Silva, g1

Postado em 31 de Janeiro de 2.025 às 10h35m

#.* Post. - Nº.\  5.053 *.#


DeepSeek, ChatGPT e Gemini: qual é a melhor inteligência artificial?

O mundo voltou a atenção nesta semana para o DeepSeek, assistente de inteligência artificial chinês que é visto como uma ameaça para o domínio dos Estados Unidos no setor.

A ascensão do aplicativo e a alegação de seus desenvolvedores de que o modelo de IA foi mais barato do que seus rivais contribuíram para a perda de US$ 1 trilhão em valor de mercado de empresas de tecnologia dos EUA na última segunda-feira (27), segundo a Bloomberg.

O modelo usado pelo aplicativo chinês foi considerado "impressionante" até por Sam Altman, CEO da OpenAI e um dos "pais" do ChatGPT. "É legítimo e revigorante termos um novo concorrente", afirmou.

Mas, entre DeepSeek, ChatGPT e Gemini, qual é o melhor? O g1 testou os assistentes de inteligência artificial. Os três têm desempenho parecido, com o ChatGPT levemente à frente do DeepSeek e do Gemini.

O DeepSeek chega bem perto, mas tem uma limitação e só responde sobre fatos ocorridos até julho de 2024 – o ChatGPT fez algo parecido ao ser lançado, mas diminuiu essa defasagem em uma segunda etapa. No entanto, dá para usar o modo de busca (pesquisa na internet) do aplicativo para obter informações recentes.

O app chinês, por sua vez, pode mostrar o raciocínio da inteligência artificial para formular a resposta com o recurso chamado "DeepThink". E o Gemini pode ser melhor como um aliado nos estudos, por exemplo.

Confira abaixo como cada IA se saiu nos testes do g1. Todos os comandos (pedidos feitos para os robôs) foram em português.

Fatos

O primeiro teste levou em conta uma das tarefas mais comuns para esses assistentes: responder perguntas sobre fatos.

Quem é o presidente dos EUA?

  • O DeepSeek, cujo banco de dados é atualizado até julho de 2024, errou ao afirmar que é Joe Biden, em vez de Donald Trump, que assumiu o cargo no último dia 20.
  • ✅ O ChatGPT acertou ao afirmar que "atualmente, o presidente dos Estados Unidos é Donald J. Trump, que assumiu o cargo em 20 de janeiro de 2025".
  • O Gemini disse que não comenta sobre política e se recusou a responder quais foram os presidentes do Brasil desde 1989 e qual é o atual presidente americano.
Agora, sobre o Brasil...

  • ⚠️ O ChatGPT e o Gemini foram imprecisos em um teste sobre medalhas olímpicas do Brasil e afirmaram que o país ganhou 15 medalhas na edição de Pequim, em 2008 – o número correto é 17, considerando duas medalhas "herdadas" por casos de doping de atletas de outros países.
  • O DeepSeek e o Gemini erraram ao informar quais foram os campeões do Big Brother Brasil.
  • ✅ Quando questionados sobre as principais festas e celebrações do Brasil, especialmente nos meses de fevereiro e junho, os três acertaram ao mencionar o Carnaval e as Festas Juninas. O Gemini ainda compartilhou outras celebrações importantes que ocorrem fora desses meses, enquanto o DeepSeek e o ChatGPT mencionaram outras festividades que acontecem em fevereiro e junho.
Questões que envolvem política

Quando as perguntas envolveram política, os chatbots se comportaram de formas diferentes:

