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Secretaria Nacional do Consumidor concluiu que empresas não informaram clientes da forma adequada quando ainda ofereciam versão limitada do 5G. Claro também foi multada pelo órgão em maio. <<<===+===.=.=.= =---____-------- ----------____---------____::____ ____= =..= = =..= =..= = =____ ____::____-----------_ ___---------- ----------____---.=.=.=.= +====>>> Por g1 Postado em 23 de julho de 2024 às 16h40m Post. N. - 4.919
Os desafios para a expansão da rede 5G no Brasil — Foto: Reprodução/TV Globo
As operadoras de telefonia Tim, Vivo e Oi foram multadas em R$ 4.797.156,33, ao todo, por veicularem propagandas enganosas sobre internet 5G.
A decisão foi tomada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon),
vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O valor da multa varia para cada operadora, considerando a condição
econômica de cada empresa e a gravidade das infrações, informou a
Senacon nesta terça-feira (23). A Tim foi penalizada em R$ 2 milhões; a
Vivo, em R$ 1,4 milhão; e a Oi, em R$ 1,33 milhão. Em maio, a Clarojá tinha sido multada em R$ 922 mil.
Segundo a secretaria, consumidores foram induzidos ao erro por acreditarem que poderiam usar o5G completo, quando, na verdade, as operadoras ofereciam tecnologias mais limitadas, conhecidas como DSS (sigla em inglês para"compartilhamento dinâmico de espectro") e "refarming".
Neste caso, o serviço aproveita a rede 4G
para oferecer qualidade próxima à do 5G, mas sem todos os benefícios da
versão conhecida como "standalone", que oferece mais velocidade e um
baixo tempo de latência.
Ao não explicarem corretamente sobre a versão do 5G que estava sendo usada, as empresas violaram normas do Código de Defesa do Consumidor que tratam sobre clareza e veracidade de informações veiculadas, avaliou a Senacon.
A decisão prevê que as operadoras deverão depositar o valor de suas
multas no Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD). As empresas podem
recorrer em um prazo de até dez dias.
Entenda o que muda com o 5G — Foto: Kayan Albertin/g1
Segundo especialistas, falha de atualização em uma ferramenta da empresa CrowdStrike, que serve para detectar possíveis invasões hackers, ocasionou o apagão global desta manhã. Um dos clientes afetados foi a dona do Windows. <<<===+===.=.=.= =---____-------- ----------____---------____::____ ____= =..= = =..= =..= = =____ ____::____-----------_ ___---------- ----------____---.=.=.=.= +====>>> Por Artur Nicoceli, Darlan Helder, g1 19/07/2024 07h09 Atualizado há 30 minutos Postado em 19 de julho de 2024 às 07h40m Post. N. - 4.918
Tela azul da morte — Foto: REUTERS/Bing Guan
O mundo ainda enfrenta uma interrupção cibernética global na manhã desta sexta-feira (19) causada por uma falha em um dos sistemas de segurança da empresa norte-americana CrowdStrike.
A companhia informou que sua ferramenta, chamada Falcon, que serve para
detectar possíveis invasões hackers, teve um problema na atualização
(update) de software.
Especialistas suspeitam que esse erro no update foi responsável pelo apagão que ocorreu em todo o mundo (entenda mais abaixo).
Um dos clientes impactados pela falha foi a Microsoft,
que teve todos os seus serviços interrompidos. Usuários em todo o mundo
relataram nas redes sociais que, ao ligar o computador, o sistema
Windows travou, exibindo "tela azul"(como na imagem acima).
Isso se deu porque a Microsoft tem um software de computação em nuvem (ou"cloud", em inglês) chamado Azure, que usa a ferramenta Falcon.
☁️ Computação em nuvem
é um serviço de armazenamento usado por empresas de vários setores para
hospedar grandes informações, como dados de clientes, por exemplo. Além
da Microsoft com a Azure, outras gigantes da tecnologia, como Google e
Amazon, oferecem soluções em cloud a outras companhias.
A dona do Windows afirmou por volta das 8h10 (horário de Brasília) que a
falha já havia sido resolvida, mas que problemas residuais ainda
poderiam ocorrer. Os aplicativos Teams, PowerBI e Fabric, por exemplo,
apresentavam instabilidade até a última atualização desta reportagem.
