Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Algar Telecom lança Cidade Conectada


Mafalda Freire, 
2016/12/16, 11:00 
Postado em 16 de dezembro de 2016 às 23h55m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
 
A Algar Telecom lançou o projeto Cidade Conectada, cujo objetivo é articular o ecossistema de inovação e empreendedorismo em prol de soluções que resolvam os problemas vividos atualmente nas cidades, trazendo informações e serviços ao cidadão e proporcionando, ao mesmo tempo, mais eficiência e transparência na administração pública.

Nosso objetivo é resolver problemas típicos enfrentados pelos cidadãos e para isso contamos com um conjunto de soluções que inclui desde dispositivos de identificação e de informação para o cidadão, depósitos de coleta de resíduos tecnológicos a bueiros inteligentes que possibilitam a prevenção de enchentes, entre outros, informou, em comunicado, Jean Borges, presidente da Algar Telecom.


Essas iniciativas são fruto da colaboração entre várias universidades, institutos de pesquisa e desenvolvimento, startups e grandes empresas, como Nokia, C.E.S.A.R., PromonLogicalis, Universidade Federal de Uberlândia, dentre outros. As mesmas serão instaladas como protótipos no Granja Marileusa, bairro planejado de Uberlândia homologado como micro polo tecnológico municipal mas deverão ser replicadas em outras localidades.

Algumas das iniciativas da Cidade Conectada já estão sendo testadas desde dia 14 de dezembro e outras só estarão disponíveis a partir de janeiro de 2017:

Easybus (parceria com Universidade Federal de Uberlândia)
Sistema embarcado nos ônibus que verifica e reporta em tempo real a lotação e o fluxo de passageiros nos veículos públicos, por meio de tecnologias de vídeo analysis. Por meio do Easybus é possível prever a necessidade de transferir, em momentos de grande lotação, ônibus de outras linhas que estejam mais vazias para atender melhor a população.

City Totem (parceria com Nokia e C.E.S.A.R.)
Totem fixo que tem como objetivo oferecer interface de acesso entre o cidadão e a cidade. Tem como principais funcionalidades: chamada de atendimento ao cidadão, publicidade dinâmica e estática, vitrine virtual de produtos, entre outros.

My ID (parceria com Nokia e C.E.S.A.R.)
Sistema que permite a identificação de pessoas por meio de smartphones, wereables e tags (NFC ou RFID) tendo como principal característica o reconhecimento das pessoas independente do gadget utilizado. A identificação também poderá ser utilizada para pagamento de compras e acesso à locais como edifícios comerciais, hospitais, dentre outros.

IoT Maker (parceria com Ioton)
Plataforma que reúne APIs, serviços de telecomunicações (chips, mensagens, dados, voz, etc), plataformas de telecomunicações (OCS, URA etc) e ferramentas de desenvolvimento para que pessoas e empresas criem e compartilhem soluções para cidades inteligentes. As aplicações desenvolvidas estarão disponíveis em um Market Place. Sensores e atuadores estão sendo desenvolvidos pelo parceiro e estão contemplados na entrega do protótipo.

E-pontos (parceria com New360 e Fabrimax)
Lixeiras para coleta de resíduos tecnológicos, que possuem sensores que medem o volume de lixo descartado e o espaço restante na lixeira. O lixo descartado dará pontos para a pessoa que o descartar, sendo que os pontos podem ser convertidos em prêmios.

Centro de Controle do Bairro Conectado
Este ambiente está focado na gestão estratégica e operacional de todas as inovações que serão instaladas nas ruas do bairro Granja Marileusa. Será utilizada a Plataforma de IoT Eu.Gênio, da PromonLogicalis, que foi desenvolvida em padrões abertos e hospedada em nuvem privada e está disponível na modalidade de serviço – o que torna o desenvolvimento de aplicações para a Internet das Coisas acessível para empresas e órgãos do governo dos mais variados portes e perfis, sem a necessidade de altos investimentos em infraestrutura.

Bueiros inteligentes (parceria com PromonLogicalis)
Os bueiros inteligentes, que utilizam tecnologia M2M e Ultrassônico, são compostos por um ecofiltro (cesta) que se encaixa aos bueiros já existes. Será monitorado, em tempo real, o volume de resíduos retido por estes.

Além disso, o bueiro cruza a informação do volume de resíduos já existentes com a previsão do tempo e um sensor de ambiente, que é capaz de predizer, principalmente em períodos de chuvas, a possibilidade de alagamento de determinadas regiões, o que possibilita manutenções preventivas. A mesma tecnologia será utilizada nas lixeiras do bairro. Essa é uma das soluções que estará disponível em janeiro de 2017.

Balão de conectividade (parceria com PromonLogicalis)
Desenvolvido em parceria com a Altave (empresa criadora do balão), a solução permite levar conectividade a regiões ermas, com pouco acesso disponível pelos meios convencionais, ao replicar e expandir o alcance de conexões via fibra, redes celulares ou PLC (powered line communication). O balão é equipado com rádios Wi-Fi e LoRa, permitindo a cobertura de grandes áreas e tornando viável a conexão de grandes volumes de sensores. Essa é uma das soluções que estará disponível em janeiro de 2017.

