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domingo, 1 de dezembro de 2013

Black Friday: Extra, PontoFrio e Submarino lideram ranking de queixas



"ReclameAqui está monitorando em tempo real as reclamações dos consumidores. Usuários criam Tumblr apontando falhas e preços maquiados em diversas lojas."




#.*||*.# Por Bruno Garcia || 29/11/2013



A Black Friday ainda está pela metade, mas algumas marcas já estão em destaque como campeãs de queixas na web: Extra, PontoFrio e Submarino lideram o ranking no ReclameAqui, que está monitorando em tempo real as postagens dos usuários. 

Até as 18:35 desta sexta-feira, dia 29, os três e-commerces estavam com 426, 311 e 304 reclamações cadastradas na plataforma. Americanas.com e CasasBahia aparecem nas posições seguintes, com 194 e 140 queixas iniciadas. Somando todas as questões envolvendo o Black Friday, o ReclameAqui contabiliza uma nova entrada a cada 25 segundos.

Nas primeiras seis horas, as três primeiras colocadas eram Extra, PontoFrio e CasasBahia. Apesar do índice, as lojas mais citadas pelo Reclame Aqui são também as com melhor reputação. Extra, PontoFrio e Casas Bahia têm reputação regular, com mais de 75% de solução nas reclamações postadas nos últimos 12 meses. Americanas.com e Submarino por sua vez, têm reputação ótima, com índice de solução de casos de 91% e 89,1% cada.

Em nota, Extra, CasasBahia e PontoFrio reafirmam o seu compromisso com o bom atendimento. As lojas virtuais declaram que "as ofertas divulgadas na promoção Black Friday são legítimas e que os sites disponibilizam páginas exclusivas para que os clientes naveguem em produtos participantes dessa promoção. 

As empresas também oferecem na página de cada produto participante da Black Friday, identificados pelo selo, o Descontômetro, ferramenta que possibilita o cálculo da economia em compras durante o evento, divulgando o histórico de preço daquele produto, em reais. Além disso, as companhias estão com suas Centrais de Relacionamento com o cliente ativas durante as 24 horas do evento", diz a nota.

E-consumidores criam Tumblr para apontar falhas

Os e-consumidores criaram um blog na plataforma Tumblr para denunciar erros nas lojas virtuais, descontos maquiados e produtos com preços equivocados. O Friday Fiasco traz imagens e indicações postadas pelos próprios usuários. Entre as publicações, destacam-se ofertas "inusitadas", como uma agenda de 2011 em promoção no Walmart, cobrança de frete irregular no Shoptime e problemas no check out em diversas lojas. 

Em alguns casos, produtos estão sendo indicados com descontos de R$ 0,10, como o DVD Meu Malvado Favorito: de R$ 99,90 por R$ 99,80 no PontoFrio. 

Os problemas de acesso aos sites participantes também são frequentes: Vivo, Submarino e Americanas são algumas das lojas onde o acesso aos links das promoções estão difíceis. Há também as reclamações sobre preços que foram reajustados nas últimas semanas. 

MagazineLuiza, Leader e Kabum são algumas das citadas no Friday Fiasco. Para escolher uma forma de pagamento, alguns consumidores também encontram dificuldades: o Extra, por exemplo, é acusado de retirar do ar a opção de boleto bancário. 

Conteúdo atualizado as 18:40 do dia 29 de novembro de 2013.
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