  • ⚠️ questionado se a China é um país democrático, o DeepSeek começou a escrever que "o país não está em um regime democrático", mas, depois, se autocensurou e disse: "Desculpe, isso está além do meu escopo atual. Vamos falar sobre outra coisa". Em outro teste, o robô disse que a China é uma "democracia popular". O ChatGPT afirmou que o país tem um "regime autoritário", enquanto o Gemini classificou a China como uma "ditadura democrática popular".
  • ⚠️ na resposta sobre quem é o presidente dos EUA, o ChatGPT incluiu um conteúdo favorável a Trump, ao destacar que sua administração está "comprometida em reduzir os custos para todos os americanos" e "garantir a segurança de todos os cidadão", como diz o site da Casa Branca.
  • ✅ em uma pergunta sobre o que aconteceu nos EUA em 6 de janeiro de 2021, todos acertaram ao citar a invasão ao Capitólio americano.
  • ⚠️ quando questionado se o episódio foi uma tentativa de golpe, o DeepSeek disse ele é "amplamente reconhecido como um ataque sem precedentes". O ChatGPT afirmou que o caso "pode ser interpretado" dessa forma, e o Gemini, disse que não poderia ajudar com isso.
  • em outros testes, os três acertaram ao afirmar que o fenômeno do aquecimento global é um fato, que as urnas eletrônicas brasileiras são confiáveis e que a teoria da Terra plana não tem base científica sólida
Estudos e tarefas

Comandos simples podem indicar se um modelo de inteligência artificial também consegue ajudar com cálculos matemáticos. Por exemplo, o Meta AI, robô presente no WhatsApp e no Instagram, pode errar respostas sobre números com vírgula.

  • o DeepSeek, o ChatGPT e o Gemini conseguiram fazer contas com porcentagens e, em alguns casos, mostraram o passo a passo para chegar ao resultado.
  • 👍 eles também tiraram dúvidas e explicaram conceitos de números primos e fórmulas matemáticas, por exemplo.
  • ✍️ em um pedido para criar exercícios sobre equações, todos responderam bem, mas tiveram diferenças: o DeepSeek mostrou as respostas, o que pode não ser o desejado; o ChatGPT deu apenas exercícios básicos, sem considerar diferentes graus de aprendizado; e o Gemini se destacou ao criar exercícios de níveis diferentes e oferecer dicas de como apresentá-los para um aluno, o que pode ser útil para professores.
Resumo de links da internet...

Em outro testes, pedimos para as três tecnologias resumirem informações dessa reportagem do g1: "Dispositivo usado por turista argentino para silenciar caixa de som em praia é ilegal no Brasil, diz especialista".

  • ✅ O DeepSeek diz que "o texto do g1 relata que um turista argentino utilizou um dispositivo para silenciar uma caixa de som na praia" e que "especialistas disseram que o uso desse tipo de aparelho é ilegal no Brasil".
  • ✅ O ChatGPT deu uma resposta parecida e afirmou que o "dispositivo foi criado pelo próprio turista e que atua como um bloqueador de sinal Bluetooth".
  • ❌ O Gemini não consegue ler links externos. Em nosso teste, ele disse: "Lamento, mas não consigo acessar o(s) site(s) que você forneceu. Os motivos mais comuns pelos quais o conteúdo pode não estar disponível são paywalls, requisitos de login ou informações confidenciais, mas também há outros motivos".
Outras diferenças entre eles

  • 🔊 Modo voz: tanto o ChatGPT quanto o Gemini têm modos de voz, em que é possível conversar com o assistente de forma natural.
  • Lentidão: recém lançado na versão atual, o DeepSeek trava com alguma frequência, como aconteceu no início do ChatGPT. E fica mais lento no modo DeepThink, que detalha a lógica usada para criar a resposta, mas ele não é um padrão.
  • 🖼️ Gerador de imagens: o ChatGPT e o Gemini são capazes de criar imagens a partir de descrições curtas, mas o primeiro tem uma limitação na versão gratuita.
  • 📁 Arquivos: os três suportam anexos e podem descrever o que aparece em imagens e o que está escrito em arquivos PDF, por exemplo
  • 🔍 Modo busca: o DeepSeek e o ChatGPT têm o modo buscador, que destaca links mais recentes de uma forma parecida com a página do Google
  • 🌎 Links: o DeepSeek e o ChatGPT podem ler o conteúdo de outros sites e dar um resumo sobre o que está escrito na página – o Gemini só faz o resumo se receber o texto na íntegra, o que os concorrentes também são capazes
  • 🗣️ Idioma: os três conseguem criar mensagens em português, mas, em alguns momentos, o DeepSeek pode errar e dar respostas em inglês para perguntas em português
g1 comparou o desempenho do DeepSeek com o ChatGPT e o Gemini, do Google, em tarefas do dia a dia — Foto: AFP, AP, Google
g1 comparou o desempenho do DeepSeek com o ChatGPT e o Gemini, do Google, em tarefas do dia a dia — Foto: AFP, AP, Google

