Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de março de 2016

Veja qual largura do canal usar no roteador para melhorar o Wi-Fi

<<>--------------                    -------------____--__  _============____--_____-------------                    ---------------.>>
por
Para o TechTudo
09/03/2016 06h00 - Atualizado em 09/03/2016 06h00
Postado em 11 de março de 2015 às 21h30m


A largura do canal do roteador, ou a bandwidth, como também é conhecida, pode ser de 20 MHz ou 40 MHz. A configuração depende de algumas especificações e dos dispositivos conectados, e pode ajudar a melhorar o desempenho e a velocidade do Wi-Fi. 

Locais para posicionar o roteador e melhorar o sinal Wi-Fi
Confira abaixo qual o papel da largura do canal, em que situações é melhor usar a configuração de 20 MHz ou 40 MHz e como fazer a troca no roteador. Entenda como tudo funciona e garanta o melhor desempenho para sua rede Wi-Fi.
20 MHz ou 40 MHz? Veja qual a melhor largura para seu roteador (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)
20 MHz ou 40 MHz? Veja qual a melhor largura para seu roteador 
(Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Entendendo canais e largura
Uma frequência é dividida em canais. A banda de 2,4 GHz, por exemplo, possui 14 canais, um a cada 5 MHz, começando do 2412 MHz. Cada um desses canais tem 22 MHz de largura, valor que determina a capacidade de transferência de dados. Isto é, um canal com largura de 22 MHz tem disponibilidade de enviar informações dentro desse espectro.

Como é possível ver no esquema abaixo, os canais se sobrepõem em certas faixas de frequência. Tomando como exemplo o canal 6, pode-se perceber que abrange frequências usadas também pelos canais 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9 e 10.
Esquema de canais da frequência de 2,4 GHz (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)
Esquema de canais da frequência de 2,4 GHz 
(Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

Essa sobreposição gera interferência, o que resulta em lentidão. Em outras palavras: quanto mais largo um canal for, maior sua capacidade de transferência, porém o nível de interferência de outros canais também irá aumentar.

Que largura escolher
Na frequência de 2,4 GHz, prefira deixar o bandwidth em 20 MHz. Isso porque essa banda já sofre muita interferência de outros dispositivos, conforme já explicado neste tutorial. Assim, usar largura de 40 MHz pode comprometer o desempenho da rede e fazer o sinal Wi-Fi ficar muito fraco.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

Se seu roteador é dual band e opera na faixa de 5 GHz, deixar o canal em 40 MHz é uma boa opção. Como quase nenhum dispositivo trabalha na mesma banda, a interferência será quase nula e você dobrará a capacidade do fluxo de dados.
Roteadores dual band são os mais indicados para operarem com canal de 40 MHz (Foto: Elson de Souza/TechTudo)
Roteadores dual band são os mais indicados para operarem com 
canal de 40 MHz (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Compatibilidade
Outro fator a se considerar na escolha da largura é a compatibilidade com os dispositivos. Nem todo aparelho suporta canais de 40 MHz. Assim, se você tem um tablet que só opera em 20 MHz e seu roteador está configurado como 40 MHz, o aparelho não conseguirá receber o sinal Wi-Fi.

O manual do dispositivo deverá fornecer a informação de quais larguras suporta. Em todo caso, uma alternativa é ativar a compatibilidade para todas as larguras de canal. Isso fará com que os gadgets usem automaticamente a maior largura compatível.

Como trocar
Agora que você já sabe quando escolher a largura do canal de 20 MHz ou 40 MHz, veja como alterar a configuração do roteador. O modelo usado neste tutorial é o Sagemcom F@st 2704N, mas o procedimento se aplica a qualquer fabricante, sem praticamente nenhuma diferença.

