Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Plataforma Não Me Perturbe tem aumento de 8,8% na base de usuários em 2023

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Recurso bloqueia números de telefone celular e fixo contra chamadas de telemarketing e crédito consignado. No ano passado, mais de 12 milhões de números foram cadastrados.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Lais Carregosa, g1 — Brasília

Postado em 10 de janeiro de 2024 às 18h50m

Post. N. - 4.811

Serviço Não Me Perturbe — Foto: Divulgação
Serviço Não Me Perturbe — Foto: Divulgação

A plataforma Não Me Perturbe registrou aumento de 8,8% em sua base de usuários em 2023, fechando o ano com mais de 12 milhões de números de telefone cadastrados para não receber chamadas de telemarketing e crédito consignado, informou a Conexis Brasil nesta quarta-feira (10).

No ano passado, foram adicionados 974,9 mil números à base de telefones cadastrados. Em média, foram 81,2 mil por dia, segundo a Conexis.

O Distrito Federal tem a maior proporção de números cadastrados para bloquear chamadas dentre a base de telefones existentes. De todos os números do DF, 8,2% estão cadastrados na plataforma.

Já em número absolutos, São Paulo é o estado com a maior base de usuários. São 5,52 milhões de telefones cadastrados, ou 6,5% do total de números ativos no estado.

Criada em julho de 2019, a ferramenta tem como objetivo impedir o assédio comercial de bancos e empresas de telecomunicações. A plataforma não bloqueia ligações de planos de saúde ou redes varejistas, por exemplo.

A Não Me Perturbe foi uma das medidas adotadas pelas operadoras para reduzir a prática de telemarketing abusivo, que em 2023 avançou com o lançamento do aplicativo, tornando ainda mais simples o cadastro de números na plataforma, afirmou o presidente-executivo da Conexis, Marcos Ferrari.

Para realizar o bloqueio dos números, é preciso fazer o cadastro pelo site https://www.naomeperturbe.com.br/, pelo aplicativo da Não Me Perturbe ou por meio dos Procons.

O bloqueio é feito em até 30 dias após o cadastro.

------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========--------------------------------------------------------------------------------====-++----

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

CES 2024: Volkswagen vai oferecer ChatGPT como item de série em seus carros

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Robô da OpenAI nos veículos da montadora alemã poderá responder a perguntas de conhecimento e controlar a central de entretenimento do carro. Implementação começa no segundo trimestre de 2024.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por g1

Postado em 09 de janeiro de 2024 às 12h10m

Post. N. - 4.810

Volkswagen vai oferecer ChatGPT como item de série em seus carros — Foto: Divulgação/Volkswagen
Volkswagen vai oferecer ChatGPT como item de série em seus carros — Foto: Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen anunciou nesta segunda-feira (8) seus primeiros veículos com assistente de voz que integra com o chatbot (robô) ChatGPT, permitindo que os motoristas recebam conteúdo por voz durante a viagem.

O sistema adotado pela montadora alemã foi apresentado na CES 2024, a maior feira de tecnologia do mundo, que acontece em Las Vegas (EUA).

O chatbot, que está sendo integrado nos veículos VW por meio de uma parceria com a empresa norte-americana de software Cerence, pode controlar o entretenimento no carro e responder a perguntas de conhecimento geral.

No futuro, ele poderá conversar com os motoristas e interagir de outras formas, disse a montadora em comunicado. A tecnologia não terá acesso aos dados do veículo: "perguntas e respostas são deletadas imediatamente para garantir o máximo nível de proteção de dados", completou.

"O ChatGPT é oferecido com a última geração de informação e entretenimento nos seguintes modelos: ID.7, ID.4, ID.5, ID.3, além dos recém-lançados Tiguan e Passat, e o novo Golf", disse a VW em comunicado.

A empresa não revelou os primeiros países a ter a tecnologia em seus automóveis, mas adiantou que "será a primeira fabricante de alto volume a oferecer o ChatGPT como item de série a partir do segundo trimestre de 2024".

Segundo o site de tecnologia "TechCrunch", a implementação começa na Europa. Os Estados Unidos estão "sendo considerados", revelou o portal.

A GM, dona da Chevrolet, também anunciou em março do ano passado que estava trabalhando em um assistente pessoal digital usando modelos de IA que equipam o ChatGPT.

A Mercedes-Benz realizou um programa de testes em junho passado, permitindo que cerca de 900 mil veículos que tinham o sistema "MBUX" da montadora baixassem o ChatGPT, com o objetivo de que os usuários pudessem realizar tarefas como fazer reservas de filmes ou restaurantes enquanto dirigem.

