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terça-feira, 4 de janeiro de 2022

BlackBerry encerra suporte para celulares com seu sistema

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Segundo a empresa, aparelhos antigos 'não funcionarão de forma confiável' para acessar a internet, fazer ligações e enviar SMS. Decisão foi tomada para concentrar esforços em softwares de segurança.
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Por g1

Postado em 04 de janeiro de 2022 às 10h05m

Post. N. - 4.239

BlackBerry ficou conhecida por seus celulares com teclado físico — Foto: REUTERS/Mike Cassese
BlackBerry ficou conhecida por seus celulares com teclado físico — Foto: REUTERS/Mike Cassese

A BlackBerry encerra nesta terça-feira (4) o suporte aos seus celulares mais antigos, conhecidos pelo teclado físico. De acordo com a empresa, vários aparelhos "não funcionarão de forma confiável" para acessar a internet, fazer ligações (incluindo chamadas de emergência) e enviar SMS.

A decisão foi tomada por conta da mudança do foco da empresa nos últimos anos para softwares de segurança e já havia sido anunciada em setembro de 2020. O fim do suporte vale para celulares com os seguintes sistemas:

  • BlackBearry 7.1 OS e anteriores;
  • BlackBerry 10;
  • BlackBerry PlayBook OS 2.1 e anteriores.

A situação também afeta clientes com endereços de e-mail da BlackBerry, que precisarão migrar para outras ferramentas. Os celulares da BlackBerry com sistema Android não serão impactados pelo fim do suporte.

Em comunicado, a empresa orientou usuários a entrarem em contato com as operadoras de telefonia para receberem mais informações sobre como migrar para um novo celular. Com o encerramento dos sistemas, a companhia vai concentrar esforços em outra área.

"Estamos focados em fornecer software e serviços inteligentes de segurança para empresas e governos em todo o mundo", disse a BlackBerry.

O BlackBerry perdeu espaço no mercado em meio ao crescimento de outros sistemas operacionais. Em 2010, por exemplo, ele estava presente em 16% dos celulares vendidos, segundo a consultoria Gartner. O Android, por sua vez, estava em 22,7% dos aparelhos e a Apple, em 15,7%.

No último trimestre de 2016, porém, a participação do BlackBerry caiu para apenas 0,0481%, de acordo com a Gartner. Naquele momento, o Android tinha 81,7% do mercado, enquanto a Apple detinha 17,9%.

Após encerrar a produção de seu modelo clássico, com teclado físico, a BlackBerry passou a permitir que outras empresas criassem aparelhos com a marca. Em uma das últimas tentativas, a companhia se juntou à TCL, que, em 2018, lançou modelos como o BlackBerry Motion, já com Android e tela touch.

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segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Apple se torna a primeira empresa a atingir US$ 3 trilhões em valor de mercado

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Companhia superou a marca por alguns minutos desta segunda-feira (3), em meio projeções positivas de investidores quanto à popularidade das linhas de iPhone e MacBook lançadas recentemente.
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Por g1

Postado em 03 de janeiro de 2021 às 18g50m

Post. N. - 4.238

Fachada da loja da Apple em Manhattan, em Nova York, em 21 de julho de 2015 — Foto: REUTERS/Mike Segar
Fachada da loja da Apple em Manhattan, em Nova York, em 21 de julho de 2015 — Foto: REUTERS/Mike Segar

A Apple superou por alguns minutos desta segunda-feira (3) a marca de US$ 3 trilhões em valor de mercado (cerca de R$ 17 trilhões em conversão direta). A empresa se tornou a primeira a atingir o valor.

Por volta de 15h45 (horário de Brasília), as ações da companhia chegaram a ser avaliadas em US$ 182,88. O valor necessário para a empresa cruzar a marca de US$ 3 trilhões era US$ 182,86.

Nos minutos seguintes, porém, as ações recuaram ao patamar de US$ 182,50. As ações encerraram o dia cotadas em US$ 182,01 cada uma e, com isso, o valor de mercado da Apple ficou em US$ 2,986 trilhões.

As ações da Apple subiram cerca de 5.800% desde que Steve Jobs revelou o primeiro iPhone, em janeiro de 2007, superando de longe o ganho da S&P 500 de cerca de 230% durante o mesmo período.

O crescimento do valor da companhia ocorre em meio às apostas positivas de investidores quanto à popularidade das linhas de iPhones e MacBooks lançadas recentemente. Há ainda a expectativa de que a empresa explore novos mercados, como o de carros autônomos e do chamado metaverso.

