por Filipe Garrett
Para o TechTudo
Para o TechTudo
Postado em 04 de dezembro de 2016 às 15h00m
As placas de vídeo da AMD contam com processadores gráficos que possuem Stream Processors em contagens que podem superar a casa das duas mil unidades por GPU. Mas o que são esses Stream Processors? O que eles fazem e qual é a comparação possível desses componentes com a NVIDIA? O texto a seguir vai explicar de forma simples como funciona uma GPU para que você entenda porque os Stream Processors são importantes nas placas Radeon.
Core i5 ou Core i7: veja qual processador vale a pena investir
Entendendo uma GPU
Processadores gráficos da AMD contam com núcleos
chamados de Stream Processors (Foto: Divulgação/AMD)
No caso das placas da AMD, os Stream Processors são esses núcleos, responsáveis pelo trabalho pesado de processamento de dados realizado pela placa.
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
Núcleos, centenas ou milhares deles
A R9 Fury X deixa a Radeon RX 480 longe com a contagem
de 4.096 Stream Processors (Foto: Divulgação/AMD)
A Radeon RX 480, principal placa de vídeo lançada pela AMD em 2016, conta com 2.304 desses processadores. A RX 470, que possibilita performance um pouco abaixo da 480, tem 2.048 desses núcleos. Em geral, em termos de AMD, quanto mais desses núcleos Stream, melhor é a performance da placa de vídeo.
É possível comparar os Stream Processors da AMD com a Nvidia?
As placas da Nvidia também contam com um design que envolve uma enorme quantidade de núcleos de processamento. Entretanto, nas placas da marca, o nome é outro: em vez de Stream Processors, são os núcleos CUDA.
Embora você possa usar uma comparação superficial de
contagem de Stream Processors com núcleos CUDA, as
duas tecnologias não são totalmente equivalentes
(Foto: Divulgação/AMD)
Qual GPU é melhor para jogos atuais? Comente no Fórum do TechTudo.
Em primeiro lugar, os Stream Processors são menores, mais simples e tendem a rodar em frequências mais baixas do que os CUDA, maiores e mais complexos. Além disso, o tipo de instruções aceito pelas placas da AMD é diferente daquele usado pela Nvidia, o que equivale dizer que um Stream Processor e um CUDA, embora desempenhem a mesma tarefa, acabam realizando-a de formas diferentes, o que torna comparações diretas entre as duas tecnologias uma má ideia.
Em resumo, a contagem de núcleos Stream da AMD e da Nvidia pode ser vista por você como um indicador geral de performance, mas não uma medida definitiva: não é possível, por exemplo, dizer que 2.000 núcleos CUDA equivalem a 2.000 Stream Processors.
Nenhum comentário:
Postar um comentário