<<<===+===.=.=.= =---____-------- ----------____---------____::____ ____= =..= = =..= =..= = =____ ____::____-----------_ ___---------- ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Mudança também vale para outros sistemas da empresa, como o watchOS, o macOS e o iPadOS. Companhia também anunciou o Liquid Glass, novo visual das plataformas com botões transparentes.<<<===+===.=.=.= =---____-------- ----------____---------____::____ ____= =..= = =..= =..= = =____ ____::____-----------_ ___---------- ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Redação g1
Postado em 09 de Junho de 2.025 às 14h30m
. #.* Post. - Nº.\ 5.145 *.# .
iOS 18 (esquerda) e iOS 26 (direita): compare as mudanças no sistema
com a chegada do visual Liquid Glass — Foto: Reprodução/Apple
A Apple confirmou nesta segunda-feira (9) a mudança na contagem de seus sistemas operacionais. A partir da próxima grande atualização, a numeração vai destacar o ano de lançamento para todos os usuários.
Com a mudança, a próxima versão do sistema do iPhone será chamada de iOS 26, e não de iOS 19, como seria na lógica anterior. A alteração também vale para watchOS, tvOS, macOS, visionOS e iPadOS.
A empresa apresentou ainda um novo visual para seus sistemas. Batizado de Liquid Glass, o pacote vai explorar efeitos transparentes que lembram vidro em elementos como notificações, botões e barras de comando.
Segundo a Apple, o Liquid Glass permite que elementos do sistema sejam melhor integrados com o aplicativo em uso. No macOS, por exemplo, a atualização deve dar a sensação de que a tela do notebook ficou maior, já que a barra de tarefas ficará transparente.
Os novos sistemas começam a ser liberados para desenvolvedores nesta segunda. A versão beta para usuários chegará em julho. Já as versões oficiais serão disponibilizada no último trimestre deste ano.
Liquid Glass, pacote visual dos sistemas operacionais da Apple — Foto: Reprodução/Apple
Os anúncios foram feitos durante o WWDC, conferência para desenvolvedores realizada na sede da empresa em Cupertino, na Califórnia.
Na abertura do evento, um homem na plateia gritou palavras de protesto, de acordo com um vídeo do The Verge.
O site disse que foi difícil ouvir o que foi dito, mas identificou que ele levantou um keffiyeh, lenço de algodão que faz parte da vestimenta tradicional de pessoas no mundo árabe.
Inteligência artificial
A Apple apresentou o Hold Assist, recurso capaz de identificar músicas de espera em ligações para empresas e liberar a pessoa para voltar à chamada somente quando o atendimento é retomado. A ideia é permitir que você faça outras tarefas no celular sem precisar aguardar no telefone.
Outra novidade é o Live Translation, que traduz em tempo real ligações, chamadas no FaceTime e conversas no aplicativo Mensagens. Ele suporta os idiomas português, inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês, coreano e chinês.
O Visual Intelligence, que usa a câmera para reconhecer objetos e informações ao redor do usuário, foi atualizado e passará a analisar também elementos e informações na tela do dispositivo.
As funcionalidades estão dentro do Apple Intelligence, pacote de inteligência artificial que poderá ser usado também por outros desenvolvedores. Aplicativos de terceiros poderão usar o modelo de IA da Apple para oferecer novos recursos para seus usuários.
- LEIA TAMBÉM:
- iPhone mais barato da linha vale a pena? g1 testou o 16e
- Veo 3: como funciona IA do Google que cria vídeos ultrarrealistas
- como youtuber descobriu localização da deputada nos EUA a partir de um vídeo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/o/F/B8xVOfRO6mwce7foruxw/ios-26.png)
Visual do iOS 26 — Foto: Reprodução/Apple
Nova contagem dos sistemas operacionais da Apple — Foto: Reprodução/Apple
Nenhum comentário:
Postar um comentário