Total de visualizações de página

domingo, 21 de agosto de 2016

Sétima geração de processadores da Intel poderá rodar games em 4K


Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

19/08/2016 06h00 - Atualizado em 19/08/2016 06h00
Postado em 21 de agosto de 2016 às 21h35m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
A Intel anunciou que os processadores da sétima geração, a serem lançados nos próximos meses, poderão ter capacidade de rodar vídeos e jogos em 4K sem dificuldade. Os novos Core i3, i5 e i7, além dos mais modestos Pentium e Celeron, serão desenvolvidos a partir da arquitetura Kaby Lake, sucessora da Skylake (sexta geração) atual.
 
Processadores Atom da Intel têm fim anunciado; entenda o que muda
A promessa de 4K via CPU foi feita por Brian Krzanich, CEO da Intel, durante um fórum de desenvolvedores anual organizado pela empresa nos Estados Unidos. 

Em relação aos processadores da Intel, a performance gráfica sempre foi um ponto fraco: quem precisa de recursos gráficos mais avançados, seja para entretenimento ou para trabalho, precisa optar por uma placa de vídeo dedicada da NVIDIA ou da AMD.
Intel demonstrou Overwatch rodando em 4K sem a necessidade de placa de vídeo dedicada (Foto: Divulgação/Blizzard)
Intel demonstrou Overwatch rodando em 4K sem necessidade de placa dedicada (Foto: Divulgação/Blizzard)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

O jogo de tiro Overwatch, sucesso recente da Blizzard, foi usado em uma demonstração das capacidades das novas GPUs embarcadas da Intel. No palco, o game foi demonstrado rodando em 4K em um computador da Dell.

Entretanto, informações sobre as configurações do jogo, que poderiam lançar luzes sobre alguns sacrifícios em termos de fidelidade gráfica para atingir a alta resolução, acabaram omitidas.

As novas GPUs terão aceleramento via hardware para decodificar vídeo em resolução 4K, tornando-as opções viáveis para quem pretende ter no PC uma central de mídia eficiente e habilitada para curtir filmes e séries em alta resolução.
Apesar da promessa da Intel, é importante considerar a possibilidade de games em 4K com os novos processadores com um pouco de ceticismo: Overwatch não é um game muito exigente do ponto de vista gráfico e, em termos de realidade virtual, os jogadores continuarão precisando de placas de vídeo avançadas da AMD ou Nvidia. 

Esse detalhe aponta para a possibilidade de que os processadores Intel tenham performance para rodar jogos mais simples em 4K.

Os primeiros notebooks com processadores de sétima geração da Intel deverão ser conhecidos a partir de setembro de 2016, junto ao calendário de lançamentos da IFA, na Alemanha.

Via PC World

AMD divulga mais detalhes da CPU Zen que promete competir com Intel


João Kurtz
por
Para o TechTudo

19/08/2016 07h00 - Atualizado em 19/08/2016 07h00
Postado em 21 de agosto de 2016 às 20h25m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
A AMD revelou novos detalhes sobre sua a nova arquitetura Zen. O processador, que deve ser lançado no início de 2017, promete ser capaz de competir com os melhores chips da Intel.

Uma demonstração feita em São Francisco, EUA, na quarta-feira (17), pela fabricante comparou os dois componentes e revelou que o Zen é tão rápido quanto um Core i7 da concorrente, contrariando testes de benchmark anteriores que previam que o novo modelo empataria com um chip Haswell.

Processador Zen e mais: saiba tudo que a AMD anunciou na Computex 2016
O Zen é composto de um núcleo de computação x86, com um novo tipo de branch prediction, caches de micro-operações mais eficientes e uma janela de instruções mais abrangente. A taxa de transferência é alimentada por informações de fora da memória através de pre-fetching e uma hierarquia de memória cache nova com 8 MB de l3 cache, sem aumentar o uso de energia.
Novo chip da AMD é tão rápido quanto placas Core i7 da rival Intel (Foto: Divulgação/AMD)
Novo chip da AMD é tão rápido quanto placas Core i7 da rival Intel (Foto: Divulgação/AMD)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

O Zen possui arquitetura SMT, que garante altas taxas de transferência, um sistema de cache com baixa latência, é capaz de alcançar 40% a mais de instruções por ciclo de clock em relação à geração anterior de núcleos, possui oito núcleos e 16 threads em plataforma AM4.

Por enquanto, dois CPUs usando o novo chip foram anunciados. O Summit Ridge, uma versão para desktops, e o Naples, criado para servidores. A expectativa é que sejam lançados no início de 2017, mas não há informações sobre uma data específica ou preço final. Alguns clientes prioritários devem receber o chip ainda em 2016 para testes.
O evento da AMD mostrou um Summit Ridge rodando games em 4K, além de óculos de realidade virtual equipados com o chip e um Radeon RX 480. Também foram demonstradas workstations usando o Summit Ridge e placas Radeon Pro Duo.

A comparação de desempenho entre o Zen e chips da Intel foi importante porque ajudou a confirmar a potência da nova arquitetura. A demonstração ocorreu entre um Summit Ridge e um Intel Broadwell-E Core i7-6900K, com ambos rodando a 3 GHz.

O teste mostrou que o Zen é tão rápido quanto o chip rival. O resultado foi positivo para a AMD, pois testes de benchmark antigos previam que seu chip seria tão bom quanto chips Haswell, uma arquitetura antiga da Intel anterior ao Broadwell.