Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Segurança nos downloads: como baixar programas e jogos legítimos no computador

= =---____------- ===  ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::________--------- ====  -----------____---= =

Confira dicas para não ser enganado por golpes e conhecer fontes seguras para downloads de softwares para Windows.
= =---____------- ===  ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::________--------- ====  -----------____---= =
 Por Altieres Rohr  

 Postado em 24 de abril de 2020 às 11h30m  

Um 'clique' ou 'toque' errado na tela do celular é suficiente para instalar um programa malicioso. Downloads exigem cautela.  — Foto:  Carlos Paes/Freeimages.com 
Um 'clique' ou 'toque' errado na tela do celular é suficiente para instalar um programa malicioso. Downloads exigem cautela. — Foto: Carlos Paes/Freeimages.com


Este blog já apontou algumas recomendações para baixar aplicativos de forma segura no celular, mas o download de programas no computador também exige cuidados – especialmente no Windows.

Infelizmente, a loja oficial de aplicativos do Windows – Microsoft Store – não é tão útil quanto as lojas de aplicativos para smartphones. A maioria dos softwares não é distribuída por lá, mas sim em sites individuais, espalhados por toda a internet. Baixar apenas aplicativos na loja oficial – como este blog recomendou para os smartphones – não é viável no Windows.

Ainda assim, existem várias fontes bastante seguras para o download de software, o que vai ajudar você a ficar longe dos golpes. Confira:

Use o Ninite: O Ninite é um serviço que instala vários programas de uma só vez. É bem fácil de usar: marque os programas que você deseja instalar na página e clique em "Get Your Ninite". Após baixar e executar o instalador, todos os programas serão instalados de uma só vez. Além de fácil e rápido, o procedimento é seguro, já que você não precisa baixar cada um dos programas separadamente.

O Ninite inclui praticamente todos os principais programas que você precisa no Windows, incluindo navegadores web, softwares de comunicação (como o Zoom, Skype e Discord) e utilitários.
Ninite facilita downloads no Windows. Marque os programas que você deseja instalar e clique em 'Get Your Ninite' no rodapé da página. — Foto: Reprodução
Ninite facilita downloads no Windows. Marque os programas que você deseja instalar e clique em 'Get Your Ninite' no rodapé da página. — Foto: Reprodução 

Conheça sites bons para distribuição de software: Infelizmente, muitos sites de "download" hoje distribuem "instaladores" que colocam programas indesejados. É um "baixe um, instale dois" – e normalmente o segundo é um programa que só vai causar problemas no seu computador. Além disso, esses sites de download não são canais oficiais.

Sendo assim, é importante conhecer alguns dos verdadeiros sites de distribuição de software – páginas em que desenvolvedores colocam seus programas de forma legítima. Veja exemplos:
  • Sites oficiais: o meio mais comum de distribuição de softwares comerciais é pelo site oficial do fabricante. Utilize mecanismo de pesquisa para saber o endereço oficial.
  • Github.com: Esse site é usado para gerenciar projetos de software. Ele atualmente pertencente à Microsoft é o canal oficial para o download de muitos programas. Caso você caia na página do Github, clique no link "Releases" para encontrar os downloads. Utilize um serviço de tradução de páginas caso tenha dificuldade.
  • Fosshub.com: Dedicado aos programas de software livre, este site também traz download confiáveis.
  • SourceForge: Outra plataforma de desenvolvimento e distribuição de software semelhante ao Github.
Sites como SorceForge e Github também distribuem programas maliciosos de vez em quando. Hackers tentam tirar proveito de qualquer oportunidade para aumentar o número de vítimas. O importante é conhecer esses sites e não estranhar quando um download tiver de ser realizado por meio deles.

Confira a assinatura digital: Softwares de grandes empresas como Microsoft, Adobe e Oracle trazem assinaturas digitais que você pode conferir antes de executar o programa.
Siga os seguintes passos: clique com o botão direito no arquivo e então em "Propriedades". Clique na aba "Assinaturas digitais" e depois em "Detalhes". Alguns programas de desenvolvedores menos são distribuídos sem certificados por conta do custo desse processo, mas também é menos comum que programas pouco populares sejam usados por hackers.
Você pode conferir a assinatura digital embutida em programas. Atente para o nome da empresa – algumas assinaturas digitais não trazem o nome correto. — Foto: Reprodução
Você pode conferir a assinatura digital embutida em programas. Atente para o nome da empresa – algumas assinaturas digitais não trazem o nome correto. — Foto: Reprodução

Procurando jogos? Use o Steam e a Microsoft Store: se você está procurando jogos para o seu computador, use o Steam e a Microsoft Store. A Microsoft Store pode ser acessada no menu iniciar – basta digitar "Microsoft Store". O Steam pode ser baixado pelo Ninite ou pelo site oficial da plataforma. Existem outras lojas oficiais de desenvolvedores (como a Origin, o uPlay e a Epic Games Store) que também são opções válidas.

Quer jogos grátis no Steam? Existe uma categoria específica no site, que você pode ver aqui. Tem um computador mais antigo e quer curtir uns jogos "retrô" e leves? Essa costuma ser a especialidade do GOG.com.
Plataformas como Steam e GOG se especializam na distribuição de jogos de vários criadores, facilitando a aquisição de games, incluindo os gratuitos. — Foto: Reprodução
Plataformas como Steam e GOG se especializam na distribuição de jogos de vários criadores, facilitando a aquisição de games, incluindo os gratuitos. — Foto: Reprodução

Fique longe de programas piratas: O uso de programas piratas, além de ilegal, é perigoso para o seu computador, pois não existe nenhuma forma de usar esses programas com segurança.

Evite extensões e downloads de programas em anúncios: Muitos programas maliciosos e extensões de navegadores suspeitas são divulgados por meio de anúncios publicitários agressivos que querem convencer você a baixar um software "grátis". Muitas fraudes prometem programas que "otimizam" o desempenho do computador ou soluções para redes sociais (uma fraude prometia um "modo escuro" para o WhatsApp Web), então vale redobrar o cuidado com esse tipo de oferta. Se um programa for recomendado por um anúncio, pesquise antes de fazer o download.

Ainda está na dúvida? Você deve usar um antivírus no seu computador, mas, se um arquivo específico deixou você com a pulga atrás da orelha, vale a pena usar o site VirusTotal.com para que o arquivo seja analisado em 70 soluções antivírus.

O uso do VirusTotal também exige bom senso. Como o arquivo é analisado por muitos antivírus, existe uma chance considerável de arquivos legítimos serem detectados como vírus, ou seja, de "alarmes falsos". Arquivos realmente maliciosos normalmente serão detectados por mais de dez produtos. Enviar arquivos grandes para o serviço também pode ser difícil, mas você pode usar a opção de enviar link.
Site VirusTotal analisa arquivos em mais de 70 antivírus para ajudar a descobrir se um arquivo é malicioso. — Foto: Reprodução
Site VirusTotal analisa arquivos em mais de 70 antivírus para ajudar a descobrir se um arquivo é malicioso. — Foto: Reprodução

Observe que o site oficial do VirusTotal termina em ".com" e não ".com.br". Se preferir, coloque o site nos seus favoritos do navegador para não errar. Você também pode instalar uma extensão para o navegador que analisa os arquivos baixados no VirusTotal, mas tome cuidado: esses arquivos ficam disponíveis para as empresas antivírus. Se você lida com documentos sigilosos, por exemplo, é melhor enviar apenas arquivos suspeitos e não tudo que você acessa pelo navegador.

Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para g1seguranca@globomail.com