Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

O que é o acordo de vigilância Five Eyes e como ele afeta a segurança de sua VPN




Se você já usou uma VPN ou está preocupado com a privacidade on-line, provavelmente já se deparou com referências a "Cinco olhos", "Nove olhos" e "14 olhos". Mas o que exatamente essas alianças de vigilância fazem? E eles podem afetar a segurança do seu serviço de VPN?


Por  @oficinadanet  SEGURANÇA DIGITAL
Postado em 06 de fevereiro de 2019 às 17h00m 

GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

Se você já usou uma VPN ou está preocupado com a privacidade on-line, provavelmente já se deparou com referências a "Five Eyes", "Nine Eyes" e "Fourteen Eyes". Mas o que exatamente esses acordos de vigilância fazem? E eles podem afetar a segurança do seu serviço de VPN?

O que é o Five Eyes?
Five Eyes é um apelido para o Acordo entre o Reino Unido e os Estados Unidos da América (UKUSA). Apesar do nome oficial, o acordo UKUSA consiste em cinco países. Eles são o Reino Unido, EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. O acordo tem suas origens em um acordo de compartilhamento de inteligência da Segunda Guerra Mundial entre a Grã-Bretanha e os EUA.
A Five Eyes deu origem a muitos dos mais notáveis ​​escândalos de privacidade nos últimos anos, incluindo PRISM, XKeyscore e Tempora. Leia em destaque: Aprenda a remover vírus do pendrive.
Hoje, seus poderes são assustadoramente amplos. De acordo com a Electronic Frontier Foundation, os cinco governos podem forçar qualquer provedor de serviços de comunicação (incluindo ISPs, plataformas de mídia social, provedores de email, redes de telefonia celular e mais) a:
Inserir malware nos dispositivos de seus usuários.
Ignorar as leis existentes em busca das diretrizes do Five Eyes.
Interferir com a experiência do usuário das pessoas.
Fornecer aos governos novos projetos de produtos com antecedência.
Fornecer informações do usuário conforme solicitado em mandados secretos.


O que é o Nine Eyes?
Nine Eyes é outro acordo de compartilhamento de inteligência. Ela nasceu da aliança original Five Eyes. Inclui todos os membros do Five Eyes, além da Dinamarca, França, Holanda e Noruega.

Seus poderes e dedicação ao compartilhamento de informações são amplamente os mesmos que o acordo Five Eyes.

O que é o Fourteen Eyes?
O acordo Fourteen Eyes acrescenta mais cinco países à lista: Alemanha, Bélgica, Itália, Espanha e Suécia. Curiosamente, tanto a França quanto a Alemanha estiveram perto de se tornarem membros do Five Eyes, em 2009 e 2013, respectivamente. Os dois acordos falharam por várias razões.

Por fim, é importante mencionar Israel e Cingapura. Israel supostamente gosta do status de observador do principal grupo do Five Eyes, enquanto Cingapura tem parceria com o grupo, mas não é um membro oficial.

O que isso significa para VPNs?
Dados os amplos poderes conferidos pelos três acordos, que impacto isso tem no seu serviço de VPN? É tudo uma questão de jurisdição. Ao falar sobre a jurisdição de um provedor de VPN, há três coisas a serem consideradas: