Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Nova plataforma do Itaú vai permitir pagar e receber pelo celular

= =---____---------   ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::__________---------   -----------____---= =

Serviço de pagamento e transferência digital será disponibilizado para consumidores a partir de julho deste ano e concorrerá com aplicativos como PicPay.
= =---____---------   ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::__________---------   -----------____---= =
Por Thiago Lavado, G1 

Postado em 13 de maio de 2019 às 19h00m 

GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
Itaú anuncia plataforma de pagamento e transferências digitais — Foto: Nacho Doce/Reuters 
Itaú anuncia plataforma de pagamento e transferências digitais — Foto: Nacho Doce/Reuters

O Itaú anunciou nesta segunda-feira (13) a criação de uma plataforma de carteira digital gratuita, que se chamará Iti. Atualmente em fase de testes, o Iti será disponibilizado para o público a partir de julho.

A ideia é um sistema digital para pagamentos e transferências sem a necessidade de um banco, mais parecido com uma carteira virtual. O serviço não é voltado somente para clientes do Itaú, mas para qualquer pessoa. Segundo Livia Chanes, diretora do Iti, mesmo pessoas sem conta em banco poderão baixar e utilizar o app.

Veja algumas das funcionalidades anunciadas:
  • Para colocar dinheiro numa conta do Iti, o cliente pode utilizar cartão de crédito de qualquer banco, boleto bancário ou transferência;
  • O cadastro não precisa de submissão de documento nem de comprovação de renda. Apenas CPF, nome, nome da mãe (para evitar homônimos) e uma selfie;
  • O cliente não precisa ser bancarizado, nem mesmo ter conta no Itaú;
  • Pagamentos podem ser feitos por transferência e código QR;
  • Comerciantes poderão receber também usando um código, disponível em um celular, uma tela, ou até impresso;
  • Para os contatos que estão na agenda do celular, e também possuírem conta na plataforma, a transferência será facilitada. Entre contas do Iti, as transferências serão gratuitas;
  • Libera a transferência por meio de cartão de crédito. Se um cliente tem um cartão cadastrado no Iti e quer transferir para um amigo, pode fazer essa cobrança no cartão;
  • Os executivos afirmaram que há conversas com as operadoras de telefonia para disponibilizar o uso do aplicativo sem consumo de dados para o cliente;
  • O usuário poderá fazer saques, primeiro em caixas 24h, por meio da geração de um código. A princípio esse serviço será livre de taxas, até o final do ano.
A executiva afirmou que não há um plano de integração do Iti com outras plataformas — serviços de mensagem como o WhatsApp, por exemplo. Existe um portal de desenvolvedores atualmente, mas com uso restrito para plataformas de automação do varejo, por enquanto, disse Chanes.

De acordo com a executiva, até mesmo a criação de um cartão físico, vinculado ao Iti, está nos planos futuros.

O Iti é diferente de outros serviços de pagamento digital, como Apple Pay e Google Pay, que funcionam vinculados necessariamente a um cartão de crédito e dependem do uso de maquininha.

Esse modelo de pagamentos e transferências, com base em códigos QR, é muito comum na China, onde a tecnologia permitiu à população pular os pagamentos em cartão de crédito, indo do dinheiro para o digital.

Um exemplo é o uso de pagamentos na plataforma WeChat, espécie de WhatsApp da China, que conta também com uma carteira digital para transferência e pagamentos. Por conta desse sistema, é facilitado para consumidores na China comprar comida em barracas na rua, por exemplo.

Apesar disso, segundo Chanes, o aplicativo foi desenhado para resolver os problemas do Brasil. Nossa decisão não foi nos espelhar no que já existe nesse mercado no país, não pode ser comparado com o que pode ser disponibilizado e testado no Brasil, afirmou.

A concorrente Cielo já havia lançado, no final do ano passado, um sistema de pagamento via código QR, que poderia ser usado para realizar pagamentos em outras carteiras digitais, como PicPay. Questionado sobre a baixa adesão a essa forma de pagamento no Brasil, Márcio Schettini, diretor geral do banco Itaú, afirmou que "nenhuma das soluções do mercado tem a abrangência que nós propusemos ter o Iti".

Sem maquininha para as lojas
A solução também conta com uma interface para uso por comerciantes no varejo. De acordo com Chanes, será possível para lojistas usar o aplicativo para receber pagamentos, sem a necessidade de cartão de crédito ou maquininha.

