Total de visualizações de página

domingo, 9 de maio de 2021

Elon Musk participa do 'Saturday Night Live' e diz que tem Síndrome de Asperger

===+===.=.=.= =---____---------   ---------____------------____::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::____-------------______---------   ----------____---.=.=.=.= +====


Síndrome de Asperger é um tipo de autismo leve. Outros famosos, como Bill Gates e Greta Thunberg, também têm a síndrome. No programa, bilionário fez piadas sobre si mesmo e falou sobre polêmicas: 'Reinventei os carros elétricos e estou enviando pessoas a Marte. Vocês acharam que eu seria um cara normal?'
===+===.=.=.= =---____---------   ---------____------------____::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::____-------------______---------   ----------____---.=.=.=.= +====
TOPO
Por France Presse

Postado em 09 de maio de 2021 às 13h25m

  *.- Post.N. -\- 4.026 -.*  

lon Musk, presidente da Tesla e da SpaceX — Foto: Reuters
Elon Musk, presidente da Tesla e da SpaceX — Foto: Reuters

Ao aparecer como convidado no programa americano "Saturday Night Live", Elon Musk, presidente da Tesla e da SpaceX, revelou que tem Síndrome de Asperger, um tipo de autismo leve.

Em seu monólogo de abertura do programa, o bilionário disse que foi a primeira pessoa com essa síndrome a ser convidada para a atração. "Ou pelo menos a primeira a admitir", afirmou.

"Sei que disse ou postei coisas estranhas, mas é assim que meu cérebro funciona. Para qualquer pessoa que ofendi, só quero dizer: reinventei os carros elétricos e estou enviando pessoas a Marte em um foguete", declarou. "Vocês acharam que eu seria um cara normal e relaxado?"

Além de Elon Musk, outros famosos também já revelaram que têm (ou tinham) a Síndrome de Asperger, segundo uma organização voltada a pessoas com essa síndrome. São eles: Bill Gates, Tim Burton, Greta Thunberg, Susan Boyle, Steve Jobs, Isaac Newton, Alan Turing, entre outros.

Nas redes sociais, Musk já recebeu críticas por alguns de seus comentários, como quando insultou um mergulhador que ajudou no resgate de um grupo de crianças presas em uma caverna na Tailândia.

Criptomoedas

No programa "SNL", o empresário fez piadas sobre si mesmo, seus tuítes e o nome incomum de seu filho X Æ A-Xii. Ele também elogiou as criptomoedas (meios de troca para transações virtuais). Musk tem mostrado entusiasmo, principalmente, em relação à dogecoin.

Pressionado a explicar o potencial dessa criptomoeda, o bilionário fez piada e a descreveu como "um veículo imparável, que vai dominar o mundo".

Síndrome de Asperger

A Síndrome de Asperger é um tipo de autismo leve. Segundo especialistas, as pessoas com a síndrome não têm deficiência intelectual, mas sim dificuldades nas relações sociais (como demonstrar sentimentos) e na comunicação social (como interpretar conversas). Essa condição costuma ser identificada quando a pessoa ainda é criança ou adolescente e tem como causa uma desordem genética.

Em alguns casos, as pessoas com a síndrome apresentam capacidade intelectual acima da média. O nome da síndrome foi dado em homenagem ao pesquisador austríaco Hans Asperger.

"Eu tenho Aspergers e isso significa que às vezes sou um pouco diferente do normal. E - dadas as circunstâncias certas - ser diferente é uma superpotência", escreveu Greta Thunberg sobre a Síndrome de Asperger em agosto de 2019.

Andréa Werner é jornalista, escritora, ativista e fundadora do Instituto Lagarta Vira Pupa, que dá apoio a famílias de pessoas com deficiência, além de ser mãe do Theo, de 12 anos, autista nível 2 de suporte. Ela afirma que o termo "Síndrome de Asperger" foi substituído recentemente pelo termo "autismo".

"Uma pessoa com o que era chamado de Síndrome de Asperger (que hoje é chamado de autismo nível 1 ou grau 1 ou autismo leve) é uma pessoa que vai ter algum grau de comprometimento na socialização, vai ter alguma dificuldade na interação, mas vai se comunicar de forma razoavelmente boa. O que interfere nos graus de autismo é o quanto de autonomia que a pessoa tem. Quanto maior é o grau – os graus são um, dois e três –, maior a necessidade de suporte", diz.

"Então, o grau 1 é o que precisa de menos suporte, que é justamente onde se encaixa o autismo leve e onde estaria afinada a Síndrome de Asperger. E a pessoa tem a inteligência na média ou acima da média também. Não tem deficiência intelectual", complementa.

Transtorno do Espectro Autista

A síndrome é um dos tipos de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a médica Ana Escobar, o TEA é uma condição consequente a uma complexa desordem que ocorreu no desenvolvimento do cérebro.

Além disso, ela acrescenta que estudos indicam que o TEA pode atualmente acometer aproximadamente 1 em cada 100 crianças no mundo. Os meninos são mais frequentemente acometidos.

No blog da Dr Ana Escobar, a médica também escreve que os três principais sinais em crianças com o TEA são mais perceptíveis na interação social (dificuldade para estabelecer contato visual ou físico e em compreender as emoções dos outros; o que dificulta os relacionamentos sociais); na comunicação verbal ou não-verbal (dificultada e/ou prejudicada); e no comportamento (gestos repetitivos, contínuos e estereotipados; gostam de repetir o que estão fazendo e detestam mudanças de rotina).

------++-====-----------------------------------------------------------------------=================---------------------------------------------------------------------------------====-++------