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terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Objetivo é fazer do celular roubado um 'pedaço de metal inútil', diz secretário ao lançar app para bloqueio

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Com aplicativo Celular Seguro, governo pretende agilizar o bloqueio de celulares roubados. Secretário Ricardo Cappelli, da Justiça, afirmou que o celular é o 'maior patrimônio' que as pessoas carregam consigo.
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Por Nathalia Sarmento, g1 — Brasília

Postado em 19 de dezembro de 2023 às 17h45m

Post. N. - 4.794

Cappelli fala sobre o app Celular Seguro: 'As primeiras horas após o roubo são decisivas'

O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, afirmou nesta terça-feira (19), no lançamento do aplicativo para agilizar o bloqueio de celulares, que o objetivo é tornar o aparelho roubado "um pedaço de metal inútil".

"Nosso objetivo é transformar o aparelho roubado em um pedaço de metal inútil", declarou o secretário.

Ainda segundo Cappelli, o governo buscou uma alternativa para acelerar o bloqueio porque o celular passou a ser o "maior patrimônio" que as pessoas carregam consigo.

"Estamos trabalhando como coordenadores de um processo de inibir um delito, que é um dos que mais afligem a sociedade brasileira, que é o roubo e furto de aparelho celular, que passou a ser o maior patrimônio que as pessoas carregam no dia a dia, com o desuso do dinheiro em cédula. As pessoas carregam muitos dados nos aparelhos, vimos a necessidade de intervir nesta necessidade", afirmou o secretário.

Como vai funcionar

O app se chama Celular Seguro. A ferramenta já está disponível para navegadores como Google Chrome e Microsoft Edge neste link – veja como usar – e ganhará aplicativos para Android e iPhone (iOS) na quarta-feira (20).

Quem tiver o celular roubado ou furtado poderá avisar de uma vez várias instituições parceiras do governo, como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e bancos.

Se a ideia se cumprir, a vítima perderá menos tempo para entrar em contato com cada instituição

Por outro lado, não há garantia de bloqueio imediato. A associação de operadoras de telefonia fala em até 6 horas para encaminhar o pedido às operadoras e mais 1 dia útil para a linha ser bloqueada. Alguns bancos participantes citam bloqueio imediato, mas outros têm prazo de até meia hora, a partir do recebimento do alerta feito pelo app.

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Após acidente em 2022, Blue Origin, de Jeff Bezos, lança com sucesso foguete New Shepard

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Sem tripulantes, voo transportou 33 cargas de ciência e pesquisa e 38 mil cartões postais criados por estudantes. Missão estava marcada para segunda-feira, mas foi cancelada após 'problema no sistema terrestre'.
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Por g1

Postado em 19 de dezembro de 2023 às 16h00m

Post. N. - 4.793

Blue Origin volta a lançar New Shepard, 15 meses após acidente com foguete

Nesta terça-feira (19), a Blue Origin, empresa de transporte espacial do bilionário Jeff Bezos, lançou com sucesso o foguete New Shepard. O último voo deles aconteceu em setembro de 2022 e terminou com queda da nave por conta de um problema no motor (entenda abaixo).

"Aterrissagem da cápsula [concluída]! Parabéns à Equipe Azul pela missão bem-sucedida de hoje", comemorou a empresa em uma publicação no X (antigo Twitter).

O lançamento estava marcado para segunda-feira (18). Mas teve de ser cancelada depois de identificarem "um problema no sistema terrestre". Horas antes, a empresa já havia anunciado um atraso de 1 hora "devido às baixas temperaturas no local de lançamento".

O voo não foi tripulado e estava transportando 33 cargas de ciência e pesquisa e 38 mil cartões postais criados por estudantes.

Após acidente em 2022, Blue Origin, de Jeff Bezos, lança com sucesso foguete New Shepard — Foto: Reprodução/Blue Origin
Após acidente em 2022, Blue Origin, de Jeff Bezos, lança com sucesso foguete New Shepard — Foto: Reprodução/Blue Origin

Acidente da Blue Origin em 2022

Em setembro de 2022, a New Shepard teve uma falha e caiu cerca de um minuto após a decolagem. O voo não tinha tripulantes, e não houve feridos na região, segundo a Blue Origin.