A companhia tem colhido bons resultados apesar de sofrer com a escassez global de chips – no último balanço, a empresa anunciou vendas abaixo das expectativas para os iPhones e acessórios. Em compensação, iPads e Macs tiveram bom desempenho.

Marcha aos US$ 3 trilhões

Em agosto de 2018, a Apple se tornou a primeira companhia privada a atingir US$ 1 trilhão. Dois anos depois, em agosto de 2020, a empresa se tornou a primeira a chegar aos US$ 2 trilhões.

Para saltar de US$ 2 trilhões para US$ 3 trilhões em valor de mercado, a companhia precisou de menos tempo: cerca de 16 meses. A Apple foi uma das gigantes de seu setor que se beneficiou com um uso maior de tecnologia durante a pandemia de Covid-19.

Apple apresenta o iPhone 13; veja novidades
Apple apresenta o iPhone 13; veja novidades

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domingo, 2 de janeiro de 2022

O que mudou no Instagram em 2021: fim do 'arrasta para cima', retorno das curtidas e mais

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Rede social também liberou a publicação de posts pelo computador e integrou Direct com o Messenger. Relembre as principais mudanças no aplicativo.
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Por g1

Postado em 02 de janeiro de 2022 às 13h00m

Post. N. - 4.237

Ícone do Instagram — Foto: Reuters/Thomas White
Ícone do Instagram — Foto: Reuters/Thomas White

O Instagram deu fim em 2021 à famosa função "arrasta para cima", que permitia direcionar para outros sites os seguidores que viam seus Stories. Ela era restrita a alguns usuários e foi substituída pelo botão de link, que está disponível para todos.

O aplicativo também ganhou o Remix, recurso que lembra a opção de "dueto" do TikTok, e concretizou a integração com o Messenger, que permite a troca de mensagens entre usuários dos dois serviços.

Neste ano, o Instagram também foi alvo de acusações no caso conhecido como "Facebook Papers". Uma das reportagens apontou que a rede social sabia que é prejudicial para a saúde mental de adolescentes.

Relembre as principais mudanças no Instagram em 2021:

Fim do "arrasta pra cima"

O Instagram anunciou em agosto que acabaria com a opção "arrasta para cima", que até então era usada para acessar links nos Stories.

A opção era oferecida apenas para contas que cumprissem alguns requisitos, como ter mais de 10 mil seguidores ou ter o perfil verificado pela rede social.

O fim do recurso não acabou com a possibilidade de levar usuários dos Stories para outro site. Em vez disso, ele deu lugar à figurinha de link, que foi liberada em outubro para todos os usuários – sem requisitos. Veja como adicionar um link nos Stories:

  1. Selecione o ícone de figurinhas na parte superior da tela;
  2. Toque na figurinha "Link" e, em seguida, adicione o endereço do site;
  3. Se quiser, personalize o texto da figurinha;
  4. Clique em "Concluir" e escolha onde o link vai aparecer.
Como usar a figurinha de link no Instagram — Foto: Divulgação
Como usar a figurinha de link no Instagram — Foto: Divulgação

Retorno do número de curtidas

Há dois anos, o Instagram decidiu ocultar o número de curtidas de fotos e vídeos. Na ocasião, a rede social disse que o objetivo era fazer os usuários se concentrarem "mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem".

Em 2021, foi a vez da plataforma fazer o caminho inverso: os usuários voltaram a ter a opção de exibir o número de curtidas, mas também podem manter essa informação escondida.

Opção de esconder ou exibir curtidas começou a aparecer para os usuários em 2021 — Foto: Divulgação/Instagram
Opção de esconder ou exibir curtidas começou a aparecer para os usuários em 2021 — Foto: Divulgação/Instagram

Integração com Messenger

E o que já era planejado pelo Facebook desde 2019 se tornou realidade este ano: as mensagens do Instagram e do Messenger foram integradas. A mudança permitiu que os usuários de um serviço conversem com contatos que estão na outra plataforma.

A integração – que não representa uma fusão dos serviços – já estava em testes em alguns países em 2020, mas foi liberada para usuários no Brasil apenas em abril de 2021.