Por que a IA chinesa DeepSeek é apontada como ameaça ao protagonismo dos EUA?

IA chinesa mostra ao usuário como está 'pensando' antes de responder

---++-====-------------------------------------------------   ----------------------=======;;==========----------------------------------------------------------------------  -----------====-++----

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Zuckerberg defende investimento pesado em IA mesmo após impacto do DeepSeek

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Chatbot chinês, visto como um modelo bem mais barato do que os rivais ocidentais, ganhou atenção mundial após fazer gigantes de tecnologia perderem US$ 1 trilhão na Bolsa de Nova York. Presidente da Meta, no entanto, disse que a tendência que a empresa continue investindo alto em infraestrutura para IA.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Redação g1

Postado em 30 de Janeiro de 2.025 às 11h15m

#.* Post. - Nº.\  5.052 *.#

Mark Zuckerberg, CEO da Meta — Foto: AP Photo/David Zalubowski
Mark Zuckerberg, CEO da Meta — Foto: AP Photo/David Zalubowski

O presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, defendeu na quarta-feira (29) gastos elevados para investimento em inteligência artificial, apesar do impacto recente causado pelo lançamento do chatbot chinês DeepSeek.

A solução chinesa se apresentou como uma alternativa mais barata do que os modelos de inteligência artificial ocidentais, como o ChatGPT e a Meta AI, e colocou em xeque os altos investimentos das gigantes de tecnologia dos EUA, que perderam US$ 1 trilhão na Bolsa de Nova York após o lançamento do DeepSeek.

Questionado sobre como a ascensão do DeepSeek poderia fazer com que a Meta reduzisse seus investimentos em inteligência artificial, Zuckerberg disse, segundo a CNBC, que essa não é a tendência no momento.

Eu continuo achando que investir pesado em infraestrutura será uma vantagem estratégica ao longo do tempo, afirmou Zuckerberg, em uma conversa com analistas após a publicação dos resultados trimestrais da Meta, que é dona do Facebook, Instagram e WhatsApp.

É possível que a gente descubra o contrário em algum momento, mas acho que é muito cedo para dizer isso. Nesse momento, eu apostaria que habilidade em construir esse tipo de infraestrutura será uma grande vantagem.

Zuckerberg também disse que a Meta ainda está assimilando as qualidades do DeepSeek e espera implementar esses avanços em seus projetos de IA no futuro. Segundo ele, isso é parte da naturezado negócio, seja um competidor chinês ou não.

Por que a IA chinesa DeepSeek é apontada como ameaça ao protagonismo dos EUA?

---++-====-------------------------------------------------   ----------------------=======;;==========----------------------------------------------------------------------  -----------====-++----

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Chinesa Alibaba lança modelo de IA e diz que ele é superior ao DeepSeek

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Empresa diz que seu modelo de inteligência artificial Qwen 2.5 é melhor do que o rival, indicando que a ascensão do DeepSeek estimulou também a concorrência entre os chineses, após causar uma reviravolta no Vale do Silício.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
TOPO
Por Reuters

Postado em 29 de Janeiro de 2.025 às 12h45m

#.* Post. - Nº.\  5.051 *.#

Sede do grupo Alibaba em Hangzhou, na China — Foto: Reuters
Sede do grupo Alibaba em Hangzhou, na China — Foto: Reuters

A empresa chinesa de tecnologia Alibaba lançou nesta quarta-feira uma nova versão de seu modelo de inteligência artificial, o Qwen 2.5, que, segundo ela, é superior a outro chatbot chinês, o DeepSeek-V3.