Na época, a empresa de Jeff Bezos afirmou que houve uma "falha no mecanismo de impulsão" e que o sistema de escape criado para que a cápsula seja ejetada funcionou da forma esperada.

Um vídeo da empresa mostrou o momento em que as chamas do foguete aumentaram e o pouso forçado da cápsula (veja abaixo). As imagens não exibem os restos do foguete após a queda.

O incidente aconteceu próximo ao momento em que o foguete estava sob a quantidade de pressão máxima, também conhecido como "Max-Q". O veículo espacial voava a 1.126 km/h, em altitude de cerca de 8.500 metros. Após ser ejetada, a cápsula ainda chegou a 11.300 metros de altitude.

Foguete New Shepard, da Blue Origin — Foto: Reprodução/Blue Origin
Foguete New Shepard, da Blue Origin — Foto: Reprodução/Blue Origin

Após investigação sobre o acidente, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) anunciou em setembro de 2023 que a Blue Origin deveria concluir 21 correções no foguete antes da próxima missão.

A agência reguladora de aviação dos EUA afirmou que houve uma falha no bocal do motor do foguete, causada por temperaturas mais altas do que o esperado no equipamento.

Entre as mudanças que a empresa foi ordenada a fazer, está o redesenho de componentes do motor e do bocal para melhorar o desempenho durante as missões, bem como ajustes organizacionais.

Desde julho de 2021, a companhia transportou um total de 31 pessoas, entre clientes que pagaram pela viagem e convidados. O próprio Bezos participou do primeiro voo.

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quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Golpe usa nome da Anatel para induzir clientes a trocarem de operadora

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Agência explicou que não entra em contato com consumidores para recomendar ou determinar troca de prestadores de serviços e disse que cobrou explicações de algumas das empresas envolvidas no caso.
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Por g1

Postado em 14 de dezembro de 2023 às 13h15m

Post. N. - 4.792

Anatel alerta para golpe que usa nome da agência para induzir clientes a trocar de operadora  — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
Anatel alerta para golpe que usa nome da agência para induzir clientes a trocar de operadora — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Golpistas têm usado o nome da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em ligações com o objetivo de induzir clientes a trocarem de operadora de telefonia. O alerta foi feito pela agência, em comunicado.

De acordo com a Anatel, as fraudes envolvem o nome de várias operadoras, tanto como beneficiadas quanto como prejudicadas. A agência afirmou ao g1 que "as empresas Algar, Claro, Oi, TIM e Vivo prestarão esclarecimentos", que ajudarão a definir os próximos passos.

"A Anatel, em nenhuma hipótese, associa-se a empresas do setor ou entra em contato com consumidores para recomendar ou determinar a troca de prestadores de serviços", afirmou.

A agência informou ainda que "cobrou explicações de algumas das empresas envolvidas" e que outras ações podem ser tomadas com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e seus regramentos (leia o comunicado).

A Conexis, associação que representa as principais operadoras de telefonia do país, não respondeu à solicitação do g1.

Reclamações na internet

Nas redes sociais, alguns usuários relataram ter recebido ligações de pessoas que se passam por funcionários da Anatel. É o caso de Jeferson Menezes, que viralizou no X (antigo Twitter) com um relato sobre a sua experiência como alvo dessa tentativa de golpe.

Jeferson disse que é cliente da Oi e que ligou para a operadora porque a qualidade da sua internet estava ruim. Em vez de a ligação ajudar a resolver o problema, ela criou outro: ligações consecutivas de números desconhecidos.

Após recusar várias chamadas, ele resolveu atendê-las e passou a ouvir uma gravação que falava de um suposto problema de rede em sua região. A voz perguntava se o problema tinha sido resolvido.

