App pede validação com selfie quando prestador começa sua jornada. Solução similar também é usada no iFood e Uber Eats, mas em frequências diferentes.
Por G1
03/09/2020 18h15 Atualizado há 3 horas
Postado em 03 de setembro de 2020 às 21h20m
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O aplicativo de entregas Rappi anunciou na última quarta-feira (2) novas medidas de segurança para clientes e entregadores.
Uma das iniciativas para evitar fraudes é um sistema de reconhecimento
facial acionado sempre que um entregador inicia o seu serviço.
A novidade é mais uma camada de um processo que já acontece na plataforma durante o login: depois de o prestador de serviço incluir um código que lhe é enviado por WhatsApp, ele tira uma selfie que é comparada com uma foto em um banco de dados.
Aplicativos concorrentes como iFood e Uber Eats também contam com verificação de identidade por foto utilizando sistemas automatizados. A diferença é que as duas empresas realizam a checagem de tempos em tempos.
Nos dois casos, o aplicativo pode pedir, aleatoriamente, para que os
entregadores tirem uma selfie antes de aceitarem uma viagem ou de
ficarem online.
A Uber utiliza o sistema desde 2017 e o iFood começou a implementá-lo há cerca de seis meses.
O Rappi anunciou ainda que irá bloquear contas de entregadores que não
cumprirem os termos e condições do aplicativo ou por descumprimento dos
protocolos de segurança.
O sistema de reconhecimento facial vai ajudar a prevenir que novas contas sejam abertas por essas pessoas.
A empresa também revelou está trabalhando com uma startup que realiza
validação de antecedentes criminais e com as autoridades para verificar a
identidade dos entregadores na rua.