O lançamento do assistente de IA da DeepSeek, em janeiro, chocou o Vale do Silício e fez com que ações de empresas de tecnologia ao redor do mundo despencassem. Mas o sucesso também levou a uma corrida entre seus concorrentes nacionais para atualizar seus próprios modelos de IA.

O Qwen 2.5-Max, da Alibaba, foi lançado no primeiro dia do Ano Novo Lunar, quando a maioria dos chineses está de folga do trabalho. O momento escolhido indica a pressão que a ascensão meteórica do DeepSeek exerceu também sobre sua concorrência doméstica.

"O Qwen 2.5-Max supera (...) quase todos os GPT-4o, DeepSeek-V3 e Llama-3.1-405B", disse a unidade de computação em nuvem da Alibaba em sua conta oficial na rede social WeChat, citando, além do DeepSeek, os modelos de IA de código aberto mais avançados das norte-americanas OpenAI e Meta.

Dois dias após o lançamento do DeepSeek-R1, a ByteDance, proprietária do TikTok, lançou uma atualização de seu principal modelo de IA. Segundo a ByteDance, ele superou o o1, da OpenAI, no teste AIME, que mede a capacidade de entendimento e resposta a instruções complexas por parte das tecnologias.

O antecessor do modelo V3 da DeepSeek, o DeepSeek-V2, desencadeou uma guerra de preços de modelos de IA na China após seu lançamento em maio passado.

O fato de o DeepSeek-V2 ser de código aberto e barato, custando apenas 1 iuan (0,14 dólar) por 1 milhão de tokens (unidades de dados processados pelo modelo de IA), fez com que a unidade de computação em nuvem do Alibaba anunciasse cortes de preços de até 97% em uma série de modelos.

Outras empresas chinesas de tecnologia seguiram o exemplo, incluindo a Baidu, que lançou o primeiro equivalente chinês ao ChatGPT em março de 2023, e a empresa de tecnologia mais valiosa da China, a Tencent.

Liang Wenfeng, fundador da DeepSeek, disse em uma entrevista ao site chinês Waves, em julho, que a startup "não se importava" com guerras de preços, e que alcançar a AGI (inteligência artificial geral) é seu principal objetivo.

A OpenAI define AGI como sistemas autônomos que superam os humanos nas tarefas mais valiosas do ponto de vista econômico.

Enquanto as grandes empresas chinesas de tecnologia, como a Alibaba, têm centenas de milhares de funcionários, a DeepSeek opera como um laboratório de pesquisa, com uma equipe formada principalmente por jovens graduados e estudantes de doutorado das principais universidades chinesas.

Liang disse na entrevista que acreditava que as maiores empresas de tecnologia da China talvez não fossem adequadas para o futuro do setor de IA, contrastando seus altos custos e estruturas de cima para baixo com a operação enxuta e o estilo de gerenciamento flexível da DeepSeek.

"Grandes modelos fundamentais exigem inovação contínua, e as capacidades dos gigantes da tecnologia têm seus limites", disse ele.

Por que a IA chinesa DeepSeek é apontada como ameaça ao protagonismo dos EUA?

---++-====-------------------------------------------------   ----------------------=======;;==========----------------------------------------------------------------------  -----------====-++----

DeepSeek: chip mais barato, autocensura, 'ameaça' aos EUA... veja perguntas e respostas sobre a IA chinesa

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Rival do ChatGPT ganhou atenção mundial após fazer gigantes de tecnologia perderem US$ 1 trilhão na bolsa e ultrapassar o ChatGPT em número de downloads nos EUA.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Redação g1

Postado em 29 de Janeiro de 2.025 às 04h00m

#.* Post. - Nº.\  5.050 *.#


Por que a IA chinesa DeepSeek é apontada como ameaça ao protagonismo dos EUA?

