Total de visualizações de página

domingo, 21 de julho de 2019

Como proceder em caso de sequestro de dados por um Ransomware?

= =---____---------   ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::__________---------   -----------____---= =

Blog também tira dúvidas sobre golpe SMS para roubar contas bancárias e idade mínima exigida para criar uma conta no Instagram.
= =---____---------   ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::__________---------   -----------____---
 Por Ronaldo Prass  
 Programador e professor de linguagens de programação  

 Postado em 21 de julho de 2019 às 18h00m  

GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
(Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, utilize o espaço para comentários abaixo e escreva sua pergunta)

Como proceder em caso de sequestro de dados por um Ransomware?
Oi, Ronaldo! O servidor da minha empresa teve os dados sequestrados por Ransomware. Eu consigo acessar o sistema operacional, porém todos os arquivos ficaram inacessíveis e no lugar deles um arquivo contendo instruções para o depósito em bitcoins. Como devo proceder para reaver os arquivos? – Mariane
Olá, Mariane! O objetivo principal dos criminosos é receber um pagamento para liberar a chave de criptografia que deixou os seus arquivos inacessíveis.
Efetuar o pagamento exigido não garante que irão cumprir com a parte deles, e só aumentaria o prejuízo.
A cada novo Ransomware, as empresas de segurança procuram desenvolver ferramentas para a remoção do programa malicioso e a recuperação de dados. O ideal é que você identifique qual é o nome do Ransomware e verifique se já existe uma ferramenta de remoção.

Geralmente o nome da praga digital é adicionado ao nome do arquivo que foi criptografado. Nessa página aqui você encontra diversas ferramentas para a remoção de programas maliciosos e a recuperação dos arquivos. O site No More Ransom oferece ajuda para identificar a praga digital e recomenda a ferramenta mais apropriada para decifrar os arquivos.

Por favor, informe mais detalhes sobre qual Ransomware foi usado para infectar o seu computador, pois dessa forma poderei indicar a solução mais apropriada para o seu problema.
Site ajuda a desbloquear computadores que foram atacados por ransomwarw — Foto: Reprodução 
Site ajuda a desbloquear computadores que foram atacados por ransomwarw — Foto: Reprodução

Faltou falar sobre golpe SMS para roubar contas bancárias
Eu não encontrei nada sobre a vulnerabilidade do SMS no especial sobre privacidade dos dados no WhatsApp – Eliane Castro
Olá, Eliane! A publicação de dicas para controlar a privacidade da conta no WhatsApp apresentou as funcionalidades disponíveis até o momento no aplicativo.
As fraudes cometidas por golpistas usando mensagens enviadas por SMS para roubar contas bancárias, é prática criminosa que não está relacionada diretamente com o WhatsApp, pois nela os golpistas recorrem a engenharia social para persuadir as vítimas.

Recentemente o blog colaborou dando dicas de segurança numa reportagem para o programa Fantástico sobre esse tipo de crime. As principais recomendações de segurança são as seguintes:
  • Jamais fornecer o token de segurança em mensagens de SMS, aplicativos ou chamadas telefônicas;
  • Os bancos não entram em contato por telefone, e-mail, SMS com os clientes para solicitar a senha antiga num processo de redefinição de senha.
  • Monitore com frequência as atividades na conta corrente;
  • Só acesse os aplicativos de banco usando uma rede de internet conhecida;
  • Não instale aplicativos obtidos fora das lojas oficiais.
Por que somente usuários maiores de 13 anos podem criar perfis no Instagram?
Oi, Ronaldo! A conta da minha filha foi banida no Instagram porque ela tem menos de 13 anos, por que isso aconteceu? — Nádia
Olá, Nádia! Todos os serviços online e redes sociais seguem uma lei americana conhecida como COPPA (Ato de Proteção Online à Criança, na sigla em inglês), que pretende dar mais proteção à vida privada das crianças na internet.

Como a maioria das empresas de internet são americanas, todas seguem essa determinação. E, por estar previsto no texto que a idade mínima para o acesso de crianças é de 13 anos, a rede social seguiu essa legislação.

Quando uma conta é criada no Instagram, é exibida a política de privacidade, que deve ser lida e aceita pelo usuário somente se ele concordar com os termos de uso. A verificação que restringe a idade mínima é facilmente burlada, bastando colocar um ano de nascimento apropriado.

No entanto, o Instagram possui um mecanismo de verificação que permite que eles identifiquem contas irregulares de usuários. Se não for comprovada a idade mínima, a conta é banida. Essa restrição foi criada para proteger as crianças dos abusos cometidos na internet. Alguns estudos mostram que essa faixa etária é a mais vulnerável.
Selo Ronaldo Prass — Foto: Ilustração: G1 
Selo Ronaldo Prass — Foto: Ilustração: G1

Twitter da Scotland Yard é hackeado

= =---____---------   ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::__________---------   -----------____---= =

Polícia de Londres explica que a pirataria parece ter atingido apenas um serviço externo que gerencia suas ferramentas de comunicação. Conta tem 1,22 milhão de seguidores. 
= =---____---------   ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::__________---------   -----------____---

 Por France Presse  

 Postado em 21 de julho de 2019 às 11h00m  

GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
Conta no Twitter da  Scotland Yard foi hackeado  — Foto: Reprodução/ Polícia Metropolitana de Londres  
Conta no Twitter da Scotland Yard foi hackeado — Foto: Reprodução/ Polícia Metropolitana de Londres

A Polícia Metropolitana de Londres, também chamada de Scotland Yard, foi vítima na noite de sexta-feira (19) de um ataque de hackers que usaram sua conta no Twitter e suas mensagens eletrônicas para espalhar insultos e mensagens enigmáticas.

"F... A POLÍCIA", podia ser lido em uma mensagem postada à noite, entre outros e-mails mais ou menos compreensíveis.

As mensagens piratas na conta do Twitter, que tem 1,22 milhão de seguidores, foram removidas mais tarde.

A Scotland Yard explica que a pirataria parece ter atingido apenas um serviço externo que gerencia suas ferramentas de comunicação.

A polícia de Londres "usa um provedor online chamado MyNewsDesk para publicar press releases e outros conteúdos", disse a Scotland Yard em um comunicado.

"Achamos que o único problema de segurança diz respeito ao acesso a nossa conta MyNewsDesk", disse a polícia de Londres.