Total de visualizações de página

domingo, 28 de abril de 2019

Não é seguro comprar pacotes de seguidores nas redes sociais

= =---____---------   ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::__________---------   -----------____---= =

Blog também tira dúvidas sobre carregador de celular e remoção de arquivos duplicados do cartão de memória.
= =---____---------   ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::__________---------   -----------____---= =
Por Ronaldo Prass 
Programador e professor de linguagens de programação 

Postado em 28 de abril de 2019 às 18h00m 
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013


(Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, utilize o espaço para comentários abaixo e escreva sua pergunta)

É seguro comprar pacotes de seguidores nas redes sociais?
Olá, Ronaldo! Eu gostaria aumentar a quantidade de seguidores nas minhas redes sociais, e vi que é possível comprar pacotes de seguidores, curtidas. É seguro recorrer a esse tipo de serviço? — Mariane
Olá, Mariane! Adquirir pacotes de seguidores para aumentar a audiência das suas redes sociais é uma prática condenável, e pode render o banimento da sua conta, já que isso prevê violação dos termos de serviço do Facebook e do Instagram.

As empresas que oferecem pacotes de curtidas automatizadas e seguidores artificiais já estão sendo identificadas e sendo impedidas de atuar na rede social. Você corre o risco de comprar algo que não irá receber e também ter a sua conta banida.

O ideal é aprender estratégias de promoção das publicações para conquistar o engajamento ou contratar um profissional qualificado em Marketing Digital.
Comprar pacotes de seguidores nas redes sociais viola os termos de serviços e pode causar o banimento da conta. — Foto: Reuters 
Comprar pacotes de seguidores nas redes sociais viola os termos de serviços e pode causar o banimento da conta. — Foto: Reuters

Celular demorando para carregar usando cabo similar ao original
Olá, Ronaldo! Eu perdi o cabo do carregador original do meu celular e estou usando um similar. O problema é que leva a noite inteira para finalizar o carregamento da bateria. Existe diferença entre o modelo original de cabo em relação ao similar? — Jean
Olá, Jean! Sim, dependendo da qualidade de fabricação do cabo USB similar é possível que ocorra essa variação no tempo de carregamento completo da bateria.

O ideal é você utilizar somente cabos e carregadores de procedência conhecida — alguns fabricantes têm produtos com qualidade equivalente à encontrada nos originais. Além dessa demora para o carregamento, cabos de má qualidade oferecem riscos de curto circuito, entre outras complicações.

Remover arquivos duplicados do cartão de memória no celular
Eu tenho um cartão de memória com capacidade de 64 GB de armazenamento, mas ele está quase lotado com fotos. O problema é que a maioria são repetidas, existe alguma maneira de eu eliminá-las rapidamente? — Jackson
Olá, Jackson! Para eliminar rapidamente fotos repetidas no celular você pode usar um aplicativo chamado Duplicate Media Remover. Depois de executado ele sugere a remoção de todas as fotos repetidas que foram identificadas na varredura.

Microsoft irá abandonar exigência de alteração periódica de senhas

= =---____---------   ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::__________---------   -----------____---= =

Regras da fabricante servem de base em auditorias de empresas e mudança pode favorecer práticas mais efetivas em companhias que adotam a prática.
= =---____---------   ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::__________---------   -----------____---= =

Por Altieres Rohr
É fundador de um site especializado na defesa contra ataques cibernéticos

Postado em 28 de abril de 2019 às 17h00m 
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
Recomendação da Microsoft exigia troca de senha a cada 60 dias para empresas. — Foto:  linusb4/Freeimages.com 
Recomendação da Microsoft exigia troca de senha a cada 60 dias para empresas. — Foto: linusb4/Freeimages.com

A Microsoft anunciou algumas modificações para a sua linha de base de segurança do Windows, uma norma que norteia as políticas sugeridas e suas respectivas configurações para redes Windows.

Entre as novidades está uma mudança drástica na questão de alterações periódicas da senha: em vez de exigir a troca de senhas a cada 60 dias, a nova norma abandona completamente a necessidade de trocas periódicas.

Essas recomendações são utilizadas por empresas para decidir estratégias e políticas internas de segurança. Algumas dessas recomendações trazem uma configuração correspondente no Windows, permitindo que o próprio sistema se encarregue de garantir o cumprimento da norma.

Em uma publicação no blog oficial de recomendações de segurança, a Microsoft explica que a alteração periódica de senha é uma prática antiga que, por acaso, pode ser observada com um simples ajuste de configuração.

No entanto, há outros métodos mais efetivos para garantir a segurança da autenticação — como o uso de autenticação de duas etapas e proibição de senhas fracas e comuns.

Uma empresa que adotou todas essas práticas, mas que não exige a troca periódica de suas senhas, poderia ser penalizada por auditores que verificam o cumprimento das normas recomendadas pela Microsoft. Essas outras práticas não podem ser configuradas nas políticas do próprio Windows, então não aparecem nas recomendações específicas da Microsoft para os ajustes do sistema.

As exigências de complexidade, tamanho mínimo e histórico de senhas (que proíbe a reutilização de senhas anteriores) não serão modificadas.

Por que trocar uma senha periodicamente?
O objetivo da troca periódica de senha é expulsar um invasor que já obteve a senha.
Se um hacker obtiver acesso ao e-mail de um funcionário após conseguir a senha dele, a troca periódica vai bloquear os acessos futuros desse hacker.

O problema com essa mentalidade — como explica a própria publicação da Microsoft — é que até uma empresa que segue a recomendação e exige a troca ainda poderia ficar exposta pelos 60 dias até a troca. O ideal, nesses casos, é que a invasão seja detectada e a troca realizada imediatamente.
Uma empresa com boas práticas de segurança acaba ganhando muito pouco com trocas periódicas, mas funcionários perdem muito tempo gerando combinações novas e lidando com senhas esquecidas.
Segundo a Microsoft, estudos científicos recentes deixam dúvidas sobre possíveis ganhos obtidos com trocas regulares de senhas. Esse argumento já vem sendo levantado por especialistas da área há alguns anos, e o instituto que define as normas técnicas para os Estados Unidos (NIST) também removeu a exigência de trocas periódicas, passando a recomendar trocas apenas após atividades fraudulentas.

Embora as recomendações da Microsoft sejam voltadas a empresas, elas também acabam valendo para outros serviços, inclusive no mundo on-line.

Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para g1seguranca@globomail.com