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quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Unilever fecha parcerias para ativar atitudes socioambientais


"Empresa promete se dedicar à melhoria da qualidade de vida de cerca de um milhão de pessoas por meio da higiene, acesso à água, nutrição e promoção da auto-estima."



*//* Por Com:Atitude || 08/02/2012


A multinacional de bens de consumo, Unilever, acaba de LANÇAR uma iniciativa que eleva o valor das parcerias para o fortalecimento das atitudes socioambientais. Na dia 27 de janeiro, na Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, a companhia anunciou a criação da Fundação Unilever, que se dedicará à melhoria da qualidade de vida por meio da higiene, acesso à água, nutrição e promoção da auto-estima. A Fundação é parceira de cinco organizações globais e líderes em mudanças socioambientais: Oxfam, PSI, Save the Children, Unicef e World Food Program (braço da ONU).


A Fundação está alinhada aoSustainable Living Plan, iniciativa LANÇADA em novembro de 2010 pela Unilever e que pretende ajudar 1 milhão de pessoas a cultivarem hábitos saudáveis e de higiene, além de reduzir 50% de seu impacto ambiental até 2020. Falamos sobre a estratégia no Com:Atitude.

Fundação Unilever,iniciativas sustentáveis
“Vivemos em um mundo que se transforma cada vez mais rápido: crescimento populacional, escassez de água, falta de segurança alimentar, dentre outras questões. A Unilever está comprometida em endereçar essas necessidade sociais por meio do nosso negócio”, afirmou Keith Weed, chefe de Marketing e Comunicação da MARCA. “Por meio das nossas parcerias, entregaremos soluções integradas para este mundo complexo”, completou. Veja quais ações serão feitas com cada parceiro:

Oxfam: a organização tem iniciativas em 60 países em diversas áreas do combate à pobreza. Em conjunto com a Unilever, a Oxfam irá desenvolver projetos CAPAZES de empoderar os indivíduos para a conquista de uma melhor qualidade de vida, principalmente, para as mulheres. Além disso, vai atuar com políticas públicas contra a pobreza nas regiões da Irlanda e Reino Unidol, e com a prevenção de desastres e emergências no Paquistão e norte da África.

PSI: a organização não-governamental tem atuação global para a melhoria da saúde, especialmente em países em desenvolvimento. A prevenção do vírus da AIDS e de doenças contagiosas; o planejamento familiar e a luta contra a má nutrição de crianças são algumas das frentes da ONG. Com a Unilever, o foco será a mudança de comportamento para uma maior higiene sanitária.

Save the Children: presente em 120 países, a organização trabalha, essencialmente, na defesa dos direitos das crianças. O acesso a programas nutricionais e de saúde será o foco da parceria com a Unilever, para que ascrianças sejam capazes de atingir maiores potenciais.

Unicef: a promoção de práticas saudáveis de higiene será o centro da atuação em parceria com a Unilever, por meio do Community Approaches to Total Sanitation(CATS). O programa está baseado na mudança de comportamento e no alerta para a crise sanitária global.

World Food Programme: é a maior agência humanitária que combate a má nutrição e a fome no mundo. A cada ano, a WFP provê a alimentação de mais de 90 milhões de pessoas em mais de 70 países. A parceria com a Unilever terá como foco o combate à fome em Bangladesh e na Indonésia.

* Por Leticia Born. Esta reportagem foi publicada originalmente no portal Com:Atitude, da Edelman Significa, e agora no Mundo do Marketing de acordo com parceria que os dois portais mantêm.

Marcas apostam em webséries como relacionamento


"Microsoft, American Airlines, Suvinil, Claro e Net são algumas das empresas que investem na iniciativa. Maioria usa o humor e famosos para chamar a atenção."



*//* Por Fernanda Salem || 09/02/2012


Marcas como American Airlines, Microsoft, Claro, Suvinil e Guaraná Antarctica apostam nas webséries como uma maneira de contar uma história com início, meio e fim, prendendo a atenção do público e criando um relacionamento de maneira divertida. Com um uso pelas empresas relativamente recente, a plataforma tem chamado cada vez mais a atenção dos PROFISSIONAIS de Marketing. Por enquanto, a maioria investe em episódios humorísticos e recheados de celebridades da internet.

As webséries são uma opção de ferramenta de Marketing e complementam também as propagandas publicitárias. Um anúncio em mídia de massa definitivamente atinge mais pessoas, mas os vídeos na INTERNET têm como vantagem a conexão com o internauta que assiste e a possibilidade de ter um resultado concreto do potencial da ação, já que quem clicou realmente prestou atenção.

