Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Sage lista seis tecnologias que vão revolucionar as PME


Ana Rita Guerra, 
2017/02/07, 10:00 
Postado em 08 de fevereiro de 2017 às 23h45m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

Entre as grandes tendências tecnológicas para 2017 estão conceitos como chatbots, inteligência coletiva e blockchain. Serão termos incompatíveis a um pequeno negócio? A provedora de software Sage acredita que não e listou seis tecnologias que irão revolucionar a forma como as pequenas e médias empresas irão operar no futuro.

Qualquer tamanho de negócio terá de ligar o radar para as novidades em tecnologia, mesmo que sua empresa não seja exatamente da área, já que a transformação está acontecendo de maneira intensa, afirma Klaus Michael Vogelberg, diretor de tecnologia da Sage.

A provedora defende que essas tendências terão papel fundamental nos próximos anos para as PME, pois poderão ter alto impacto tanto na produtividade, ao simplificar a gestão, quanto na competitividade das empresas, oferecendo novas oportunidades e modelos de negócio.

Essas são as tendências que a Sage acredita que irão revolucionar os negócios em 2017:

1. Chatbots
Interfaces autônomas como chatbots ou agentes digitais vão se tornar cada vez mais comuns em diferentes dispositivos para que os empresários façam a gestão de seus negócios, diz a empresa. Essas interfaces vão mudar de forma significativa como humanos e computadores trabalham e se relacionam entre si, conversando com os sistemas por gestos. 


Eles trabalharão de maneira autônoma e terão capacidade de autoaprendizagem. Em alguns casos, o software poderá agir sem a participação do usuário, ou perguntar sobre algo uma única vez e utilizar essa informação para atividades futuras.

A própria Sage lançou seu primeiro chatbot de contabilidade, o Pegg, no ano passado. O sistema atua como um assistente inteligente que permite aos usuários acompanharem despesas e gerenciarem as finanças, utilizando aplicativos de mensagens como Facebook Messenger e Slack, e é voltado a pequenas e médias empresas. No Brasil, o chatbot é capaz de emitir notas fiscais de serviço por meio de um bate-papo com o assistente virtual.

2. Inteligência Artificial 
Com o aumento do volume de dados gerado por diferentes dispositivos e a análise de dados se tornando cada vez mais acessível, as empresas precisam encontrar maneiras de extrair conhecimento da riqueza atual do Big Data.


A Sage aconselha que as PME trabalhem conjuntamente. Se pequenos e médios empreendedores juntarem forças e dividirem, por exemplo, o computer power e os dados com outras companhias de forma estruturada e sistemática, elas podem se beneficiar dessa colaboração recebendo uma maior e melhor base de informações e uma inteligência de dados superior. 

Similar a mecanismos de crowdsourcing, essa base de dados possibilitaria às empresas entenderem melhor o comportamento dos consumidores, suas necessidades, o que oferecer a eles e em quais áreas investir.

3. Blockchain
Criado para organizar transações de bens digitais entre as duas partes de uma forma inovadora, os empreendedores também devem analisar se a tecnologia de blockchain pode impactar os atuais modelos de negócio. Particularmente, todos os negócios que trabalham como intermediários entre duas partes – como advogados, imobiliárias ou corretores financeiros – podem ser afetados por essa nova abordagem. 


Inclusive os contadores, já que a blockchain pode eliminar uma parte significativa da carga de trabalho – como o controle e agendamento de transações, transferência de dinheiro ou pagamento de faturas – executado atualmente por profissionais destas áreas.

As blockchains permitem que as pessoas transfiram esses ativos de uma forma direta e segura, o que representa uma forma nova de organizar transações de ativos digitais entre as duas partes.

Todos os participantes de uma blockchain (os chamados nodes) têm acesso ao registro compartilhado, que contém um inventário com todos os ativos digitais relevantes. Quaisquer mudanças feitas são aplicadas em todas as cópias em questão de minutos. Desta forma, o sistema é transparente e dá segurança aos participantes sem a necessidade de que qualquer outra autoridade legitime a operação.

4. Uso do dinheiro
Hoje os aplicativos possibilitam que usuários realizem pagamentos de forma fácil e que façam compras por dispositivos móveis ou websites. Por outro lado, sistemas de contabilidade são pouco amigáveis aos usuários e menos integrados.