------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========--------------------------------------------------------------------------------====-++----

sábado, 6 de janeiro de 2024

Carro voador fabricado no Ceará custará R$ 2 milhões e terá velocidade de até 130 km/h

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Modelo Gênesis-X1 terá custos ligados a aviação, dessa forma não deverá ter impostos rodoviários, como o IPVA. As aeronaves utilizarão Vertipontos, mas nos primeiros meses, poderão utilizar helipontos.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por g1 CE

Postado em 06 de janeiro de 2024 às 07h05m

Post. N. - 4.809

Carro voador Genesis X-1 está em produção no Ceará — Foto: Vertical Connect/Divulgação
Carro voador Genesis X-1 está em produção no Ceará — Foto: Vertical Connect/Divulgação

O veículo Gênesis-X1, o 'Carro Voador', tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2024 e custará R$ 2 milhões, segundo startup cearense Vertical Connect, responsável pelo projeto.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) apresentou imagens do modelo ao público e à imprensa no BS Design, no Bairro Aldeota, em Fortaleza.

De acordo com a empresa, os modelos não tripulados que prestam serviços para o agro, logística, polícia e bombeiro serão lançados no primeiro semestre de 2024. Os tripulados serão apresentados ao mercado no segundo semestre.

"Considerando uma economia e indicadores estáveis similares ao momento atual, o preço de venda estimado é de cerca de R$ 2 milhões ou US$ 400 mil", afirmou a Vertical Connect ao g1.

Para pilotar o veículo não é necessário habilitação. "O veículo é 100% autônomo, portanto, não há necessidade de saber pilotar o mesmo. Até o momento, para pilotar o 'Carro Voador' não é necessário nenhum tipo de habilitação."

Sobre os locais de estacionamento, as aeronaves Evtol's utilizarão "vertipontos", a versão do heliponto para os carros voadores. Porém, como os vertipontos ainda não estão disponíveis nas cidades brasileiras, os veículos voadores autônomos poderão utilizar helipontos, desde que tenham as exigências necessárias atendidas.

Outra característica do veículo é que não será necessário o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A empresa explica que trata-se de uma aeronave e nas regras atuais não paga IPVA. O eVTOL terá custos ligados a aviação, dessa forma não deverá ter impostos rodoviários.

Modelo de carro voador está em fase de desenvolvimento no Ceará

Características do Gênesis-X1:

  • Terá capacidade para duas pessoas, com 5 metros de comprimento, largura de 4,8 metros e altura de 1,40 metros.
  • O tempo máximo de voo será de 60 minutos.
  • Alcançará velocidade máxima de 130 km/hora.
  • Contará com oito hélices e oito motores elétricos e terá fuselagem composta de fibra de carbono aeronáutico.
Gênesis-X1 terá oito motores e oito hélices, com 1,40 metro de altura — Foto: Reprodução/Vertical Connect
Gênesis-X1 terá oito motores e oito hélices, com 1,40 metro de altura — Foto: Reprodução/Vertical Connect

Velocidade de 130 km/h

O Gênesis tem diversas aplicações. O modelo principal é o G-XI é Dotado de oito motores elétricos, o veículo será construído em composto de fibra de carbono aeronáutico, conferindo baixo peso e alta resistência da estrutura.

Também há o GX-H, projetado para atuar como uma ambulância aérea em emergências, proporcionando rapidez e eficiência no transporte médico, com capacidade de transporte de uma maca hospitalar. Já o Gênesis-XF é pensado para o uso no combate a incêndios, sendo capaz de transportar até 200 litros de água.

O GX-P, por sua vez, é voltado para o uso policial, dotado de câmera 4K de monitoramento on-line, aumentando a eficiência das forças de segurança. Há também o modelo GX-L, projetado para revolucionar a logística de entregas com uma capacidade de carga útil de até 560 kg.

Além destes, um dos produtos mais aguardados é o GX-AB, que atenderá às necessidades dos agricultores e pecuaristas, também com capacidade de 200 litros e dois suportes para irrigação. Todas as variantes do Gênesis são veículos autônomos, com trem de pouso fixo do tipo esqui e altitude de cruzeiro de pouco mais de 1.640 pés (cerca de 500 metros).

As diferenças entre helicóptero, eVTOL e avião elétrico — Foto: Daniel Ivanaskas/Arte g1
As diferenças entre helicóptero, eVTOL e avião elétrico — Foto: Daniel Ivanaskas/Arte g1

------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========--------------------------------------------------------------------------------====-++----