Pessoas podem conversar com amigos do Instagram e Messenger a partir de qualquer um dos apps — Foto: Divulgação/Facebook
Pessoas podem conversar com amigos do Instagram e Messenger a partir de qualquer um dos apps — Foto: Divulgação/Facebook

Remix

O Instagram lançou a função Remix, que lembra o recurso de duetos do TikTok. Com ela, os usuários podem criar um vídeo do Reels em que aparecem ao lado de outro já existente na plataforma. Veja como fazer um Remix no Instagram:

  1. Encontre o Reels que você deseja;
  2. Selecione o ícone de três pontinhos no canto inferior direito da tela;
  3. Selecione "Remixar este Reels";
  4. Clique no botão de gravação para fazer o seu vídeo – também é possível usar recursos de edição, como figurinhas e texto;
  5. Depois de terminar a gravação, clique em "Compartilhar em" e escolha quem poderá ver o novo Reels.
Instagram lança funcionalidade Remix para gravar em cima de outros vídeos do Reels — Foto: Divulgação
Instagram lança funcionalidade Remix para gravar em cima de outros vídeos do Reels — Foto: Divulgação

Publicar pelo computador

A rede social liberou a publicação de fotos e vídeos pelo computador, e não apenas no aplicativo para celular. Até então, quem acessava a rede social no navegador só tinha recursos como curtir posts, publicar comentários, assistir Stories e enviar mensagens.

Instagram liberou publicação de fotos e vídeos pelo navegador — Foto: Divulgação/Instagram
Instagram liberou publicação de fotos e vídeos pelo navegador — Foto: Divulgação/Instagram

Posts com dois autores

A plataforma também lançou um recurso em que os usuários podem compartilhar a autoria de fotos e vídeos com outra pessoa. Batizado de Collabs, ele faz a publicação aparecer nos dois perfis e mostrar o mesmo número de curtidas, visualizações e comentários.

O recurso, que funciona com publicações no feed e no Reels, pode ser usado seguindo estes passos:

  1. Na tela de compartilhamento que aparece antes de publicar algo, clique em "Marcar pessoas";
  2. Em seguida, selecione o botão "Convide um colaborador" e escolha o outro usuário;
  3. A outra pessoa receberá uma notificação e poderá aceitar ou recusar o convite.
Instagram ganhará Collabs, recurso para dois usuários aparecerem como autores de publicações no feed e no Reels — Foto: Divulgação/Instagram
Instagram ganhará Collabs, recurso para dois usuários aparecerem como autores de publicações no feed e no Reels — Foto: Divulgação/Instagram

Músicas em fotos do feed

As fotos publicadas no feed podem ser acompanhadas de música, graças a uma nova função da rede social. Até então, só era possível incluir sons em publicações de Stories e Reels.

A opção está disponível na última tela exibida no aplicativo antes de fazer uma nova publicação. No campo "Adicionar música", os usuários podem selecionar a faixa que acompanhará a foto.

Etapas para adicionar uma música a uma foto do feed do Instagram — Foto: Divulgação
Etapas para adicionar uma música a uma foto do feed do Instagram — Foto: Divulgação

"Use a sua"

Os Stories ganharam a função "Use a sua", que permite criar uma espécie de "corrente" em torno de um tema. A opção está disponível nos Stories por meio da bandeja de figurinhas.

Ferramenta 'Use a Sua' permite aos usuários criações coletivas sobre certo tema — Foto: Instagram
Ferramenta 'Use a Sua' permite aos usuários criações coletivas sobre certo tema — Foto: Instagram

Reels de 60 segundos

O limite de tempo para os vídeos no Reels subiu para 60 segundos – inicialmente, a duração máxima era de 15 segundos e depois aumentou para 30 segundos. A mudança abre mais possibilidades para quem grava os vídeos no Instagram, mas ainda está abaixo do limite de 3 minutos do TikTok.

Limite de tempo de vídeos do Instagram Reels aumentaram para 60 segundos — Foto: Divulgação/Instagram
Limite de tempo de vídeos do Instagram Reels aumentaram para 60 segundos — Foto: Divulgação/Instagram

Instagram Lite

Dois anos após começar a ser testada no México, a versão mais leve do aplicativo do Instagram enfim foi liberada no Brasil. A rede social lançou uma alternativa que ocupa 2 MB na memória do celular – 93% mais leve que o app tradicional, que pesa cerca de 30 MB ao ser baixado.

Para tornar o aplicativo mais leve, a rede social precisou abrir mão de vários recursos, como filtros de realidade aumentada nos Stories e opção de criar Reels (só é possível assisti-los) e transmissões ao vivo, por exemplo.

Apesar das limitações, o Instagram Lite permite tirar fotos e gravar vídeos para o feed e os Stories, assistir vídeos no IGTV, publicar comentários e enviar mensagens no Direct.

Instagram Lite é uma versão simplificada do app para Android. — Foto: Divulgação/Instagram
Instagram Lite é uma versão simplificada do app para Android. — Foto: Divulgação/Instagram

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