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terça-feira, 23 de julho de 2024

Tim, Vivo e Oi são multadas em quase R$ 5 milhões por propaganda enganosa sobre 5G

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Secretaria Nacional do Consumidor concluiu que empresas não informaram clientes da forma adequada quando ainda ofereciam versão limitada do 5G. Claro também foi multada pelo órgão em maio.
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Por g1

Postado em 23 de julho de 2024 às 16h40m

Post. N. - 4.919

Os desafios para a expansão da rede 5G no Brasil — Foto: Reprodução/TV Globo
Os desafios para a expansão da rede 5G no Brasil — Foto: Reprodução/TV Globo

As operadoras de telefonia Tim, Vivo e Oi foram multadas em R$ 4.797.156,33, ao todo, por veicularem propagandas enganosas sobre internet 5G. A decisão foi tomada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O valor da multa varia para cada operadora, considerando a condição econômica de cada empresa e a gravidade das infrações, informou a Senacon nesta terça-feira (23). A Tim foi penalizada em R$ 2 milhões; a Vivo, em R$ 1,4 milhão; e a Oi, em R$ 1,33 milhão. Em maio, a Claro já tinha sido multada em R$ 922 mil.

Segundo a secretaria, consumidores foram induzidos ao erro por acreditarem que poderiam usar o 5G completo, quando, na verdade, as operadoras ofereciam tecnologias mais limitadas, conhecidas como DSS (sigla em inglês para "compartilhamento dinâmico de espectro") e "refarming".

Neste caso, o serviço aproveita a rede 4G para oferecer qualidade próxima à do 5G, mas sem todos os benefícios da versão conhecida como "standalone", que oferece mais velocidade e um baixo tempo de latência.

Ao não explicarem corretamente sobre a versão do 5G que estava sendo usada, as empresas violaram normas do Código de Defesa do Consumidor que tratam sobre clareza e veracidade de informações veiculadas, avaliou a Senacon.

A decisão prevê que as operadoras deverão depositar o valor de suas multas no Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD). As empresas podem recorrer em um prazo de até dez dias.

Entenda o que muda com o 5G — Foto: Kayan Albertin/g1
Entenda o que muda com o 5G — Foto: Kayan Albertin/g1

Duelo de celulares: Galaxy S24 x iPhone 15

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sexta-feira, 19 de julho de 2024

CrowdStrike e Microsoft: entenda a interrupção cibernética que afetou o mundo nesta sexta

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Segundo especialistas, falha de atualização em uma ferramenta da empresa CrowdStrike, que serve para detectar possíveis invasões hackers, ocasionou o apagão global desta manhã. Um dos clientes afetados foi a dona do Windows.
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Por Artur Nicoceli, Darlan Helder, g1

Postado em 19 de julho de 2024 às 07h40m

Post. N. - 4.918

Tela azul da morte — Foto: REUTERS/Bing Guan
Tela azul da morte — Foto: REUTERS/Bing Guan

O mundo ainda enfrenta uma interrupção cibernética global na manhã desta sexta-feira (19) causada por uma falha em um dos sistemas de segurança da empresa norte-americana CrowdStrike. A companhia informou que sua ferramenta, chamada Falcon, que serve para detectar possíveis invasões hackers, teve um problema na atualização (update) de software.

Especialistas suspeitam que esse erro no update foi responsável pelo apagão que ocorreu em todo o mundo (entenda mais abaixo).

Um dos clientes impactados pela falha foi a Microsoft, que teve todos os seus serviços interrompidos. Usuários em todo o mundo relataram nas redes sociais que, ao ligar o computador, o sistema Windows travou, exibindo "tela azul"(como na imagem acima).

Isso se deu porque a Microsoft tem um software de computação em nuvem (ou "cloud", em inglês) chamado Azure, que usa a ferramenta Falcon.

☁️ Computação em nuvem é um serviço de armazenamento usado por empresas de vários setores para hospedar grandes informações, como dados de clientes, por exemplo. Além da Microsoft com a Azure, outras gigantes da tecnologia, como Google e Amazon, oferecem soluções em cloud a outras companhias.

A dona do Windows afirmou por volta das 8h10 (horário de Brasília) que a falha já havia sido resolvida, mas que problemas residuais ainda poderiam ocorrer. Os aplicativos Teams, PowerBI e Fabric, por exemplo, apresentavam instabilidade até a última atualização desta reportagem.

