=======.=.=.= =---____--------- ---------____------------____::_____ _____= =..= = =..= =..= = =____ _____::____--------------______--------- -----------____---.=.=.=.= ====
Decisão foi tomada para diminuir preocupações sobre impacto na estabilidade de economias ao redor do mundo.===+===.=.=.= =---____--------- ---------____------------____::_____ _____= =..= = =..= =..= = =____ _____::____-------------______--------- ----------____---.=.=.=.= +====
Por Reuters
Postado em 27 de novembro de 2020 às 19h40m
*.- Post.N. -\- 3.890 -.*
Criptomoeda libra pode ser lançada em janeiro, segundo jornal. — Foto: Dado Ruvic/Reuters
A criptomoeda libra do Facebook está pronta para ser lançada em janeiro, informou o jornal Financial Times nesta sexta-feira (27), citando três fontes envolvidas no projeto.
A Libra Association, sediada em Genebra, que emitirá e administrará a libra, planeja lançar uma única moeda digital lastreada em dólar, disse o jornal, citando uma das fontes.
A mudança representaria uma redução nas ambições do projeto em resposta a uma reação regulatória e política.
A libra, anunciada pelo Facebook no ano passado, foi modificada depois que reguladores e bancos centrais de todo o mundo levantaram preocupações de que a moeda poderia perturbar a estabilidade financeira.
A Libra Association, da qual o Facebook é um dos 27 membros, está buscando o sinal verde do regulador dos mercados da Suíça para emitir diversas "stablecoins" lastreadas em moedas tradicionais individuais, bem como um token baseado em "stablecoins" indexado a moedas.
Os "stablecoins" são projetados para evitar a volatilidade típica das criptomoedas, como o bitcoin, tornando-os, em teoria, mais adequados para pagamentos e transferências de dinheiro.
No entanto, de acordo com o novo plano do órgão, outras moedas lastreadas em moedas tradicionais, assim como o composto digital, seriam introduzidas em uma data posterior, disse o Financial Times.
A Libra Association não respondeu imediatamente a um pedido de comentários. A FINMA, o regulador suíço, não elaborou além de um comunicado em abril confirmando o recebimento do pedido da Libra para uma licença de pagamento.
------++-====-----------------------------------------------------------------------=================---------------------------------------------------------------------------------====-++------