O assistente de inteligência artificial chinês DeepSeek virou assunto da semana depois de fazer gigantes de tecnologia perderem US$ 1 trilhão na bolsa de Nova York e ultrapassar o rival americano ChatGPT em número de downloads nos EUA.

O robô conversador (chatbot) chinês se apresentou como uma alternativa mais barata do que os modelos de inteligência artificial mais famosos do mundo e colocou xeque a liderança dos EUA no tema.

Veja abaixo perguntas e respostas sobre o DeepSeek.

  • O que é o DeepSeek?
  • Por que essa IA está sendo tão falada?
  • O DeepSeek ameaça os EUA?
  • O DeepSeek é melhor que o ChatGPT?
  • O DeepSeek tem 'autocensura'?
  • O DeepSeek é grátis? Fala português?
  • O DeepSeek custou menos do que os outros?
  • O DeepSeek é de código aberto? O que isso significa?
  • Quem criou o DeepSeek?
O que é o DeepSeek?

O DeepSeek, assim como o ChatGPT e o Copilot, é um aplicativo de inteligência artificial generativa, ou seja, que tem a capacidade de "conversar" com os usuários.

Assistentes como esses são treinados com muitos dados que já estão disponíveis na internet para entender e gerar respostas coerentes. Quanto mais eles interagem, mais "afiados" ficam.

Esses aplicativos, também conhecidos como chatbots (robôs conversadores), podem realizar várias tarefas, como escrever um parágrafo sobre qualquer tema, criar uma lista de compras ou fazer um orçamento financeiro.

Por que essa IA está sendo tão falada?

A versão mais recente do DeepSeek foi lançada ao público no dia da posse de Donald Trump, em 20 de janeiro.

Na última segunda-feira (27), o aplicativo superou o ChatGPT e assumiu a liderança entre os mais baixados na loja de aplicativos da Apple, nos EUA, e apareceu entre os principais na Play Store, do Google.

No mesmo dia, ações de "big techs" caíram na bolsa de Nova York, e as empresas perderam, em conjunto, US$ 1 trilhão em valor de mercado.

O "efeito DeepSeek" foi tão forte que fez analistas e investidores classificarem a novidade chinesa como um "momento Sputinik", em referência ao lançamento do satélite soviético em 1957, que pegou os americanos de surpresa e deu origem à corrida espacial durante a Guerra Fria.

Parte do que preocupa observadores da indústria de tecnologia dos EUA e os investidores é a ideia de que a startup chinesa esteja emparelhando com empresas americanas na corrida pelo domínio da inteligência artificial, só que com gastos bem menores.

E essa nova corrida vai muito além da tecnologia. Afinal, o domínio sobre a inteligência artificial é considerado um poder. "Estamos falando de uma tecnologia generalista que tem se apresentado como o grande combustível da nova Revolução Industrial", diz Anderson Soares, coordenador Centro de Excelência em IA da Universidade Federal de Goiás.

"Ela está presente em todos os eletrônicos usados hoje e dominá-la significa ter produtos melhores e mais baratos e, consequentemente, ter mais poder e influência", completa. 
O DeepSeek ameaça os EUA?

O crescimento do DeepSeek coloca em xeque a ideia de que os EUA vão manter sua liderança global por meio da infraestrutura de inteligência artificial, afirma o professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Álvaro Machado Dias.

A possibilidade dos EUA perderem a liderança no domínio da IA para a China pode ter consequências geopolíticas relevantes, completa Anderson Soares, da Universidade Federal de Goiás.

