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quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Validação Social. O que é e como aproveitar em seu negócio

"Cabe aos profissionais de Marketing saberem divulgar e promover uma forma de mostrar ao seu público-alvo que você tem, sim, clientes satisfeitos e que o recomendam."

 

*.\0/.* Por Raphael Ferraz | 12/08/2015



O Brasil passa por uma fase difícil e cada vez mais os profissionais de marketing tentam achar alguma forma para finalmente trazer resultados expressivos à empresa em que trabalham. 

Mas como fazer isso em uma época onde os clientes estão simplesmente desaparecendo? Não existe fórmula mágica e nem uma receita de sucesso, mas uma coisa é certa: trazer Validação Social a sua empresa certamente irá ajudar.

Validação Social é quando as pessoas validam o seu negócio, seu produto ou serviço. Vamos a pratica: Você leva sua esposa para um jantar romântico e ao chegar à frente do restaurante escolhido se depara com apenas duas mesas ocupadas e outras dezenas vazias. 

Poucos metros dali há outro restaurante, com uma fila não tão grande, onde pessoas esperam sorridentes por uma mesa. E então, qual restaurante você escolhe?
Nesse momento seu cérebro faz uma rápida análise: O restaurante praticamente vazio não deve ser bom, já que poucas pessoas estão consumindo ali. 

Já o outro, parece ser uma escolha mais segura, afinal, existem pessoas validando o local e seus produtos. Assim, muito provavelmente você gastará seu dinheiro no segundo restaurante. Parece óbvio, não é mesmo? Mas poucas empresas sabem como promover a Validação Social.

Uma empresa atenta busca uma maneira de fazer com que seus prospects pensem “Se tantas pessoas compram lá, com certeza eles oferecem um ótimo negócio, também quero fazer o mesmo”! Um exemplo clássico é o da gigante do varejo Casas Bahia que coloca diversos atores em suas propagandas televisivas lotando suas lojas, andando de um lado para o outro, sorridentes e com diversas sacolas de compras em suas mãos.

Talvez você ao menos tenha reparado nisso, mesmo a propaganda sendo exibida diversas vezes na pausa do seu programa favorito, mas acredite, seu cérebro captou a mensagem e associou a loja cheia, com sinônimo de bom negócio.

Outro bom exemplo é o do Clube Melissa. Todo o posicionamento e identidade da marca e da loja física criam um ambiente propicio para os produtos serem vistos como descolados e da moda, além é claro, de estimular a propaganda boca-a-boca, que na prática, funciona como a melhor e mais barata forma de Validação Social.

Em um estudo desenvolvido em Harvard pelos neurocientistas Jason Mitchell e Diana Tamir foi descoberto que divulgar informações sobre o ”eu” é intrinsecamente recompensador. Na pesquisa foi identificado que o compartilhamento das opiniões pessoais ativou os mesmos circuitos cerebrais que reagem a recompensas como dinheiro e comida. 

Ou seja, falar sobre o que você fez no último final de semana ou sobre sua última aquisição pode ser tão bom quanto comer um delicioso doce.

Nesse caso, sua função é fazer com que o nome de sua empresa apareça no meio desse bate papo informal, gerando assim uma poderosa forma de Validação Social.

Portanto, ainda que sua empresa não esteja abarrotada de clientes, como o primeiro restaurante do exemplo, cabe a você saber divulgar e promover uma forma de mostrar ao seu público-alvo que você tem sim, clientes satisfeitos e que o recomendam.

Você pode fazer isso de diversas formas, outras formas de exemplos são: publicando testemunhais, gravando depoimentos, criando ofertas para indicações de amigos, interagindo via redes sociais, dentre muitas outras ações.

Seja criativo e certifique-se de que sua empresa esteja passando a melhor imagem possível para seus clientes e futuros clientes.

Melhore o relacionamento com seus clientes por meio do e-mail

"Ferramenta da Locaweb ajuda profissionais a enviar mensagens personalizadas e colabora na divulgação de produtos, serviços, eventos ou conteúdo de sites ."


*-\0/-* Por Publicidade | 11/08/2015



Quando se trabalha com uma lista muito ampla de cadastro de clientes, muitas vezes a contratação de um sistema de comunicação mais eficiente pode se tornar uma alternativa.

Afinal, se ganha tempo e as chances de ter sucesso se tornam maiores usando atributos como segmentação de contatos ou lembretes para abandono de carrinhos de compra, no caso das lojas virtuais. 

A Locaweb conta com uma ferramenta de e-mail Marketing de fácil usabilidade que pode ajudar a aumentar o número de visitas de um site, ampliar a divulgação de produtos, serviços, ou pontos de venda, auxilia na promoção de eventos e intensifica o relacionamento com clientes. 

O serviço permite a criação de mensagens personalizadas, além de contar com templates pré-definidos e temáticos que não exigem conhecimento aprofundando em programação para sua customização.

Outra função que pode trazer resultados interessantes para quem usa a ferramenta é o formulário optin-in, um dispositivo para captação de contatos para aumentar seu mailing de formar natural. 

Ao final de cada disparo você pode gerar relatórios e criar novas segmentações a partir do desempenho de cada mensagem, fortalecendo o elo entre seus serviços e o cliente. 

Você pode ainda acessar o painel de tarefas pelo celular e acompanhar o desempenho de suas ações em qualquer lugar.  Navegue gratuitamente pelo E-mail Marketing Locaweb para conhecer os seus detalhes.

Google se reestrutura e passa a se chamar Alphabet Inc.

"Companhia funcionará como uma holding, dando mais autonomia para outras unidades de negócios, como as relacionadas à saúde. Estrutura corporativa também foi alterada."

 

*.\0/.* Por Priscilla Oliveira | 11/08/2015



O Google reestruturou suas unidades de negócios e alterou o nome da companhia. A grande empresa a qual se reuniam outras menores, com objetivos diversos, passou a ser chamada de de Alphabet Inc. 

Ela funcionará como uma holding e terá variadas marcas sob sua tutela, entre elas o próprio Google, que concentrará ramos relacionados à tecnologia e internet, como o YouTube, serviços de busca e o Google Maps.

Com essa mudança, outras empresas menores passarão a ganhar mais autonomia, como as relacionadas à saúde. O Life Science, que atua na criação das lentes inteligentes de monitoramento de glicose no sangue, é um dos exemplos que deixarão de ter a patente da gigante de tecnologia. 

Essa divisão afetará principalmente os investidores, uma vez que as ações também passarão a ser comercializadas com a nova nomenclatura. A Alphabet será cotada sob os já existentes códigos GOOGL e GOOG. Os resultados do Google, no entanto, serão reportados como uma parte da nova organização.

Os fundadores Larry Page e Sergei Brin passam, a partir de agora, a administrar a Alphabet Inc. e dar mais atenção a atividades dedicadas a investir em empresas de TI. 

O novo CEO do Google é Sundar Pichai, que comandava as áreas ligadas ao Google Chrome e Android. Já Eric Schmidt passará a ser Presidente-Executivo da Alphabet.
Google, Alphabet Inc. Divisão de Negócios, Holding