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terça-feira, 16 de dezembro de 2014

10 lançamentos que movimentaram o mercado em 2014


"Doritos Loaded, Paçoquita Cremosa, B.Blend, Amazon Dash e P&G Sachet são algumas das novidades que se destacaram por serem inovadoras ou gerarem repercussão nas redes sociais."



*$:$* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 16/12/2014



O ano de 2014 ficou marcado por lançamentos da indústria de alimentos, de equipamentos tecnológicos e de produtos voltados para o social. As novidades movimentaram o mercado, chegando até a modificar a forma como os consumidores abastecem seu lar – resultado da criação do Amazon Dash.

O equipamento desenvolvido pelo e-commerce e ainda em fase de testes nos Estados Unidos foi um dos lançamentos escolhidos pelo Mundo do Marketing como destaque dos últimos 12 meses. Também repercutiram novas apresentações de produtos de marcas bem conhecidas, como o Doritos versão empanada, a Paçoquita Cremosa e o Oreo em forma de churros.

Houve ainda a entrada de companhias consagradas em novos negócios, como ocorreu com a Coca-Cola, que investiu no mercado de leite, e a Brastemp, que lançou um equipamento multibebidas, o B.blend. Conheça as 10 novidades que mais repercutiram em 2014, em ordem aleatória:

P&G Sachê para purificar água
A P&G inovou este ano ao trazer ao Brasil uma tecnologia capaz de descontaminar água. As imagens que comparam o líquido barrento e, após o tratamento, cristalino, impressionam. A novidade visa ajudar populações que enfrentam dificuldade em ter acesso a água potável. 


No país, 17,3% da população não recebem o recurso por meio da rede de abastecimento.
O P&G Sachet conta com uma tecnologia de baixo custo, apresentada em pacotinhos de quatro gramas capazes de descontaminar 10 litros de água, retirando resíduos sólidos e impurezas do líquido. O item atende às normas da Organização Mundial de Saúde e tem validade de dois anos, no Brasil.

Trata-se de um produto que não será vendido, mas dado como parte da principal ação de responsabilidade social da P&G, o Programa Água Pura Para Crianças. A tecnologia foi desenvolvida em Newcastle, Reino Unido, em parceria com o Centro de Controles de Doenças dos Estados Unidos e é uma tecnologia exclusiva da companhia.
Doritos versão empanada
Muitos brasileiros ficaram com água na boca e lamentaram o fato de o lançamento do ano de Doritos não chegar ao mercado nacional. Os tradicionais nachos ganharam uma versão empanada, que muito se assemelha a um nugget comum, com queijo derretido dentro. O salgado deve ser servido quente.


Ao menos neste primeiro momento, o produto, chamado de Doritos Loaded, só vem sendo vendido nas lojas 7-eleven dos Estados Unidos.

A ativação incluiu um caminhão com amostras grátis que circulou por cidades como Los Angeles e Miami. O salgado tem formato triangular e é vendido em caixas com quatro unidades, a US$ 1,99.
Paçoquita Cremosa
Outro lançamento foi capaz de provocar uma correria rumo aos supermercados: a Paçoquita Cremosa. Poucos poderiam imaginar que a pasta de amendoim, tão comum nos Estados Unidos, cairia nas graças dos brasileiros e se tornaria uma febre nas redes sociais. 


A maioria dos posts, entretanto, queixavam-se da dificuldade de encontrar a iguaria nos pontos de venda, o que iniciou uma verdadeira caça ao tesouro.
Quem conseguia encontrar o potinho aproveitava para expor imagens com o troféu em mãos. 

A fabricante Santa Helena explicou que o produto só estava sendo distribuído em alguns estados (São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco) e que a negociação com os mercados maiores levava um tempo até ser concluída. 

Por isso, a Paçoquita Cremosa era encontrada com mais frequência nos pontos de venda menores.
Os potes de 180 gramas têm preço sugerido de R$ 5,99, mas acabaram inflacionados pela alta procura e baixa oferta. 

No MercadoLivre, havia quem oferecesse o produto por nada menos que R$ 20,00. O site Catraca Livre chegou a marcar no Google Maps os locais que tinham o doce à venda.
Leite da Coca-Cola
Surpreendeu também a entrada da Coca-Cola no mercado de leite, com a marca Fairlife. O novo produto está restrito, ao menos neste primeiro momento, ao mercado norte-americano. 