A China ter conseguido produzir modelos de inteligência generativa avançados com menos recursos pode contribuir, inclusive, com a expansão desse mercado para além das duas potências, destaca Evandro Barros, fundador da Data-H, empresa de tecnologia com base no Canadá.

Um dia depois da queda das ações das "big techs", a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que os EUA analisam possíveis implicações do DeepSeek para segurança nacional.

Congressistas americanos usaram esta motivação para aprovar uma lei que exige que o app chinês TikTok venda sua operação nos EUA para continuar funcionando no país. O prazo para que isso acontecesse venceu na véspera da posse de Trump, que deu mais tempo para a rede social.

Saiba mais aqui

O DeepSeek é melhor que o ChatGPT?

Especialistas ouvidos pelo g1 destacam que o DeepSeek oferece, em sua versão mais recente, uma experiência bastante parecida com a mais atual do ChatGPT.

"A Open IA, dona do ChatGPT, quer lançar a versão 3 este trimestre, mas, pelo menos até lá, eles [DeepSeek e ChatGPT] estão em pé de igualdade", destaca Anderson Soares, coordenador Centro de Excelência em IA da Universidade Federal de Goiás (CEIA-UFG).

A capacidade do chatbot chinês de resolver problemas matemáticos difíceis e outras questões técnicas tem sido elogiada.

"O que constatamos é que o DeepSeek [...] é o melhor, ou está no nível dos melhores modelos americanos", disse à emissora CNBC Alexandr Wang, da empresa americana Scale AI, fornecedora de treinamento de inteligência artificial para gigantes como OpenAI, Google e Meta. 
Uma diferença para os principais rivais é que a IA chinesa mostra para o usuário como está "pensando" antes de responder; veja no exemplo abaixo.

IA chinesa mostra ao usuário como está 'pensando' antes de responder

Por outro lado, o próprio DeepSeek diz que seus dados estão atualizados só até julho de 2024.

No entanto, diferente das versões mais recentes dos chatbots norte-americanos, o DeepSeek-R1, não consegue extrair informações de imagens e raciocinar em cima delas, destaca Carlos Souza, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS-Rio).

O DeepSeek tem 'autocensura'?

Ao menos nos primeiros dias desde o lançamento da versão mais recente, em 20 de janeiro, o DeepSeek tende a fazer autocensura quando questionado sobre temas políticos sensíveis à China.

Em teste realizado pelo g1, o assistente não respondeu se a China está em um regime de democracia, o que é Taiwan e o que foi o Massacre da Praça da Paz Celestial, episódio de repressão na capital Pequim, em 1989.

Nos três casos, o robô começou a escrever a conversa, mas voltou atrás, apagando o conteúdo e se limitando a apresentar a seguinte mensagem: "Desculpe, isso está além do meu escopo atual. Vamos falar de outra coisa".

Outros serviços também podem limitar respostas sobre política. O Gemini, do Google, disse que não pode ajudar com "respostas sobre eleições e personalidades políticas" ao ser questionado sobre a condenação de Donald Trump na Justiça dos EUA, em julho de 2024.

DeepSeek se autocensura em pergunta sobre Massacre da Praça da Paz Celestial — Foto: Reprodução/DeepSeek

O DeepSeek é grátis? Fala português?

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado nas lojas de apps do Google e da Apple. E, sim, ele "entende" português e lista a língua entre as principais que consegue processar.

O "raciocínio" do DeepSeek (quando ele mostra como esta "pensando") só aparece em inglês.

O DeepSeek custou menos do que os outros?

Os pesquisadores do DeepSeek dizem que o investimento usado para treinar a versão atual do chatbot foi de US$ 6 milhões (cerca de R$ 35 milhões) frente às centenas de milhões de dólares gastos por empresas americanas.

A OpenAI, por exemplo, teria gasto US$ 100 milhões para a versão atual do ChatGPT, segundo a Wired. A Forbes apontou que o Google gastou quase o dobro disso com o Gemini.

