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quarta-feira, 22 de março de 2017

Anatel realiza workshop sobre relações de consumo em telecomunicações


Mafalda Freire, 
2017/03/22, 14:00
Postado em 22 de março de 2017 às 23h45m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

A Anatel realizou na terça-feira (21) o workshop Relações de consumo em telecom: conquistas e novos desafios. O evento pretendeu demonstrar como a Agência está lidando com os consumidores, regulação e as inovações que vão surgindo e que influenciam todo o ambiente das telecomunicações.

Juarez Quadros, presidente da Anatel,disse durante a abertura que vivemos um dilema de como se antecipar. A questão regulatória está sempre a reboque da tecnologia.  O presidente indicou que o foco é servir o consumidor e atender suas necessidades, referindo a rede de proteção dos usuários presente em todos os estados, além dos mais de 800 Procons em todo o país. 

A superintendente de Relações com Consumidores da Anatel, Elisa Leonel, destacou a importância da privacidade e proteção de dados na internet. Esse é um tema de crescente importância e que preocupa cada vez mais os consumidores. O tema da educação foi também debatido, com a ouvidora da Anatel, Amélia Regina Alves, a indicar que preciso que exista um projeto de educação para o consumo.

Robert Spadinger, consultor externo no projeto EAQ que mede a qualidade da banda larga fixa e móvel no Brasil,traçou uma linha do tempo da evolução das telecomunicações ao longo de 25 anos. 

O chefe do  Escritório da União Internacional de Telecomunicações (UIT) para a Região das Américas, Bruno Ramos, disse que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) devem seguir os  Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, sendo importante a inclusão das pessoas no setor. 

Durante o debate, o executivo explicou que o Brasil é um país de diferenças enormes, e por isso não pode ter uma única regulação. As regiões do país devem ser tratadas de forma diferenciada, disse.

Fábio Luis Mendes, consultor da Câmara dos Deputados, falou sobre dois projetos de lei sobre o setor que estão tramitando no Congresso Nacional. Ele destacou a importância do PL 7406 que permite  o uso do Fundo de Universalização das Telecomunicações (FUST) para a expansão do serviço prestado em regime privado. E falou também do o PLC  79/2016 que permitirá a migração das concessionárias para o regime de autorização, mudando o foco dos serviços de telefonia fixa para banda larga.

De referir que segundo o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC), também presente no workshop através do seu representante Alexandre Barbosa, no Brasil 51% dos domicílios estão conectados à internet. No entanto, há 32 milhões de pessoas das classes C,D e E que ainda estão desconectadas. 

Provedores de carteiras virtuais não retiram todo o potencial de programas de fidelidade, diz pesquisa


Mafalda Freire, 
2017/03/22, 18:00
Postado em 22 de março de 2017 às 23h00m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

A Amdocs, fornecedora de soluções de experiência ao cliente, desvendou os resultados da pesquisa Impacto da Lealdade nos Serviços e Pagamentos Móveis e anunciou o lançamento do MFS Loyalty Management System. A solução vai permitir que os provedores de serviços criem, lancem e gerenciem programas de fidelidade que impulsionam o uso de carteiras virtuais móveis.

Segundo os resultados da pesquisa, os prestadores de serviços financeiros móveis (MFS) brasileiros não compreendem o potencial que programas de fidelidade têm de impulsionar o crescimento das receitas. O estudo, agora divulgado, incluiu 1.800 consumidores e 42 prestadores de serviços em 9 países (Estados Unidos, Cingapura, Rússia, Brasil, Indonésia, México, Filipinas, Bangladesh e Vietnã).


Foi detetado que existe uma disparidade entre o que os prestadores oferecem ao mercado e o que os usuários querem. Um exemplo disso mesmo é a capacidade de gerenciar múltiplos cartões de fidelidade usando uma única carteira móvel. A maioria dos entrevistados considera essa característica muito importante (65%) ou importante (33%) mas apenas 25% dos prestadores de serviços oferecem esse recurso.

Outra característica importante que os consumidores buscam é a possibilidade de compartilhar pontos de fidelidade com amigos e familiares (54% acham importante) e nenhuma das operadoras que foram entrevistadas oferece esse serviço.

Os provedores de MFS que implementam programas de fidelidade para engajar e reter clientes estão melhor posicionados para aumentar o uso e adoção de seus serviços de carteiras virtuais móveis, impulsionando assim, o crescimento das receitas, afirma Eden Zoller, analista principal da Ovum, empresa de consultoria que conduziu a pesquisa.

No entanto, eles ainda devem entender e tentar resolver as lacunas que existem entre o que os clientes querem e o que as empresas estão oferecendo.

A pesquisa revelou, ainda, que 44% dos entrevistados não são membros de um programa de fidelidade ligado a um serviço financeiro móvel.

O MFS Loyalty Management System da Amdocs quer ajudar os provedores nessa área. A solução permite a integração de todos os programas de fidelidade e cartões de vários varejistas, comerciantes e assim por diante em uma carteira móvel. 

O sistema de gerenciamento de fidelidade está totalmente integrado na solução Amdocs MFS e com o sistema de gerenciamento de cartões Amdocs MFS, que pode vincular cartões de fidelidade virtuais ou físicos a um programa de fidelidade.

O setor financeiro móvel está procurando maneiras de acelerar o uso e impulsionar o crescimento, ao mesmo tempo em que oferece uma experiência consistente e simplificada, disse Patrick McGrory, presidente da divisão de Emerging Offerings da Amdocs.

O Amdocs Loyalty Management System, que lançamos nesse mês, é uma solução simples e escalável que permite aos provedores de serviços integrar vários programas de fidelidade em uma carteira. Simplifica a experiência do consumidor, ao mesmo tempo em que ajuda os provedores de serviços a manter e envolver os clientes existentes, atrair novos e aumentar o uso de carteira móvel acrescentou o executivo.

O relatório completo do estudo pode ser baixado nesse link.