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sexta-feira, 6 de abril de 2012

O desafio da mudança


RPs\GM-13/2012


REPORTAGENS: Gipope - Marketing.

POR COLABORADORES.





*//* Postado por Bruno Mello - 05/04/2012



"Empresas bem sucedidas são aquelas que se reinventam a cada dia para continuarem sendo as mesmas. A Coca-Cola é um exemplo, assim como a Louis Vuitton."




Sempre tive uma inquietação com o status quo. Por que não fazer diferente? Por que não vamos por ali? Por que não mudar? É alterando as perguntas, as respostas e os caminhos que nos transformamos em pessoas, empresas, marcas, produtos e serviços melhores. Para mim, a mudança sempre foi presente e acabou se transformando em rotina. Mas o cenário mudou depois de 12 anos de carreira, em especial dos seis últimos à frente do Mundo do Marketing.


Mudar, agora, está mais difícil. Começo a entender um pouco as multinacionais e as empresas grandes e centenárias. Porém, não há uma regra. Há diversos casos que mostram que a consistência leva ao sucesso - acredito muito nesta filosofia de gestão. O que não significa abrir mão da mudança. Bem sucedida é a empresa que se reinventa a cada dia para continuar sendo a mesma. Coca-Cola e Louis Vuitton são exemplos.


Por outro lado, também existem casos de mudanças abruptas que levaram ao sucesso. São casos de reposicionamento, como Havaianas. A regra mais implacável, no entanto, é aquela em que a empresa parada no tempo, sem mudar, fica para contar história. Para elas, deixar de se mexer custou a vida. Algumas tiveram erros de gestão, fraude. Mas a imensa maioria, na verdade, carece de um ambiente propício à mudança.


editorial,bruno mello,mudançasMudar requer persistência
É um grande desafio criar esta atmosfera, que também está suscetível ao erro. Ninguém quer colocar a sua cabeça na guilhotina. Poucos têm a astúcia de um jovem e a coragem de um empreendedor. Convencer líderes calejados, e muitas vezes refratários, à mudança é difícil. “Para que mudar se sempre foi assim e deu certo?”. Alterar um processo requer paciência e, sobretudo, persistência.



Quanto maior ou mais tempo a empresa e seus profissionais têm, maior é a dificuldade de pensar no novo e agir para uma nova rota. Estamos muitos assoberbados com a rotina do dia a dia. Apagamos incêndios diariamente. O planejamento de médio e longo prazo foi atropelado pelas metas trimestrais. Construir o novo está se restringindo apenas às empresas mais inovadoras, como a Apple ou mesmo à brasileira Tecnisa.


Entre as pioneiras, tem crescido o volume de investimento destinado à inovação. Seja em produto, serviço ou em comunicação, como faz a filial nacional da Fiat. Parte de sua verba de Marketing é destinada a projetos inovadores. É assim também, já há algum tempo, na Coca-Cola. Para mudar, no entanto, não existe receita.


Eu mesmo, acostumado a mudanças, tenho confessado a amigos mais próximos (e escancarado agora para o Mundo do Marketing) que estou um pouco cansado de tanta mudança. Há de se notar que todas foram fundamentais em minha jornada, algumas planejadas, outras desejadas, umas necessárias, mas todas bem sucedidas, seja porque deu certo, seja porque deu errado e aprendi. Ao mesmo tempo, tenho a consciência e busco diariamente seguir a célebre frase de Albert Einstein. “Não há maior sinal de loucura do que fazer uma coisa repetidamente e esperar a cada vez um resultado diferente”.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Brasileiros são os mais medrosos ao negociar, diz estudo


"Levantamento global do LinkedIn avaliou atitudes dos profissionais ao tentar um aumento de salário ou realizar transações comerciais, levando em conta variáveis como medo e ansiedade..."



*//* Por Cláudio Martins || 04/04/2012



Um estudo GLOBAL realizado pelo LinkedIn aponta que os brasileiros são os profissionais que mais têm medo ao realizar negociações, como aumento de salário ou transações comerciais. De acordo com o levantamento, o BRASIL lidera nessa categoria com 21%, seguido pelo Canadá (5%), Índia e Japão, ambos com 4%. A pesquisa avaliou o comportamento dos PARTICIPANTES no momento da negociação, levando em conta cinco variáveis: medo, ansiedade, confiança, empolgação e indiferença.

Na categoria ansiedade, os ESTADOS UNIDOS lideram com 39%, à frente da França, (37%), Canadá (35%) e Japão 33%. Os brasileiros aparecem na sétima posição entre os ansiosos, com 20%. Em relação à variável confiança, os profissionais da Índia estão no primeiro lugar (47%), seguidos por Alemanha (43%), Brasil (38%) e Canadá (36%).

Os alemães são os mais empolgados no momento de negociação (21%). A Coreia do Sul está na segunda colocação com 15%, à frente do Brasil (12%) e do Japão (10%). Já a Coreia do Norte lidera o ranking dos países indiferentes à negociação (21%), seguida por Japão (18%), França e Estado Unidos, empatados com 10%. Na questão dos gêneros, 37% dos homens afirmam serem mais confiantes contra 26% das mulheres quando estão negociando.



quarta-feira, 4 de abril de 2012

Heineken monta bar suspenso no Lollapalooza


"Consumidores que visitarem o espaço serão servidos por holandeses vindos do Heineken Experience Museum, em Amsterdã. Trident também patrocina o festival e distribui ingressos em competição de karaokê."



*//* Por Cláudio Martins || 04/04/2012



A Heineken patrocina a primeira edição do Lollapalooza no BRASIL e aproveitará o evento para se relacionar com os consumidores. A marca montará um bar suspenso a 40 metros do chão no Jockey Club de São Paulo, local do evento. O “Heineken in the sky” proporcionará aos consumidores visão privilegiada do festival de música e quem visitar o espaço poderá BEBER chopp servido por seis holandeses vindos do Heineken Experience Museum, em Amsterdã.

A marca criou uma estrutura de quase 1 km de tubulações e 113 chopeiras para distribuição da bebida durante o evento, que deve receber 160 mil pessoas. A empresa também fechou uma parceria com os postos Ipiranga de São Paulo. Na COMPRA de 12 latas ou longneck de Heineken nas lojas AM/PM, os consumidores ganham um pôster exclusivo do evento. Em bares da capital paulista, a Heineken realiza ainda ativações durante o happy hour e promove as “Lollaparties” no Cine Joia, nos dias 5 e 7, distribuindo brindes para os participantes.

Outra marca que patrocina o Lollapalooza é a Trident. Hoje, dia 4, a marca realiza uma sessão de karaokê ao vivo na Avenida Paulista, em São Paulo, com a participação do apresentador Marcos Mion. Os consumidores são convidados a cantar músicas das bandas que participarão do festival, como Foo Fighters e Artic Monkeys, CONCORRENDO a trinta pares de ingresso para o evento. Quem assina a ação é a agência CUBOCC. O Lollapalooza será realizado neste fim de semana, dias 7 e 8.

Projeção do espaço onde será realizado o Lollapalooza. Àdireito, o bar suspenso da Heineken