O site Downdetector, que acusa interrupções em canais digitais, apontou
que reclamações foram registradas em aplicativos da Microsoft a partir
da noite de quinta-feira (18). Reclamações de acesso a aplicativos da Microsoft — Foto: Reprodução/Downdetector
Ao longo desta manhã, a Microsoft informou que os seguintes serviços afetados já voltaram a operar:
Microsoft Defender;
Microsoft Defender para Endpoint;
Microsoft Intune;
Microsoft OneNote;
OneDrive;
SharePoint Online;
Windows 365;
Viva Engage
"Os
clientes que continuarem ter problemas devem entrar em contato com a
CrowdStrike para obter assistência adicional", idisse a Microsoft, em
nota.
Segundo a agência de notícias Reuters, qualquer cliente que ligar para a
companhia ouvirá a seguinte mensagem: "obrigado por entrar em contato
com o suporte da Crowdstrike. Estamos cientes dos relatos de falhas".
O CEO da CrowdStrike, George Kurtz, declarou no X que o problema na atualização já foi identificado, isolado e uma correção foi instalada.
Para o presidente da Associação Brasileira de Segurança Cibernética,
Hiago Kin, essa situação destaca a importância de processos rigorosos de
testes e validação em atualizações de software, especialmente em
produtos de segurança cibernética com amplo uso global.
"Faltou Implementar testes exaustivos em ambientes de pré-produção que
simulem cenários reais antes de liberar atualizações, garantindo que
novas atualizações não causem regressões, testando todas as
funcionalidades existentes."
Apagão no mundo
O Escritório Federal Suíço de Segurança Cibernética (BACS) disse que
uma atualização ou configuração incorreta da empresa de segurança
cibernética levou a interrupções tecnológicas internacionais nesta manhã. O site The Verge também culpabilizou a CrowdStrike pelo apagão global.
As companhias aéreas American Airlines, United e Delta -- as principais
dos Estados Unidos – por exemplo, paralisaram todos os voos e estão sem
previsão de decolagem. No Brasil, usuários reclamam que apps de bancos estão fora do ar.
A CrowdStrike, no entanto, não confirmou se o apagão global desta manhã está relacionado com a falha no sistema da empresa de segurança.
De todo modo, o CEO da companhia pediu desculpas pela falha técnica na
atualização da Falcon. A declaração foi feita em entrevista ao canal de
televisão norte-americano NBC.
Entenda o que provocou apagão cibernético que afetou o mundo
Função deixa selecionar pessoas e grupos que ficarão em uma aba nova, chamada 'Favoritos'. Recurso também está disponível para ligações. <<<===+===.=.=.= =---____-------- ----------____---------____::____ ____= =..= = =..= =..= = =____ ____::____-----------_ ___---------- ----------____---.=.=.=.= +====>>> Por g1 16/07/2024 12h00 Atualizado há uma hora Postado em 16 de julho de 2024 às 13h00m Post. N. - 4.917
WhatsApp agora permite 'favoritar' os seus contatos; veja como funciona — Foto: Divulgação/WhatsApp
O WhatsApp anunciou nesta terça-feira (16) que os usuários já podem "favoritar" os seus principais contatos no aplicativo de mensagens.
O recurso, também disponível para ligações, começa a ser
disponibilizado hoje e estará disponível para todo mundo "nas próximas
semanas"(veja abaixo como configurar).
Com a atualização, no topo do app, aparecerá a opção "Favoritos", que estará ao lado de outros filtros, como "Todas", "Não lidas" e "Grupos".
"Seu melhor amigo ou o grupo da família, sejam quais forem seus
"favoritos", eles serão os mesmos nas suas conversas e ligações, assim
você pode ligar rapidamente para eles usando também a aba Ligações",
disse a empresa.
Como favoritar contatos no WhatsApp
Para mensagens, abra o WhatsApp e, no topo do app, selecione o filtro "Favoritos"e coloque aqueles contatos que devem ser "favoritados";
Para ligações, vá à aba "Ligações", toque em "Adicionar favorito" e, por fim, selecione os contatos que deverão aparecer no topo do app.
Segundo a empresa, também é possível administrar seus favoritos acessando "Configurações" > "Favoritos" > "Adicionar aos favoritos".