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sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Apple alerta para falha que permite controlar iPhones e Macs; veja como atualizar

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A gigante da tecnologia oferece desde quarta-feira (17) atualizações de sistema para corrigir uma vulnerabilidade detectada por hackers
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TOPO
Por France Presse

Postado em 19 de agosto de 2022 às 1040

Post. N. - 4.416

Traseira do iPhone 13 mini  — Foto: Alessandro Feitosa Jr/g1
Traseira do iPhone 13 mini — Foto: Alessandro Feitosa Jr/g1

A Apple alertou sobre uma falha que permite que hackers tomem o controle de iPhones, iPads e computadores Mac, e pediu aos usuários que instalem a última atualização de emergência do software.

A gigante da tecnologia oferece desde quarta-feira (17) atualizações de sistema para corrigir uma vulnerabilidade detectada por hackers.

"A Apple está ciente de uma relatório que indica que este problema pode ter sido explorado ativamente", afirmou a empresa com sede no Vale do Silício.

iPads e computadores Mac também estão suscetíveis aos hackers.  — Foto: Divulgação/Apple
iPads e computadores Mac também estão suscetíveis aos hackers. — Foto: Divulgação/Apple

A Apple não informou se tem informação sobre como a falha de segurança pode ter sido explorada por hackers.

De acordo com a descrição técnica, um hacker poderia aproveitar a falha para assumir o controle dos dispositivos, ganhando acesso a todos os dados e capacidades dos aparelhos.

iPhone

  • Vá em "Ajustes";
  • Clique em "Geral";
  • Por fim, "Atualizações de Software".

Mac

  • No canto superior esquerdo, clique no ícone da maçã;
  • Depois, "Preferências do Sistema";
  • E "Atualização de Software".

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quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Robôs garçons do Google usam inteligência artificial para buscar refrigerantes

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O robô desenvolvido pelo Google tem 'olhos', 'braços' e usa inteligência artificial para entregar refrigerantes e batatas fritas.
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TOPO
Por Reuters

Postado em 17 de agosto de 2022 às 10h45m

Post. N. - 4.415

Robôs garçons do Google usam inteligência artificial para buscar refrigerantes — Foto: Paresh Dave/Reuters
Robôs garçons do Google usam inteligência artificial para buscar refrigerantes — Foto: Paresh Dave/Reuters

O Google está combinando olhos e braços de robôs ao conhecimento e as habilidades de conversação de chatbots virtuais para ajudar funcionários a buscar refrigerantes e batatas fritas.

Os garçons não estão prontos para venda. Eles executam apenas algumas ações simples e a empresa ainda não os incorporou com o recurso de chamado "OK, Google" familiar aos consumidores.

Embora a empresa diga que está buscando o desenvolvimento responsável, a adoção pode acabar parando devido a preocupações de robôs se tornarem máquinas de vigilância ou serem equipados com tecnologia de bate-papo que pode dar respostas ofensivas.

A Microsoft e a Amazon estão realizando pesquisas similares ​​sobre robôs.

"Vai demorar um pouco até que possamos realmente ter uma compreensão firme do impacto comercial direto", disse Vincent Vanhoucke, diretor sênior de pesquisa de robótica do Google.

Quando solicitado a ajudar a limpar uma sujeira de bebida, o robô reconhece que pegar uma esponja é uma resposta factível e mais sensata do que pedir desculpas por criar a bagunça.

Os robôs interpretam comandos falados naturalmente, avaliam possíveis ações em relação às suas capacidades e planejam etapas menores para atingir o pedido.

Xiaomi apresenta robô humanoide que identifica sons e emoçõesXiaomi apresenta robô humanoide que identifica sons e emoções
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terça-feira, 16 de agosto de 2022

TikTok é a principal rede social utilizada por crianças e adolescentes no Brasil, diz pesquisa

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Plataforma está à frente de Instagram e Facebook na faixa entre 9 e 17 anos, segundo o TIC Kids Online Brasil.
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Por Victor Hugo Silva, g1

Postado em 16 de agosto de  2022 às 13h20m

Post. N. - 4.414

TikTok — Foto: REUTERS
TikTok — Foto: REUTERS

O TikTok é a principal rede social utilizada por crianças e adolescentes de 9 a 17 anos no Brasil, à frente de Instagram e Facebook. A informação foi divulgada nesta terça-feira (16) na pesquisa TIC Kids Online Brasil.

O levantamento foi realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), que faz pesquisas sobre o uso de internet no país. A nova edição do relatório identificou que:

  • 93% das crianças e dos adolescentes no Brasil usam a internet;
  • Desses, 78% acessam redes sociais, mas apenas 38% postam texto, foto ou vídeo próprios – em teoria, as plataformas não aceitam usuários com menos de 13 anos;
  • WhatsApp e Instagram são as redes sociais em que mais usuários têm perfis;
  • Mas o TikTok é o mais usado (é apontado como a principal rede social por 34% dos usuários de internet entre 9 e 17 anos);
  • Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm maiores índices de uso de internet.

A pesquisa foi realizada a partir de entrevistas com 2.651 crianças e adolescentes ao lado de seus pais ou responsáveis, entre outubro de 2021 e março de 2022.

Pela primeira vez, o Cetic.br perguntou sobre o uso do TikTok entre crianças e adolescentes. A rede social aparece na 3ª colocação quando o critério é em qual serviço os usuários de 9 a 17 anos têm perfil. Mas é apontada como a plataforma que é efetivamente mais usada entre esse público.

No recorte por renda, o levantamento aponta que o TikTok lidera como principal rede entre crianças e adolescentes nas classes AB (41%), e empata com o Instagram na classe C (34%).

O Facebook se sai melhor entre jovens das classes DE (20%, contra 30% do Instagram e 29% do TikTok), ainda que permaneça na 3ª posição como principal plataforma para este grupo.

"As classes A e B aparecem em maiores proporções em plataformas novas do que as classes C e DE", analisa Luísa Adib, coordenadora da pesquisa TIC Kids Online Brasil, sobre a popularidade do TikTok.

"A gente observa as diferenças por classes para todas as plataformas, mas essas mais novas têm uma diferença mais acentuada do que aquelas que já são populares há mais tempo.

Segundo a Cetic, 2,1 milhões de crianças e adolescentes brasileiros moram em domicílios sem computador nem internet.

Apesar de 78% das crianças e adolescentes com internet no Brasil usarem redes sociais, apenas 38% postaram um texto, imagem ou vídeo de autoria própria. Enquanto isso, 49% compartilharam texto, imagem ou vídeo de outros perfis.

A pesquisa mostra ainda que 81% dos usuários de internet entre 11 e 17 anos viram divulgações de produtos ou marcas na internet. O contato com publicidade aconteceu principalmente em sites de vídeos, como apontam 67% dos usuários desse grupo.

As principais formas de divulgação aconteceram por meio de influenciadores que ensinam como usar algum produto (62%), abrem embalagens de produtos (61%) e mostram produtos que alguma marca deu para elas (54%).

Os marcos da disputa entre TikTok, Facebook e Instagram — Foto: Elcio Horiuchi / Arte g1
Os marcos da disputa entre TikTok, Facebook e Instagram — Foto: Elcio Horiuchi / Arte g1

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