"Espaço de 650 m² e três pisos no centro do Rio de Janeiro teve a participação do lutador Anderson Silva. Empresa aposta na experiência para se diferenciar."
*//||\\* Por Bruno Garcia || 13/11/2012
O Burger King chegou ao Brasil em 2008 com a abertura da primeira loja em um shopping do Rio de Janeiro e hoje conta com 240 pontos espalhados em mais de 80 cidades. A meta de mil restaurantes em quatro anos não parece assustar o principal executivo da companhia, que vê o mercado de alimentação como um dos mais aquecidos. “O segmento está crescendo muito. Em breve chegaremos ao mesmo nível que nos Estados Unidos: lá temos 40% de alimentação fora do lar. Aqui temos 33%. Alguns analistas dizem que chegaremos ao mesmo patamar que os americanos até 2020. Há um espaço de crescimento natural”, explica Iuri Miranda, Presidente do Burger King Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing.
A criação de lojas conceito faz parte da estratégia do Burger King para reforçar sua marca e separar-se da concorrência. A empresa lançará ao todo três espaços conceito ainda sem local e data definidos, enquanto as demais lojas seguirão o modelo tradicional. Ainda assim, todas as inovações aplicadas nos espaços conceito migrarão também para os outos pontos de venda. “Quando fazemos um restaurante como este, a proposta é oferecer um momento agradável. Somos fast food, mas isso não significa que a experiência não possa ser agradável”, afirma Iuri Miranda.
A empresa não revela seus números de faturamento ou de investimento em Marketing, mas afirma que os resultados vêm sendo satisfatórios. A ampliação do cardápio no próximo ano não está descartada, embora a organização não revele qualquer novidade para 2013. “Não posso falar sobre as novidades. Mas posso dizer que o mercado de fast food exige inovação sempre. Por mais que o consumidor goste de comer sempre sua comida predileta, é um setor muito dinâmico. Neste ano lançamos uma série de produtos, como uma nova linha de sobremesas, um sanduíche de peixe, entre outros”, conta o Diretor de Marketing.
A promoção chamada de “Preços Irresistíveis” também ajudou a atrair as pessoas, fazendo com que elas experimentassem os sanduíches da marca pela primeira vez. Lançada há cerca de um mês, a plataforma oferece lanches específicos a um preço bem mais baixo que o convencional. Outro benefício exclusivo da rede é o free refill: durante 30 minutos, o consumidor pode preencher seu copo de refrigerante quantas vezes quiser. “Com isso, atraimos as pessoas em períodos como o final do mês, onde a maioria não está com muito dinheiro no bolso. E atraimos também os jovens, que representam um target importante para a marca. O resultado tem sido muito bom”, explica Ariel Grunkraut.