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quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

5 tendências para Smart TVs



"Opera Software apresenta relatório com cinco movimentos que impactarão o mercado de televisores conectados em 2014. Categoria vai ganhar mais conteúdo e relevância."




#.*||*.# Por Bruno Garcia, do Mundo do Marketing | 06/02/2014



smart tv,pesquisa,conteúdo,tendênciaO mercado de smart TVs passará por um grande crescimento em 2014. O preço destes dispositivos vai cair, tornando-os mais acessíveis e haverá um investimento maior das marcas para gerar conteúdo e relevância. 

Um relatório da Opera Software apresenta cinco tendências para este segmento no mercado global. As plataformas de vídeo da internet terão cada vez mais destaque nestes aparelhos, assim como os aplicativos disponíveis para estes ecossistemas.  

A publicidade interativa ganhará espaço a partir de tecnologias como o HTML5. E tudo isso será potencializado pela queda de preço desses itens, que farão com que eles cheguem a um número maior de consumidores. 

As tendências foram desenvolvidas por Aneesh Rajaram, Vice-presidente Sênior de TV & Dispositivos da Opera. A empresa mantém uma loja de aplicativos e trabalha em parceria com 50 fabricantes de TVs para desenvolvimento de conteúdo interativo, incluindo a Sony, Samsung, Philips e Toshiba. Veja as tendências a seguir:

1. Vídeos da Internet, agora na TV
Um número cada vez maior de pessoas devem conectar suas TVs à Internet em 2014, e a demanda por conteúdo - especialmente vídeo - vai aumentar. Esta é a categoria mais assistida de conteúdo online. Quem gosta de assistir vídeos em celulares e tablets vai migrar para a TV para assistir o mesmo conteúdo na maior tela da casa. 


A disponibilidade de conteúdo web de maior qualidade deve aumentar o número de aparelhos conectados. "Os usuários acessam aplicativos de música, jogos e mídia social, mas a demanda por filmes, séries, clipes e vídeos deve crescer a um ritmo acelerado em 2014", afirma o relatório.

2. Aplicativos de TV ganham relevância e serão usados
Aplicativos secundários e de segunda tela, que permitem usar o tablet ou smartphone para controlar a TV, já foram muito comentados. Mas pesquisas com telespectadores continuam mostrando que quando as pessoas procuram seus telefones durante seu show favorito ou partida de futebol, é para checar seu email ou mídia social e não para usar aplicativos relacionados ao programa, cenário que vai se alterar neste ano.  


"A maioria das Smart TVs já oferecem aplicativos independentes, mas em 2014 esses aplicativos devem fazer parte da programação e se adaptarão ao conteúdo, capturando a atenção do usuário na tela", afirma o VP da Opera.

3. Propaganda e interatividade
O conteúdo publicitário deve oferecer mais interatividade com a adoção de HTML5.  Um anúncio para um show de música poderia mostrar uma camada de informações com o número de ingressos disponíveis em tempo real, ou uma propaganda de uma pizzaria local poderia incluir uma opção de realizar um pedido. 


Estas novas possibilidades aumentam a relevância dos anúncios, facilitando acesso aos produtos que o consumidor realmente quer de uma maneira mais conveniente, sem usar outros dispositivos.

4. Mais escolha, mais conteúdo
As TVs ou dispositivos com a tecnologia streaming serão os principais portais trazendo conteúdo da Internet para a sala. Em 2014, as operadoras de TV paga, emissoras e redes de TV devem participar dessa tendência também, de acordo com o relatório da Opera. 


"As pessoas terão muitas opções para acessar conteúdo da Internet através das suas TVs, e uma variedade muito maior de conteúdo", afirma o VP da marca.

5. Smart TVs mais acessíveis
As vendas de Smart TVs de porte médio e pequeno devem crescer muito em 2014, criando ainda mais demanda por conteúdo online. Este mercado vai seguir pelo mesmo caminho que o de smartphones, onde as pessoas já exigem que até os dispositivos mais básicos incluam recursos inteligentes. Com este movimento, os preços serão reduzidos.


Aproveite e leia também: Análise de engajamento de TVs e redes sociais. Conteúdo exclusivo para assinantes Mundo do Marketing Inteligência. Acesse aqui.

Unilever é a maior anunciante do país



"Companhia investiu R$ 4,5 bilhões em publicidade no ano passado de acordo com o ranking da Ibope Media. Higiene pessoal e beleza cresceram 39% em 2013."



*#.||.#* Por Luisa Medeiros, do Mundo do Marketing | 06/02/2014



A Unilever foi a maior anunciante do país em 2013 de acordo com um ranking do Ibope Media. No ano passado, a empresa investiu R$ 4.5 bilhões em publicidade, passando a frente das Casas Bahia, que contabilizou R$ 3,3 bilhões. 

Entre os setores que mais investem em comunicação, comércio e varejo mantêm a liderança com 19% da verba aplicada em 2013, responsáveis por R$ 21,3 bilhões. Em seguida aparecem os segmentos de  higiene pessoal e beleza, com 10% de participação e R$ 11 bilhões movimentados. 

Outro destaque no ranking é O Boticário que pela primeira vez integra o ranking com um dos 30 maiores com um investimento de R$ 633.2 milhões, ocupando a 29ª colocação. 

O cálculo do Ibope leva em conta o valor cheio de tabela dos espaços, não contabilizando possíveis acordos entre anunciantes e veículos. Veja a lista completa a baixo. 

1 UNILEVER BRASIL                 4.583.558 
2 CASAS BAHIA                 3.358.342 
3 GENOMMA                 2.535.873 
4 AMBEV                 1.746.193 
5 CAIXA (GFC)                 1.674.515 
6 PETROBRAS (GFC)                 1.422.899 
7 HYPERMARCAS                 1.229.141 
8 VOLKSWAGEN                 1.206.439 
9 TELEFONICA ##                 1.172.919 
10 RECKITT BENCKISER                 1.127.015 
11 FIAT                 1.092.100 
12 BCO DO BRASIL (GFC)                 1.072.410 
13 SKY BRASIL                 1.057.046 
14 GENERAL MOTORS                    995.236 
15 GRUPO PAO DE ACUCAR                    974.777 
16 RENAULT DO BRASIL                    949.446 
17 PROCTER E GAMBLE                    904.762 
18 CERVEJARIA PETROPOLIS                    896.005 
19 BRADESCO                    889.335 
20 ITAU                    858.643 
21 L OREAL                    819.928 
22 COCA COLA                    785.982 
23 OI                    763.820 
24 TIM BRASIL                    754.786 
25 FORD                    692.550 
26 COLGATE PALMOLIVE                    667.270 
27 HYUNDAI CAOA                    665.483 
28 CLARO                    657.052 
29 O BOTICARIO                    633.216 
30 NET COMUNICACAO                    584.352 

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