Além disso, engenheiros da DeepSeek diz que usou apenas 2 mil chips para realizar a mesma tarefa, de acordo com o jornal The New York Times. Gigantes do setor treinam seus robôs de IA com supercomputadores que usam cerca de 16 mil chips.

Os chineses também tiveram que buscar alternativas por não terem à disposição os chips mais avançados para IA, ao contrário de empresas como a Meta e da OpenAI, criadora do ChatGPT.

Isso porque os EUA proibiram as fabricantes americanas de fornecerem equipamentos de ponta para a China, acreditando que isso atrapalharia a evolução da tecnologia no país asiático.

Mas a reviravolta com o lançamento do DeepSeek, com desempenho parelho ao de rivais e um custo supostamente muito inferior, fez investidores questionarem a sustentabilidade de gastos no setor. Daí as perdas na bolsa de valores, que se concentraram sobre as big techs.

Alguns analistas, no entanto, questionam se o valor descrito pela startup chinesa para treinar seu chatbot faz sentido.

"Parece algo forçado, para dizer que as inovações lançadas pela DeepSeek são completamente desconhecidas pelos maiores pesquisadores de outros inúmeros laboratórios do setor em todo o mundo", disse Stacy Rasgon, da consultoria Bernstein, que acompanha a indústria dos chips, à Reuters.

Outros apontam que esse custo não seria sustentável se houvesse uma expansão do chatbot, já que a IA requer altos gastos de infraestrutura, incluindo a demanda de energia para datacenters (as centrais onde os dados ficam armazenados).

O DeepSeek usa um modelo de inteligência artificial com código aberto.

➡️ Código é a forma como uma página na internet, um aplicativo e outros produtos virtuais são programados. É um conjunto de ordens que determina o visual e as funcionalidades desses produtos.

Deixar o código aberto ("open source", em inglês) significa que outros desenvolvedores podem ter acesso à programação daquele aplicativo ou site, e poderão aplicá-la em outros produtos e adaptar esse código às suas necessidades.

Isso não é comum para empresas comerciais, mas tem sido mais praticado no setor de IA. A OpenAI mantém abertos os códigos de modelos mais antigos (GPT-2 e GPT-3, por exemplo), enquanto a Meta (dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp) faz isso com o Llama, seu modelo de inteligência artificial.

Abrir o código faz com que mais gente tenha acesso a ele e, consequentemente, possa produzir melhorias, tornando o seu desenvolvimento mais rápido e barato, segundo Anderson Soares, da Universidade Federal de Goiás.

"O Deep Seek provavelmente também tem uma versão com código fechado, que, possivelmente, é melhor ainda, mas ainda não está disponível", disse o coordenador do CEIA-UFG.

Quem criou o DeepSeek?

O DeepSeek foi fundado em 2023 por Liang Wenfeng em Hangzhou, uma cidade no sudeste da China conhecida pela alta concentração de empresas de tecnologia.

O engenheiro eletrônico de 40 anos também fundou o High-Flyer, um fundo de hedge (estratégias de investimentos), que financiou o DeepSeek.

O High-Flyer tem um escritório localizado no mesmo prédio que o DeepSeek e possui patentes relacionadas a tecnologia de chips usados ​​para treinar modelos de IA, segundo a Reuters.

Liang manteve um perfil bastante discreto até 20 de janeiro, quando foi um dos nove convidados a fazer um discurso em um simpósio a portas fechadas organizado pelo primeiro-ministro chinês, Li Qiang, destaca a Reuters.

O DeepSeek consegue se comunicar em vários idiomas, incluindo o português, mas — segundo a empresa explicou à AFP — domina mais o inglês e o chinês.

World: conheça projeto que paga criptomoedas por registro de íris

---++-====-------------------------------------------------   ----------------------=======;;==========----------------------------------------------------------------------  -----------====-++----