Aliança de redes ngena fecha parceria na América Latina


Ana Rita Guerra, 
2016/12/16, 15:00
Postado em 16 de dezembro de 2016 às 23h40m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

A ngena (Next Generation Enterprise Network Alliance) está ampliando suas parcerias e chegando agora à América do Sul. A aliança, criada durante o Mobile World Congress 2016, acaba de confirmar a adesão da companhia de telecomunicações Neutrona Networks.

A ngena nasceu da união de companhias globais de telecomunicações, cada uma bem posicionada em sua região e com vasta experiência no mercado corporativo. O objetivo da aliança é fornecer aos seus clientes uma rede global que seja, além de segura, flexível e fácil de customizar e gerenciar.

A iniciativa partiu de quatro grandes players globais: CenturyLynk, o maior operador de fibra dos Estados Unidos; Reliance Jio, que está construindo uma rede que vai integrar 18 mil cidades na Índia; SK Telecom, a maior operadora de telecomunicações da Coreia do Sul; e a Deutsche Telekom, maior provedor europeu de serviços de telecomunicações.

Durante nossa busca por um parceiro que pudesse atender o mercado latino-americano com uma solução one-stop, queríamos a melhor e mais eficiente operadora nessa área. 

Encontramos a Neutrona Networks como a melhor escolha para a ngena e seus parceiros por conta de sua extensa cobertura, alta qualidade e desempenho, afirma Marcus Hacke, diretor geral da ngena. O novo parceiro recebeu recentemente o Capacity Media Awards como Melhor Operadora da América Latina.

O foco da Neutrona em prover uma experiência superior aos seus clientes e ao nosso ecossistema de redes integradas na região latino-americana traz funcionalidades únicas para a ngena, diz Mateo Ward, CEO da operadora. 

Nós trazemos a confiabilidade que os parceiros da aliança demandam para atender o mercado formado por grandes corporações. É a perfeita combinação de cobertura, qualidade, agilidade e inovação demandadas para a criação de soluções globais.

Desde sua criação, a ngena vem negociando a adesão de 20 novos parceiros em todo o mundo, complementando seus planos de entrar em operação no primeiro trimestre de 2017. Recentemente, a aliança anunciou também a entrada da PCCW Global, companhia de telecomunicações sediada em Hong-Kong, ampliando sua atuação também para o mercado asiático.

Linha de SSDs da WD Green chega ao Brasil para compor PCs e workstations


João Kurtz
por
Para o TechTudo
15/12/2016 06h00 - Atualizado em 15/12/2016 06h00
Postado em 16 de dezembro de 2016 às 23h10m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
A Western Digital lançou oficialmente no Brasil sua primeira linha de SSDs. Os dois modelos disponíveis, de 120 e 240 GB de capacidade, são compatíveis com SATA e podem ser usados em desktops e workstations customizados, deixando os equipamentos com maior velocidade de inicialização e resposta.

Conheça os melhores modelos de SSD para notebook
Os modelos da linha WD Green podem ser comprados em lojas online a partir do dia 14 de dezembro, possuem garantia limitada de 3 anos com suporte e custam a partir de R$ 269 para o modelo de 120 GB e R$ 449 para o de 240 GB.
Novo SSD da WD melhora velocidade de computador com baixo consumo de energia (Foto: Divulgação/WD)
Novo SSD da WD melhora velocidade de computador com 
baixo consumo de energia (Foto: Divulgação/WD)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular.

A linha Green está disponível em formato de 2,5 polegadas ou M.2 2280 e garantem um consumo de energia baixo, com leitura sequencial e tempo de escrita de até 540 MB/s e resistência de até 80TBW. Como o SSD não usa partes móveis, o acessório também oferece proteção contra impactos acidentais, o que ajuda a manter os dados seguros.

Os modelos são compatíveis com um dashboard da WD especializado que ajuda a acompanhar a capacidade de armazenamento disponível, integridade da unidade, temperatura e configurações SMART.
Como formatar o PC com HD e SSD? Comente no Fórum do TechTudo. 

Via WD

Preço do Bitcoin multiplicou-se mais de 320 vezes desde o fim de 2011


Mafalda Freire, 
2016/12/16, 20:00
Postado em 16 de dezembro de 2016 às 22h45m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

Em 2016, as moedas tiveram grandes flutuações devido alterações político-económicas que ocorreram um pouco or todo o mundo, sejam elas, o impeachment da presidente Dilma no Brasil, a eleição de Trump nos EUA ou a saída do Reino Unido da União Europeia. Contudo, o Bitcoin manteve sua performance visto que não é influenciado pelos acontecimentos nacionais.

De acordo com o Mercado Bitcoin, um dos maiores sites para intermediação de compras e vendas de moedas digitais na América Latina, só em 2016, o preço da moeda já subiu 41,78%.


Em 2017, espera-se que sejam implementados alguns avanços técnicos que aumentam a capacidade de processamento de transações e que o Bitcoin cresça ainda mais.

Hoje, a soma do valor dos bitcoins em circulação é de mais de 12 bilhões de dólares. Há pessoas que acreditam que os bitcoins não deveriam valer nada, e outras que acreditam que essa soma chegará à casa dos trilhões de dólares. Os próximos anos dirão quem está certo, diz Rodrigo Batista, CEO do Mercado Bitcoin.