Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Férias e liquidações fazem de janeiro em mês quente para shoppings



"Administradoras apostam em atividades de férias e serviços diferenciados para garantir um bom fluxo de pessoas em suas lojas durante o mês de janeiro."



*\\||//* Por Bruno Garcia || 07/01/2013



shoppings centers,varejo,janeiro,verão,férias,vendasApós o Natal, os shoppings centers se organizam para APROVEITAR o fluxo de visitantes durante o mês de janeiro. As administradoras investem em eventos, realizam atividades de férias e promovem liquidações e, com isso, o período que no passado era visto como de baixo volume de vendas se transformou em uma excelente oportunidade para as marcas. O mês de janeiro não representa mais uma época de “ressaca” do Natal e ganha relevância para o varejo.

Nos últimos anos, o volume de vendas registradas no primeiro mês do ano vem aumentando. INFORMAÇÕES divulgadas pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) mostram que em janeiro de 2012, alguns shoppings tiveram um aumento de até 5% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior. Para este ano, as expectativas também são positivas.

As liquidações são tradicionais nesta época e contribuem para o bom resultado. Com a troca de coleções e renovação das linhas de produtos, o comércio oferece preços reduzidos atraindo as pessoas para os estabelecimentos. Muitos CONSUMIDORES também visitam as lojas para trocar presentes que ganharam de Natal e acabam realizando novas compras.

Os shoppings criam atividades específicas envolvendo temas como férias e verão. O objetivo é atrair cada vez mais pessoas para um dos 458 estabelecimentos existentes no Brasil e manter o ritmo do setor, atualmente responsável por 18,3% do varejo NACIONAL e por 2,7% do PIB, tendo movimentado R$ 108 bilhões em 2011. 

Férias escolares representam oportunidade
Se em dezembro o foco dos centros de consumo está na decoração natalina e no sorteio de prêmios, em janeiro os eventos temáticos para atrair as famílias representam o centro das atenções. Em São Paulo, o Shopping Jardim Sul oferece a partir de hoje, dia 7, o Toy Park, uma estrutura com atividades voltadas para crianças de até oito anos de idade. Além dele, outros shoppings da BRMalls investiram este ano nos jogos e nas brincadeiras recreativas, todas acompanhadas por monitores treinados.


shoppings centers,varejo,janeiro,verão,férias,vendasOs estabelecimentos deixam de ser apenas centros de compras e se transformam em excelentes opções para o lazer da família. O Jundiaí Shopping, da Multiplan, inaugurou um parque de Lego no último sábado, dia 5. “O início do ano é o período de férias escolares. Por isso estamos investindo em atrações para as crianças, o que acaba atraindo toda a família para o espaço”, afirma Guillermo Bloj, Superintendente de Marketing do Jundiaí Shopping, em entrevista ao Mundo do Marketing.

O Shopping Pátio Savassi, em Belo Horizonte, criou uma campanha de popularização do teatro e da dança com a realização de oficinas e minicursos. Foi montado um anfiteatro para encenação de peças com personagens como Ursinho Puff, Tom & Jerry e Pinóquio. No Rio de Janeiro, o recém inaugurado Park Shopping Campo Grande oferece pista de patinação e teatro infantil durante os meses de férias. 

Janeiro como mês de grande fluxo
A maior estabilidade da economia brasileira também favorece um bom fluxo de compras mesmo em um mês tradicionalmente destinado ao pagamento das compras realizadas no Natal e de impostos como IPVA e IPTU. “A época pós-Natal não é necessariamente ruim. É claro que o consumidor está mais pressionado pelas contas geradas em dezembro e as dívidas de início de ano. Porém, com a melhora da economia, este período é cada vez menos sentido pelo comércio”, diz Maria Fernanda, Gerente de Marketing da BRMalls, em entrevista ao Mundo do Marketing.


O turismo é um fator que pode colaborar para os resultados dos shoppings em determinadas regiões do país. Nas cidades que atraem um grande número de visitantes, janeiro está longe de ser um período de baixa nas vendas. Em cidades do interior, o resultado tende a ser inverso: o movimento é menor, pois muitas pessoas deixam a região para viajar.

O impacto do turismo não é sentido apenas em cidades litorâneas. Em São Paulo, o MorumbiShopping se prepara para um período bastante movimentado, tanto por conta das pessoas vindas de outras regiões quanto por conta dos paulistanos que não viajaram e buscam por opções de entretenimento. “Tivemos as vendas em função do final do ano e agora temos por conta das férias. Não há ressaca por aqui. Janeiro para nós é um mês de muito fluxo porque recebemos muitos turistas do Brasil e de fora do país que visitam São Paulo, além das pessoas que não viajam”, explica Kátia Ardito Gandini, Gerente de Marketing do MorumbiShopping, em entrevista ao portal.

Entrega de bons serviços é diferencial
Como praticamente todos os shoppings criam um calendário de atrações para os primeiros meses do ano, a diferenciação depende da qualidade e excelência no atendimento. Uma das estratégias é agregar valor aos serviços que são mais procurados nos meses em que as crianças e jovens estão em recesso, como os cinemas. “O resultado está diretamente ligado à qualidade daquilo que o shopping entrega. Quanto melhores forem as opções de lazer oferecidas, mais seremos capazes de atrair e reter os consumidores no nosso espaço. Tudo o que é vivido pelas pessoas dentro do shopping tem que ser totalmente positivo”, conta Maria Fernanda. 


A experiência obtida pelo consumidor no estabelecimento é um grande diferencial e nem mesmo as diversas promoções e descontos terão efeito se os serviços oferecidos forem ruins. 

“O shopping deve encontrar o equilíbrio entre a promoção e a experiência. E classificar janeiro como um período de baixa é muito relativo. Em algumas cidades, é justo nesta época que o movimento em nossas unidades atinge o seu ápice”, complementa a Gerente de Marketing da BRMalls.