O site Downdetector, que acusa interrupções em canais digitais, apontou que reclamações foram registradas em aplicativos da Microsoft a partir da noite de quinta-feira (18).
Reclamações de acesso a aplicativos da Microsoft — Foto: Reprodução/Downdetector
Reclamações de acesso a aplicativos da Microsoft — Foto: Reprodução/Downdetector

Ao longo desta manhã, a Microsoft informou que os seguintes serviços afetados já voltaram a operar:

  • Microsoft Defender;
  • Microsoft Defender para Endpoint;
  • Microsoft Intune;
  • Microsoft OneNote;
  • OneDrive;
  • SharePoint Online;
  • Windows 365;
  • Viva Engage

"Os clientes que continuarem ter problemas devem entrar em contato com a CrowdStrike para obter assistência adicional", idisse a Microsoft, em nota.

Segundo a agência de notícias Reuters, qualquer cliente que ligar para a companhia ouvirá a seguinte mensagem: "obrigado por entrar em contato com o suporte da Crowdstrike. Estamos cientes dos relatos de falhas".

O CEO da CrowdStrike, George Kurtz, declarou no X que o problema na atualização já foi identificado, isolado e uma correção foi instalada.

Para o presidente da Associação Brasileira de Segurança Cibernética, Hiago Kin, essa situação destaca a importância de processos rigorosos de testes e validação em atualizações de software, especialmente em produtos de segurança cibernética com amplo uso global.

"Faltou Implementar testes exaustivos em ambientes de pré-produção que simulem cenários reais antes de liberar atualizações, garantindo que novas atualizações não causem regressões, testando todas as funcionalidades existentes." 
Apagão no mundo

O Escritório Federal Suíço de Segurança Cibernética (BACS) disse que uma atualização ou configuração incorreta da empresa de segurança cibernética levou a interrupções tecnológicas internacionais nesta manhã. O site The Verge também culpabilizou a CrowdStrike pelo apagão global.

As companhias aéreas American Airlines, United e Delta -- as principais dos Estados Unidos – por exemplo, paralisaram todos os voos e estão sem previsão de decolagem. No Brasil, usuários reclamam que apps de bancos estão fora do ar.

A CrowdStrike, no entanto, não confirmou se o apagão global desta manhã está relacionado com a falha no sistema da empresa de segurança. De todo modo, o CEO da companhia pediu desculpas pela falha técnica na atualização da Falcon. A declaração foi feita em entrevista ao canal de televisão norte-americano NBC.

Entenda o que provocou apagão cibernético que afetou o mundo

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terça-feira, 16 de julho de 2024

WhatsApp agora permite 'favoritar' os seus contatos; veja como funciona

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Função deixa selecionar pessoas e grupos que ficarão em uma aba nova, chamada 'Favoritos'. Recurso também está disponível para ligações.
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Por g1

Postado em 16 de julho de 2024 às 13h00m

Post. N. - 4.917

WhatsApp agora permite 'favoritar' os seus contatos; veja como funciona — Foto: Divulgação/WhatsApp
WhatsApp agora permite 'favoritar' os seus contatos; veja como funciona — Foto: Divulgação/WhatsApp

O WhatsApp anunciou nesta terça-feira (16) que os usuários já podem "favoritar" os seus principais contatos no aplicativo de mensagens.

O recurso, também disponível para ligações, começa a ser disponibilizado hoje e estará disponível para todo mundo "nas próximas semanas" (veja abaixo como configurar).

Com a atualização, no topo do app, aparecerá a opção "Favoritos", que estará ao lado de outros filtros, como "Todas", "Não lidas" e "Grupos".

A empresa afirma que a novidade, que é diferente da opção de fixar chats, possibilita encontrar rapidamente pessoas e grupos na aba exclusiva para eles.

"Seu melhor amigo ou o grupo da família, sejam quais forem seus "favoritos", eles serão os mesmos nas suas conversas e ligações, assim você pode ligar rapidamente para eles usando também a aba Ligações", disse a empresa.

Como favoritar contatos no WhatsApp

  1. Para mensagens, abra o WhatsApp e, no topo do app, selecione o filtro "Favoritos" e coloque aqueles contatos que devem ser "favoritados";
  2. Para ligações, vá à aba "Ligações", toque em "Adicionar favorito" e, por fim, selecione os contatos que deverão aparecer no topo do app.

Segundo a empresa, também é possível administrar seus favoritos acessando "Configurações" > "Favoritos" > "Adicionar aos favoritos".


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