<<<===+===.=.=.= =---____-------- ----------____---------____::____ ____= =..= = =..= =..= = =____ ____::____-----------_ ___---------- ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Rede social também criou ferramenta para pais monitorarem atividade de seus filhos adolescentes e aumentou tempo de duração de vídeos no Reels e no Stories.<<<===+===.=.=.= =---____-------- ----------____---------____::____ ____= =..= = =..= =..= = =____ ____::____-----------_ ___---------- ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por g1
Postado em 25 de dezembro de 2022 às 13h35m
Post. N. - 4.516
Instagram — Foto: REUTERS/Thomas White
O Instagram fez várias mudanças no feed e na área de mensagens do seu aplicativo em 2022. E, após ser acusada no ano passado de ser "tóxica" para adolescentes, a rede social lançou uma ferramenta para pais monitorarem a atividade online de seus filhos.
O ano da plataforma também ficou marcado pela popularização do BeReal, concorrente sem filtros, curtidas, nem seguidores, e pela campanha de usuários para que o Instagram pare de tentar de ser igual ao TikTok.
Veja as principais mudanças no Instagram em 2022:
- Feed em ordem cronológica dispensa algoritmo e mostra primeiro os posts mais recentes;
- Notas no Direct funcionam como "mini tuítes" que ficam no ar por 24 horas;
- Central da Família permite que pais monitorem atividade de filhos adolescentes;
- Avatar 3D cria seu personagem virtual e usá-lo como figurinha;
- Reels de 90 segundos se tornaram possíveis após 3º aumento no limite em dois anos;
- Stories de 60 segundos agora podem vistos sem cortes;
- Curtidas privadas criaram uma forma de interagir em stories;
- Lembretes de pausa avisam quando usuários estão há muito tempo online;
- Legendas automáticas em vídeos usam inteligência artificial para oferecer acessibilidade.
O Instagram anunciou a volta do feed cronológico, que mostra primeiro os posts mais recentes. A mudança é uma opção para quem não quer ver recomendações do algoritmo, mas precisa ser ativada ao clicar no logotipo da rede social sempre que o aplicativo é aberto.
Instagram começou a liberar duas opções de feed com postagens em ordem cronológica — Foto: Divulgação/Instagram
Outra mudança é a que permite fixar posts, o que faz eles aparecerem primeiro no seu perfil. O recurso, que permite destacar até três publicações, é igual ao que já existia antes no TikTok – veja como usar.
E enviar posts para seus amigos mais próximos no Instagram ficou mais fácil pelo compartilhamento rápido: basta tocar apertar ou segurar o ícone de avião abaixo de uma foto ou vídeo e selecionar uma das quatro pessoas com quem você mais interage na plataforma.
- O que mudou no WhatsApp em 2022: esconder online, reações e mais
- 'Eu errei': relembre a carta do Zuckerberg sobre as 11 mil demissões na Meta
- 'Pare de tentar ser o TikTok': Kylie Jenner e Kim Kardashian criticaram mudanças no Instagram
- O que mudou no Direct
Em dezembro, o Instagram lançou um recurso para usuários deixarem pequenas notas no topo do Direct, a área de mensagens da rede social. Os textos, que funcionam como "mini tuítes", podem ter até 60 caracteres e ficam no ar por 24 horas.
Instagram cria notas para aba de mensagens — Foto: Divulgação/Instagram
As conversas também ganharam outros recursos, incluindo enquetes em grupos e envio de trechos de músicas e mensagens silenciosas com o atalho "/silent".
- Instagram fez 12 anos em 2022: você sabe tudo sobre a rede social?
- BeReal é eleito app do ano para iPhone; veja todos os vencedores
A "Central da Família" do Instagram permite que responsáveis vejam quanto tempo os adolescentes passam na rede social e definam limites de tempo para os jovens no aplicativo.
O recurso também avisa os adultos se adolescentes denunciarem algo na plataforma e quando são seguidos ou começam a seguir uma nova conta.
A rede social anunciou ainda que novas contas de usuários com menos de 16 anos teriam proteção contra conteúdo sensível, que inclui posts que não violam as regras, mas não seguem diretrizes de recomendação da plataforma.
‘Central da Família’ do Instagram — Foto: Reprodução/Instagram
Os marcos da disputa entre TikTok, Facebook e Instagram — Foto: Elcio Horiuchi / Arte g1