Ele conta com 50% mais proteína e 30% menos açúcar, além de ser mais caro (o dobro do preço!) do que o leite comum. Os diferenciais são resultado de um processo de filtragem especial, que não conta com adição de elementos sintéticos.
A ordenha das vacas também é feita em fazendas familiares. Além da versão pura, haverá ainda outras opções como leite saborizado e shake rico em proteínas.  

Embora a Coca-Cola já invista há um tempo em outros segmentos das bebidas não-alcoólicas além do refrigerante, o lançamento chamou a atenção de muitas pessoas, que questionaram se a novidade teria sucesso. Houve quem considerasse o novo produto incompatível com a marca.
Manual de venda de produtos eróticos para evangélicos
A compatibilidade entre determinadas marcas e mercados inusitados, entretanto, não é exclusividade da Coca-Cola. Apesar de todos os estereótipos e preconceitos, as lojas de produtos eróticos e sensuais já perceberam a potencialidade dos consumidores evangélicos para a compra de seus produtos. Tanto é que a associação do setor, a Abeme, desenvolveu um e-book voltado especificamente para esse público.


Entre os temas abordados nos capítulos estão “Deus e o sexo”, “a Bíblia e o sexo” e “como atender a esse público”. Alguns pastores já apontam os produtos eróticos e sensuais como importantes ferramentas para a manutenção de casamentos, mas ainda existem muitas fiéis que vendem os itens às amigas de culto de forma quase clandestina, temendo represálias da Igreja. 

Nas lojas, no entanto, as crentes se mostram mais abertas a informações e ofertas do que as católicas, que continuam mais envoltas em tabus.

Amazon Dash
A Amazon inovou mais uma vez ao lançar, em algumas cidades dos Estados Unidos, um aparelho capaz de ler o código de barras dos produtos que estão acabando na dispensa de casa. A ideia é que famílias utilizem o equipamento para montar suas listas de compras com mais praticidade. 


O gadget funciona também como microfone, permitindo ao consumidor falar o alimento que deseja incluir na cesta. Por fim, basta confirmar a aquisição no computador, em que cartão de crédito do cliente já está cadastrado. As compras são entregues em casa.

As formas de utilizar o aparelho, denominado Amazon Dash, são explicitados num vídeo publicado pela empresa no YouTube. A narração é feita por uma criança, como modo de demonstrar o quão simples é o seu uso. 

O alcance da novidade ainda é restrito às cidades de San Francisco, Los Angeles e Seattle, onde o equipamento está sendo distribuído gratuitamente para pessoas convidadas. Veja o vídeo, em inglês, abaixo:
Máquina de bebidas Brastemp
A Brastemp também trouxe ao mercado um aparelho inédito, que prepara bebidas quentes, geladas ou gaseificadas, sempre a partir de cápsulas. O lançamento do B.blend acontece no momento em que a empresa comemora seus 60 anos e marca a entrada dela no segmento. 


A companhia promete expandir a variedade para 24 tipos de bebidas, como sucos, néctares, chocolates, frapês, energéticos e coquetéis sem álcool. O produto está sendo vendido pelo e-commerce, com entrega em São Paulo, podendo também ser alugado.

Ao se colocar a cápsula na máquina e apertando apenas um botão, o modo de preparo adequado é iniciado automaticamente, de acordo com cada bebida na medida e temperatura ideais, uma na sequência da outra. 

Para o lançamento, a Whirlpool firmou uma parceria estratégica de longo prazo com a Bevyz, empresa baseada na Europa, que desenvolveu a tecnologia e detém a técnica e a licença das cápsulas que serão utilizadas.

Drinkfinity
Ainda no segmento de bebidas, a PepsiCo também investiu numa forma diferente de hidratação portátil. A proposta da marca é permitir ao consumidor customizar suas bebidas de acordo com a necessidade do dia a dia. O sistema do Drinkfinity conta com um Vessel, embalagem sustentável, reutilizável e livre de bisfenol, que deverá ser abastecida com água e por pods – pequenas cápsulas com combinações de sabor e nutrientes em formas líquida e em pó.


As cápsulas, que podem ser misturadas, foram divididas em 10 sabores: grapefruit erva mate; maçã guaraná; limão gengibre; abacaxi pitaia; banana açaí; romã ameixa; camomila e cidreira; pêssego branco; mix de frutas e gengibre; e amora uva. 

As opções atendem a diferentes interesses do consumidor: mais energia, descanso, disposição e calma. Os brasileiros são os primeiros no mundo a conhecerem a bebida, que está sendo comercializada exclusivamente no e-commerce da marca.

