Influenciadores da rede social fizeram vídeos se despedindo de seguidores e pedindo que os acompanhassem em outras redes, como YouTube e Instagram. Secretário de Estado afirmou que governo dos EUA considera banir app.
Por Reuters
14/07/2020 12h16 Atualizado há 4 horas
Postado em 14 de julho de 2020 às 16h20m

* Post.N. -\- 3.792 *
TikTok está sob ameaça nos Estados Unidos, depois que membros do
governo sinalizaram que poderia proibir plataforma — Foto: Dado
Ruvic/Reuters
Ty Gibson, 20 anos, de Greensboro, Carolina do Norte, não deu
importância no TikTok na semana passada para as especulações de que sua
rede social favorita seria banida.
Na quinta-feira (9), usuários entraram em pânico após uma falha na
plataforma ter apagado o número de visualizações de seus vídeos. De
repente, as notícias das ameaças do secretário de Estado dos Estados
Unidos, Mike Pompeo, de bloquear aplicativos chineses, como o TikTok, pareceram mais reais enquanto ele observava outros usuários inundando o aplicativo com despedidas.
- EUA consideram banir TikTok e outras redes sociais chinesas, diz secretário de Estado
- Assessor de Trump propõe 'ação forte' contra TikTok
"Eu pensei que era o fim", disse Gibson em uma entrevista. "Eu nem tive tempo para pensar sobre as coisas."
Gibson gravou seu próprio vídeo de despedida para seus 4,6 milhões de
fãs, pedindo-lhes para segui-lo no YouTube e no Instagram.
Enquanto o destino do TikTok nos Estados Unidos é incerto, as notícias desencadearam uma onda de preocupações entre a dedicada base de usuários da plataforma, que está se preparando para migrar para outros serviços.
Alguns, como o astro dos e-sports Tyler Blevins, conhecido mais
amplamente como Ninja, que tem 4 milhões de seguidores no TikTok, disse a
seus 6 milhões de seguidores no Twitter que já havia excluído o TikTok
do celular.
Os usuários leais estão apenas aguardando, por enquanto. Mas eles estão
preocupados — compartilhando vídeos de si mesmos chorando (e dançando)
com hashtags como #TikTokBan, que tem 212 milhões de visualizações e
#SaveTikTok, com 315 milhões de visualizações no aplicativo.
"Se o TikTok perder a confiança dos usuários, eles perderão a relevância", disse Alexander Patino, vice-diretor do American Influencer Council, uma associação comercial de personalidades de mídias sociais que comercializam produtos online.
Embora existam questões reais de segurança sobre o TikTok, os motivos
do governo de Donald Trump são principalmente políticos, o que torna não
apenas difícil prever o que Washington decidirá, mas quase impossível
retaliar se a proibição ocorrer, disse Justin Sherman, um membro do
grupo de estudos Atlantic Council, que se concentra em geopolítica e
segurança cibernética.
"Acho que a empresa não poderia fazer nada para acalmá-los", disse ele.
O TikTok afirmou que nunca forneceu dados de usuários ao governo chinês
e que não o fará se for ordenado, acrescentando que a empresa não
recebeu nenhuma solicitação para isso.
O efeito de uma proibição do aplicativo nos EUA seria mínimo no mundo
da publicidade, já que o negócio de anúncios do TikTok ainda é
incipiente e as marcas migrariam facilmente para outras plataformas,
disse um executivo de uma grande agência de publicidade.
Mas o patrocínio corporativo dos influenciadores já começou a sofrer.
Uma grande marca de bens de consumo suspendeu um acordo de cinco dígitos
com um influenciador do TikTok por pelo menos dois meses, porque não
queria ser associada a notícias negativas sobre o aplicativo, disse Joe
Gagliese, presidente-executivo da agência de marketing de
influenciadores Viral Nation, recusando-se a nomear a marca.
James Lamprey, um chef de cozinha com 1,2 milhão de seguidores no TikTok, disse que a incerteza levou uma empresa de câmeras que o patrocinava a interromper o acordo com ele para um vídeo patrocinado no valor de 1.000 dólares, até que haja mais clareza sobre o destino do aplicativo.
Lamprey disse que começou a tentar fazer com que seus fãs no TikTok o
sigam no Instagram. Se o TikTok for banido, o impacto sobre seus ganhos
poderá ser enorme, disse ele.
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