“As marcas cada vez mais investirão em projetos com o formato de entretenimento para o consumidor que está na internet. A websérie é nada mais do que empresas oferecendo produtos de entretenimento em troca da atenção do consumidor, de uma maneira simples de ser executada. É uma ampliação do universo da marca que não tem volta, porque atualmente é preciso oferecer conteúdo com valor agregado para gerar interesse”, diz Paulo Senna, Vice-Presidente de Criação da agência Wunderman, que criou as web séries da Microsoft, em entrevista ao Mundo do Marketing. A empresa já tem planos para a próxima série, que buscará inovar usando o Hotmail.

suvinil,claro,net,Antarctica,webseries,american airlinesCelebridades e humor estão sempre na receita
Uma maneira certeira de atrair internautas é o uso de pessoas famosas como protagonistas dos episódios. No caso da Microsoft, na série “Meu mundo, meu computador”, a empresa chamou personalidades como a VJ da MTV Marimoon e Felipe Neto, ambos revelados na internet. Esta foi uma segunda etapa de “As crônicas de um PC”, realizada no ano passado e que alcançou um milhão de visitas. A Suvinil também investiu em personalidades da web, em sua websérie “Sua Casa, Seu Orgulho”. A ideia era que uma equipe de transformação chegasse a casas de blogueiras, como a Mirian Bottan. Outra marca que aposta nos famosos é a Net, que lançou no último dia 2 a websérie "Internet-se" estrelada pela humorista Tatá Werneck e pelo ator Rodrigo Lopes.

“O processo é padronizado. É preciso construir uma história capaz de produzir um componente de entretenimento artístico, mas inserido na vida das pessoas, para que a mensagem da marca funcione de forma natural. Então, um fator para chamar a atenção das pessoas é necessário, e os mais comuns são o uso de humor ou celebridades. É impensado não ter um elemento inicial que chame o público”, diz Senna.
suvinil,claro,net,Antarctica,webseries,american airlinesO Guaraná Antarctica, por exemplo, utilizou as duas táticas. A cantora Claudia Leitte realizou uma gravação de seu próprio iPad para a série “Caçadores de energia”, que durou dois meses e focou nos adolescentes com historias DIVERTIDAS, chegando a cerca de 70 mil visualizações. O elemento para prender o público ficou por conta da campanha #ficaNatalia, em que o personagem principal deveria convencer a menina a ficar no Brasil, e a resposta final foi dada apenas no último episódio.

Nichos e datas especiais
Um campo em que a plataforma obtém sucesso é quando a marca precisa atingir um nicho. Foi o caso da American Airlines, que tinha como meta tornar seu programa de ski mais conhecido, além de reforçar a presença na fan page, que ganhou 2,5 mil seguidores até o fim da série. Para isso foram chamados os humoristas dos sites Chongas e Jacaré Banguela para representarem como esquiar sem ter neve. A iniciativa teve conexão com um concurso cultural lançado pela companhia aérea em que os PARTICIPANTES deveriam responder à pergunta “Dá para curtir uma estação de esqui sem neve?”. O vencedor da resposta mais criativa e que se relacionasse com a websérie ganhou passagem para praticar o esporte no Colorado, Estados Unidos.

“A melhor maneira de chegarmos ao nosso objetivo de divulgar o American Airlines SkiClub era por meio de storytelling, porque teríamos um início, meio e fim. As pessoas esperam a continuidade, então tivemos um número constante de acessos. Não tem um vídeo mais visto que o outro, ou seja, o usuário estava seguindo a história e queria saber aonde ia dar”, diz Marcio Oliveira, Gerente de E-commerce da American Airlines Brasil e responsável pelo projeto, em entrevista ao Mundo do Marketing. “Optamos pelo humor porque ele se transforma em algo viral, as pessoas querem compartilhar o humor, apesar deste não ser o foco do mercado de ski”.

suvinil,claro,net,Antarctica,webseries,american airlinesSeguindo o conceito de um foco específico, outra estratégia das marcas é lançar séries para datas comemorativas. A Claro é uma das empresas que aposta nesta tática, tendo lançado, no ano passado, webséries para o Dia dos Namorados, Dia das Mães e Dia dos Pais. A aposta para as mães foi em dicas de como usar as redes sociais e, para os pais, em smartphones, mostrando diferentes perfis de parentes. Para os namorados, o foco era nos ciúmes que o aparelho celular pode causar.

Estratégia em evolução
Apesar da popularidade da medida é preciso avaliar bem o investimento na proposta. Em primeiro lugar é necessário saber que a marca não estará anunciando um produto específico, é a própria websérie que está sendo divulgada como uma ação. Outro ponto é deixar de apostar simplesmente no ineditismo da iniciativa, já que esta fase inicial passou, e buscar se diferenciar.

“As pessoas saberem que existe uma websérie da sua marca é o suficiente para que ela traga um valor, assim como em outros conteúdos para a web. Você pode gerar engajamento, mas é possível que a websérie seja uma ação em si própria. Algumas marcas investem na websérie achando que só sua existência gera audiência, mas isso não é verdade. É preciso investir muito na divulgação da série. Agora já é fácil ver ações divertidas neste formato, não dá para apostar no ineditismo”, diz Senna.

Outro ponto é dar continuidade à popularidade conquistada por meio das webséries, assim como em qualquer outra ação digital. “Conseguimos aumentar o número de acessos nas redes sociais, mas agora temos que manter. Não adianta não dar continuidade à iniciativa, senão é tudo jogado no lixo. Precisamos estar sempre alimentando a atenção do consumidor”, diz Oliveira.