Qual é o melhor canal de roteador wireless? Comente no Fórum TechTudo
Passo 1. Para entrar nas configurações do roteador, digite seu IP na barra de endereço do navegador. Siga os passos adiante caso você não saiba o código ou pule para o passo 5 se já souber o IP;

Passo 2. Digite “cmd” na caixa de pesquisa do Menu Iniciar e clique no executável que aparecerá em “Programas”;
Prompt de comando do Windows no menu Iniciar (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Prompt de comando do Windows no menu Iniciar 
(Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Digite o comando “ipconfig” e dê Enter;
Comando ipconfig digitado no prompt do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Comando "ipconfig" digitado no prompt do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Clique com o botão direito do mouse e entre em “Marcar”. Selecione o número que aparece em “Gateway Padrão” e dê um “Ctrl + C” para copiar;
Número do Gateway Padrão do roteador Wi-Fi destacado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Número do Gateway Padrão do roteador Wi-Fi destacado 
(Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Cole (ou digite) o número na barra de endereço do navegador e dê Enter. No pop-up que será aberto, insira nome e senha do roteador. Na maioria dos roteadores, o padrão de fábrica é “admin” nos dois campos. Se não funcionar, consulte o site da fabricante ou veja a informação na traseira do roteador. Preenchidos os campos, clique em “Fazer login”;
Caixa de autenticação para acesso às configurações do roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Caixa de autenticação para acesso às configurações do roteador 
(Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. No menu do roteador, clique em “Sem fio” (ou “Wireless”);
Tela principal de configuração do roteador, com menu Sem fio em destaque (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Tela principal de configuração do roteador, com menu 
"Sem fio" em destaque (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. Um menu será expandido com a opção “Avançado” (ou “Advanced”), que deve ser clicada. Localize “Bandwidth” e escolha a opção 20 MHz ou 40 MHz;
Indicações para menu Avançado e recurso de largura do canal (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Indicações para menu "Avançado" e recurso de largura do canal 
(Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 8. Pressione o botão “Aplicar/Salvar”.
Destaque para botão de salvar mudança da largura do canal do roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Destaque para botão de salvar mudança da largura do canal 
do roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Pronto, você alterou a largura do canal do seu roteador.

Microsoft acena com licenças gratuitas às empresas que migrarem de Oracle

<<>---------------------------____--__  _============____--_____----------------------------.>>
Ana Rita Guerra, 
2016/03/11, 07:16
Postado em 11 de março de 2016 às 09h40m


microsoft-datacentre-e1391694243762-650x250
A Microsoft não vai fazer por menos. No evento “Data Driven”, em Nova Iorque, a tecnológica anunciou um novo programa de incentivos para os usuários que trocarem Oracle pelo SQL Server 2016: licenças gratuitas. A iniciativa é intitulada “Break free from Oracle.”

O anúncio foi feito pelo executivo da Microsoft Judson Althoff, que disse que os sistemas de bases de dados da Oracle são “quase 12 vezes mais caros” em comparação com o SQL Server 2016. Em troca, a Microsoft pede às empresas que subscrevam o programa Software Assurance.


“Se vocês estiverem dispostos a migrarem da Oracle, vamos dar-vos licenças gratuitas de SQL Server para que o possam fazer”, revelou o executivo no evento. “Tudo o que têm de fazer é ter um acordo de Software Assurance com a Microsoft. Se estiverem dispostos a fazerem esta jornada connosco até ao final de junho, vamos ajudar-vos e investir nos custos da migração, pôr engenheiros no terreno para vos ajudar a migrarem da Oracle.”

É uma medida arrojada, que está detalhada no site da Microsoft. “O SQL Server lidera a indústria em segurança, desempenho e preço”, afirma a empresa. “E queremos provar que não há igual”, explica, caracterizando as soluções da Oracle como “caras”, com planos de preços “frustrantes” e add-ons “surpresa.”

Ainda ontem, o vice-presidente da divisão de dados da gigante, Joseph Sirosh, fez uma publicação extensa no blog da Microsoft sobre o SQL Server 2016, dizendo que foi desenvolvido para que as empresas estejam um passo à frente da disrupção.

No evento “Data Driven”, Althoff também garantiu que a oferta que a Microsoft está fazendo é completa, isso e, com analítica avançada e business intelligence incluídos.

O CEO Satya Nadella apresentou vários casos de clientes e disse que a Microsoft está construindo uma plataforma digital profunda e abrangente. “Esta plataforma vai ajudar todos os negócios a tornarem-se em negócios de software, dados e inteligência. Essa é a nossa visão.”