Em 2017, novas soluções permitirão que as empresas estabeleçam pagamentos de ponta a ponta, com seus fornecedores e clientes. Isso possibilitará que os canais de pagamentos se tornem onipresentes, imediatos e disponíveis a qualquer momento, e serão totalmente integrados aos sistemas de contabilidade. 

Todas as partes, como plataformas de comércio eletrônico, bancos, fintechs ou parceiros, serão beneficiados pelos padrões de programação (API), que poderão ser usados para criar novos serviços e que possibilitarão processos integrados e totalmente automáticos de pagamentos e transações financeiras.

5. Infraestrutura
Em 2017, mais empresas  irão substituir seus software locais e autônomos por soluções integradas e em nuvem, que operam em plataformas, como a Salesforce.com. Tal plataforma oferece a seus usuários acesso a inúmeros aplicativos de negócios e serviços integrados. Além disso, as companhias também se beneficiarão com o uso de aplicativos para dispositivos móveis de plataformas como a operada pela Apple Mobility Partner Program.


O grande benefício dessas plataformas é que oferecem, até para as menores empresas, acesso a soluções inovadoras de software de gestão, o que seria financeiramente inviável menos de uma década atrás. 

As plataformas em nuvem estão democratizando a forma pela qual algumas empresas conseguem acesso a aplicativos de última geração e tecnologias inteligentes e escaláveis, já que permitem que empreendedores descubram novas formas de trabalhar por meio de uma boa infraestrutura capaz de receber qualquer tipo de informação de seus parceiros ou da Internet das Coisas (IoT), analisá-la e então criar algo novo e produtivo.

6. Internet das Coisas (IoT)
A grande quantidade de dados originária de todos os tipos de sensores incorporados em máquinas, carros, celulares, roupas ou até mesmo humanos (por exemplo, para monitoramento médico), resultará em um tesouro de dados, criando variados novos serviços.


O fluxo de dados para desenvolver o negócio de cada PME pode ser pensado da seguinte forma:
•    A mecânica vai desenvolver novos serviços, como manutenção preventiva para todos os tipos de infraestrutura técnica;


•    Companhias de logística irão aprimorar suas frotas de caminhão utilizando dados de trânsito de diferentes fontes, incluindo dados de cidades inteligentes, semáforos, ruas e outros veículos;


•    Serviços de portaria irão desenvolver todos os tipos de vigilância com a concretização de novas tecnologias de casas inteligentes;


•    Empresas de varejo e donos de lojas poderão se conectar a dispositivos de casas inteligentes, como geladeiras ou outros eletrodomésticos, para abastecer seus clientes automaticamente com bens e serviços;

•    Serviços de atendimento médico móvel irão inovar no trabalho de assistência por meio de todos os tipos de novos dispositivos, a fim de aprimorar seu apoio a pessoas idosas que moram sozinhas. 

Windows Phone 8.1 deixa de ser atualizado em Julho


Joana Leça, 
2017/02/08, 18:00 
Postado em 08 de fevereiro de 2017 às 23h00m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

A apostar na atualização para o Windows 10 Mobile, a Microsoft já anunciou a data em que vai deixar de atualizar o sistema anterior, o Windows Phone 8.1.

O dia é 11 de Julho de 2017, como diz a página de ciclo de vida do produto da Microsoft. A data corresponde a 36 meses após o lançamento do sistema em Junho de 2014.

Com dados de Setembro da AdDuplex, ficou provado nessa altura que as atualizações do Windows 10 Mobile tinham estagnado.

Segundo noticia a Windows Latest, e apesar de ainda faltarem pelo menos cinco meses até ao fim do Windows Phone 8.1, alguns dos usuários estão a ter dificuldades em fazer login nas suas contas Microsoft, após terem feito reset para o sistema depois de terem o Windows 10 instalado.

Quem possua um celular com Windows Phone 8.1 terá que atualizar para Windos 10 mobile, caso a atualização seja compatível com o dispositivo. Senão houver essa possibilidade e visto que deixa de ter suporte da Microsoft terão que adquirir um novo smartphone.

Para os utilizadores que ainda possuam equipamentos com este sistema, a única solução passa por verificar se os mesmos são compatíveis com o Windows 10 Mobile ou realizar a aquisição de um novo equipamento mais atualizado.