Total de visualizações de página

domingo, 4 de outubro de 2015

Perfil detalhado da Nova Classe Média brasileira

"Parcela em ascensão na população conserva como características a busca por qualidade de produtos e bom atendimento."


*.=.* Por Fonte:Mundo do Marketing

Gipope-Marketing

Perfil detalhado da Nova Classe Média brasileira

A chamada Nova Classe Média é formada por pessoas que obtiveram um crescimento de renda nos últimos anos e migraram da classe D para a C. É formada principalmente pelos negros, que representam 73% do total, com 53 milhões de pessoas. 

A grande maioria (55%), é jovem na faixa dos 18 aos 30 anos de idade e a massa de renda da classe é encabeçada principalmente pelas mulheres. O Sudeste tem a maior proporção de pessoas na Classe C, com 46,1%, seguido Nordeste (22,2%); do Sul (16,4%); do Centro-Oeste (8,4%) e do Norte (6,9%).

A classe emergente já representa a maior parte dos usuários de serviços financeiros e ampliação do crédito. Mais de 50% usam conta corrente, contra 15% da classe baixa e 33% da classe alta. 

O cartão de crédito é utilizado por 51% da classe média, 14% da baixa e 35% da alta. A previdência privada também é prioridade da classe emergente: 45% dela usam o serviço, contra 12% da baixa e 43% da alta.

Uma das principais características da Classe C é o seu positivismo com relação ao futuro. Segundo o estudo Vozes da Classe Média, do Instituto Data Popular, com relação a sua confiança no Governo, a população acredita que a educação (70%) e a saúde (75%) são as principais responsabilidades do Estado. 

Do total de pessoas, 67% acreditam que o voto pode melhorar a política brasileira. A classe média também se revela otimista: seis em cada 10 brasileiros acreditam que sua vida melhorou. 

Do total de entrevistados no estudo, 59% acham que vivem melhor; 35% igual e 6% acreditam viver pior. Já 81% acham que a situação melhorará no próximo ano.