Um comerciante pode receber pagamentos pelo Iti gerando um código QR em um celular ou disponibilizando um código impresso para os consumidores, por exemplo. O serviço não terá mensalidade e nem necessitará de maquininha.

Nesse método de pagamento, o comerciante paga 1% como taxa pela transferência e recebe o dinheiro na hora, independente do horário em que a transação tenha sido feita. Mesmo que o cliente pague com cartão de crédito vinculado ao Iti, o dinheiro cairá na hora na conta do lojista.

Máquinas da Rede, que também é do Itaú, receberão uma função para gerar os códigos QR para receber pagamentos também. É um serviço a mais disponibilizado pela máquina da Rede, disse Marcos Magalhães, presidente da Rede, que afirmou não acreditar que os dois serviços competirão entre si.

O banco não revelou o quanto investiu para desenvolver o Iti, mas afirmou que a quantia é grande e que tem mais de 300 pessoas trabalhando no projeto há pelo menos um ano.

Como remover o perfil do Facebook Dating?

= =---____---------   ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::__________---------   -----------____---= =

Blog também tira dúvidas sobre como proteger a conta do WhatsApp contra clonagem e se é seguro adicionar um segundo HD no MacBook Pro.
= =---____---------   ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::__________---------   -----------____---= =
Por Ronaldo Prass 
Programador e professor de linguagens de programação 

Postado em 13 de maio de 2019 às 17h35m 
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013


(Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, utilize o espaço para comentários abaixo e escreva sua pergunta)

Como remover o perfil no Facebook Dating?
Oi, Ronaldo! Apareceu no meu Facebook o recurso semelhante ao Tinder para marcar encontros. Eu fui ver como funcionava mas não quero manter um perfil ali. Como eu faço para excluir essa conta sem ter que sair do Facebook? — Marcos

Olá, Marcos! O Dating é uma extensão do Facebook, que pode ser desabilitada sem que seja necessário apagar o perfil no Facebook. Para excluir a conta no Dating, siga os passos descritos abaixo:
  • Abra o aplicativo do Facebook, toque no ícone no formato de "três linhas" para abrir o menu de opções;
  • Toque o ícone do Dating para acessar as suas configurações;
  • Toque o atalho posicionado no canto superior direito da tela e localize a opção "Excluir perfil";
  • Confirme a exclusão do perfil;
Pronto! Esse procedimento removerá todos os vestígios do perfil no recurso de encontros do Facebook.
Nova função do Facebook, Dating é uma extensão de encontros semelhante ao Tinder. — Foto: Divulgação 
Nova função do Facebook, Dating é uma extensão de encontros semelhante ao Tinder. — Foto: Divulgação 

Como proteger a conta do WhatsApp contra clonagem?
Olá, Ronaldo! Eu recebi um alerta sobre um novo golpe em que os criminosos estão clonando as conta no WhatsApp para pedir dinheiro aos amigos da vítima. Tem como evitar ter a conta do WhatsApp clonada? — Rogério

Olá, Rogério! A fraude que envolve o roubo da conta no WhatsApp é conhecido como SIM swap. O golpe consiste em redirecionar a linha para o celular dos golpistas. Em alguns casos comprovados no Brasil, houve a colaboração de funcionários da operadora de telefonia.

Esse procedimento não requer o emprego de técnicas avançadas, pois ele é uma rotina administrativa realizada nas lojas autorizadas para os casos de portabilidade, perda do chip, etc. Mas se torna um problema quando é realizado de maneira maliciosa visando facilitar alguma fraude.

Para proteger a sua conta, o ideal é habilitar a autenticação de duas etapas, informar uma conta de e-mail que não permita a redefinição da senha através do código de SMS. É recomendável monitorar constantemente o sinal da disponibilidade da rede de telefonia, e o funcionamento do aplicativo.

É seguro adicionar um segundo HD no MacBook Pro?
Eu substitui o HDD do meu MacBook Pro por um SSD e estou pensando em remover o gravador de DVD pelo HDD antigo em vez de usá-lo como mídia externa. Isso é seguro? — Sandro
Olá, Sandro! Antes de fazer essa alteração você precisa levar em consideração que o equipamento ficará sem o leitor de DVD.

Muitos usuários abandonaram esse tipo de mídia. Se ele não é útil para você, a sua ideia faz sentido. Usar o HDD que sobrou como um disco dedicado aos arquivos e mantê-lo instalado dispensa ter que carregá-lo num dispositivo externo e também libera uma porta USB.

É um procedimento seguro, mas pode aumentar minimamente o consumo de carga da bateria.