por Filipe Garrett
Para o TechTudo
19/08/2016 06h00 - Atualizado em 19/08/2016 06h00
Postado em 21 de agosto de 2016 às 21h35m
A Intel anunciou que os processadores da sétima geração, a serem lançados nos próximos meses, poderão ter capacidade de rodar vídeos e jogos em 4K sem dificuldade. Os novos Core i3, i5 e i7, além dos mais modestos Pentium e Celeron, serão desenvolvidos a partir da arquitetura Kaby Lake, sucessora da Skylake (sexta geração) atual.
Processadores Atom da Intel têm fim anunciado; entenda o que muda
A promessa de 4K via CPU foi feita por Brian Krzanich, CEO da Intel, durante um fórum de desenvolvedores anual organizado pela empresa nos Estados Unidos.
Em relação aos processadores da Intel, a performance gráfica sempre foi um ponto fraco: quem precisa de recursos gráficos mais avançados, seja para entretenimento ou para trabalho, precisa optar por uma placa de vídeo dedicada da NVIDIA ou da AMD.
Intel demonstrou Overwatch rodando em 4K sem necessidade de placa dedicada (Foto: Divulgação/Blizzard)
O jogo de tiro Overwatch, sucesso recente da Blizzard, foi usado em uma demonstração das capacidades das novas GPUs embarcadas da Intel. No palco, o game foi demonstrado rodando em 4K em um computador da Dell.
Entretanto, informações sobre as configurações do jogo, que poderiam lançar luzes sobre alguns sacrifícios em termos de fidelidade gráfica para atingir a alta resolução, acabaram omitidas.
As novas GPUs terão aceleramento via hardware para decodificar vídeo em resolução 4K, tornando-as opções viáveis para quem pretende ter no PC uma central de mídia eficiente e habilitada para curtir filmes e séries em alta resolução.
Esse detalhe aponta para a possibilidade de que os processadores Intel tenham performance para rodar jogos mais simples em 4K.
Os primeiros notebooks com processadores de sétima geração da Intel deverão ser conhecidos a partir de setembro de 2016, junto ao calendário de lançamentos da IFA, na Alemanha.
Via PC World