Assista ao vídeo que apresenta a novidade:
Apple Watch
Um dos lançamentos mais aguardados pelo mercado era o dos novos gadgets da Apple, entre eles seu relógio inteligente. Embora outras marcas já tivessem apresentado suas versões, a expectativa era a de que a empresa da maçã trouxesse novidades. 


A primeira surpresa veio no nome: enquanto todos especulavam que o aparelho se chamaria iWatch, ele foi denominado de Apple Watch.

Assim como as demais opções disponíveis, o produto mira nos adeptos das atividades físicas e dos hábitos saudáveis. O aparelho não só tem contador de passos e sensor de frequência cardíaca, como mostra a previsão do tempo, exibe mapas e até atende ligações telefônicas e recebe mensagens. 

O dispositivo só é compatível com os modelos de iPhone. O aparelho também pode ser sincronizado com o iCloud e oferece as funcionalidades de GPS, acelerômetro, giroscópio e conectividade wi-fi.

Outro diferencial são as pulseiras, que podem ser trocadas pelo usuário. O relógio será vendido, a partir de 2015, por preços a partir de US$ 349,00 nos Estados Unidos.
Oreo versão churros
Outro lançamento que gerou repercussão nas redes sociais – e nas papilas gustativas – foi o Oreo na versão churros. Apesar da popularidade da iguaria no Brasil, o país pode não sentir nem o cheiro da novidade. 


O produto está exclusivo a algumas lojas de Las Vegas, nos Estados Unidos. Ele é servido de três formas diferentes, todas acompanhadas de um dip do creme branco que, no biscoito tradicional, forma o recheio.

Como criar promoções diferenciadas de fim de ano com e-mail marketing


"Oferecer dicas para presentes e benefícios como frete grátis para os clientes mais engajados de sua base são algumas das táticas possíveis para se destacar no período."



*#:#* Por Publicidade, do Mundo do Marketing | 16/12/2014



Eis que chegamos à época mais esperada do ano para o comércio online! O final do ano é sempre um momento promissor para as vendas na internet, já que as lojas virtuais são uma ótima alternativa para que o público faça suas compras sem sair de casa.

Além disso, pela internet é possível realizar pesquisas, comparar preços, buscar novidades e acessar dicas de compras. E, acredite, a esta altura do ano já tem gente pesquisando (e comprando!) muita coisa para o Natal. É exatamente por isso que este é o melhor momento do ano para fazer promoções via e-mail marketing.

Aqui, vale uma dica: é preciso inovar para ganhar a atenção do seu público. Lembre-se que nesta época ele ficará com a caixa lotada de e-mails promocionais, então assegure-se de enviar mensagens com algum atrativo extra. Não sabe como? Veja neste post dicas de como criar promoções para e-mail marketing diferenciadas e irresistíveis.

A regra número um para criar uma promoção diferenciada é não fazer apenas um tipo de e-mail promocional. Estruture campanhas diferentes para cada segmento da sua base de contatos e aumente suas taxas de abertura e conversão. 

Se você os segmenta por nível de engajamento, pode preparar uma campanha com cupom de desconto para os contatos mais engajados ou, que tal para aqueles que compartilharem seu e-mail?

Com o AKNA E-mail Marketing você pode estreitar mais este relacionamento, pois com o “Relatório Consolidado de Estatísticas por Fidelidade” identifica-se os clientes fiéis, sendo aqueles que mais interagem com os seus e-mails, e, assim, pode-se dar um mimo extra como frete grátis ou uma embalagem de presente inclusa a eles.

Além de mensagens de promoções, envie também dicas de compra de acordo com o histórico de interação desses clientes. O que eles já compraram ou pesquisaram em sua loja? Você pode fazer um desconto especial nesses produtos, ou mesmo naqueles que já foram abandonados no carrinho.

Campanhas para segmentos de gênero, idade e região também são muito bem vindas. Você pode brincar com os homens, oferecendo uma ajudinha na compra de presentes para mãe, filhas, esposa e sogra. 

Pode também lembrá-los do Natal com bom humor, alertando para o perigo dos shoppings lotados e até mesmo oferecendo uma consultoria especial para as compras. Envie dicas de presentes para “amigo secreto” e colegas de trabalho, enfim, aqui vale toda a sua criatividade!

Baixe aqui um guia completo com mais dicas para ações de e-mail marketing neste fim de ano.