"Eu dizia que não, e me passavam pra um 'suporte' onde a atendente tentava me convencer a trocar meu plano da Oi, mas que teria que 'migrar'", disse Jeferson, que afirmou ter recebido propostas de contratar planos da Claro e da TIM. 
Como se proteger

A Anatel informa que não negocia ou intermedia reclamações dos consumidores contra prestadores de serviços, nem entra em contato com clientes para encaminhar boletos, comunicar sobre valores a receber, tratar de demandas abertas na agência ou solicitar informações.

"Cada consumidor é livre para escolher o seu prestador de serviços de telecomunicações", diz a agência. O órgão também deu algumas dicas para clientes se protegerem deste tipo de golpe:

  • ❓ Em caso de dúvidas sobre uma oferta, entre em contato com os canais oficiais de atendimento da operadora;
  • 📞 Suspeite de ofertas em ligações feitas por números que não usam o prefixo 0303, que deve ser usado por todas as empresas de telemarketing.
  • 📱 Consulte a página da Anatel com orientações contra fraudes, disponível neste link, ou, se precisar de orientações, entre em contato com a agência por meio do aplicativo Anatel Consumidor, do site ou do telefone 1331.

Leia a íntegra da nota da Anatel:

"A Agência Nacional de Telecomunicações informa que vem recebendo demandas por fontes diversas referentes a existência de tentativas de fraudes por meio de ligações telefônicas de pessoas com alegados vínculos às prestadoras de serviços de telecomunicações e que utilizam indevidamente o nome da Anatel para tentar gerar credibilidade e enganar consumidores, induzindo-os a mudarem o seu provedor de serviços.

A Anatel, em nenhuma hipótese, associa-se a empresas do setor ou entra em contato com consumidores para recomendar ou determinar a troca de prestadores de serviços. A Agência está apurando as informações recebidas para que possa tomar providências concretas e assertivas.

As fraudes relatadas envolvem o nome de diversas empresas do setor, tanto como eventual 'prejudicada', como 'beneficiada' pela ação. A Anatel tem atuado de forma proativa, colaborativa e, quando necessário, punitiva junto às prestadoras para que as práticas comerciais e de abordagem de clientes sejam pautadas pela ética, transparência e respeitem a vontade do consumidor.

É notória também a atuação da Agência nos últimos anos no combate às ligações de telemarketing abusivo, que geram grande incômodo na população pelo recebimento indesejado, além do uso inadequado e prejudicial das redes de serviços de telecomunicações, quando em caráter massivo. O problema é complexo pois envolve diversas camadas técnicas, práticas comerciais e atores, que muitas vezes se utilizam de recursos ilícitos para continuar realizando as chamadas.

A fraude também envolve aparente utilização indevida de dados cadastrais dos consumidores, inclusive de prestadoras concorrentes. A Anatel já cobrou explicações de algumas das empresas envolvidas, sem prejuízo de outras ações que possam ser tomadas com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e seus regramentos. As próprias prestadoras de telecomunicações estabeleceram código de conduta setorial sobre telemarketing, que preveem punições em caso de utilização de práticas desconformes.

Além disso, a Anatel também faz as seguintes recomendações aos consumidores:

  1. em caso de dúvidas sobre a oferta, o consumidor deve procurar a prestadora pelos seus canais oficiais de atendimento;
  2. fiquem atentos para possíveis golpes, especialmente quando as ligações para oferta de produtos ou serviços não utilizarem o prefixo 0303;
  3. cada consumidor é livre para escolher o seu prestador de serviços de telecomunicações;
  4. a Agência disponibiliza em seu site página com dicas contra fraudes e golpes, inclusive os que utilizam o nome da Anatel (https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/dicas-contra-fraudes).

Lembramos que os canais de atendimento da Anatel estão disponíveis para eventuais orientações ou reclamações sobre o assunto pelo aplicativo Anatel Consumidor, pelo site gov.br/anatel/consumidor ou por meio do telefone 1331.

Incentivamos que o consumidor utilize os canais acima para comunicação de casos como esses, para que a Agência possa adotar as medidas devidas."

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