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quarta-feira, 6 de maio de 2015

Varejo não deve recuperar vendas com o Dia das Mães


"Com exceção do e-commerce, expectativas são de estabilidade ou até retração no faturamento com a data, em relação ao ano passado. Saída é apostar no envolvimento emocional."



*-.:.-* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 06/05/2015


O Dia das Mães, segunda melhor data do varejo, atrás apenas do Natal, dificilmente passará em branco nas famílias, mas os presentes podem ser mais modestos diante do freio no consumo e na tomada de crédito no Brasil. A expectativa do varejo em geral é para vendas estáveis em relação a 2014, ou com um crescimento bem tímido. 

Há ainda os que chegam a prever uma pequena queda. Segundo um levantamento do professor Gilberto Braga, Professor de Finanças na Pós-Graduação do Ibmec-RJ, a receita deve apresentar uma diminuição de 1%, se comparado ao ano passado, considerando-se a performance em todo o país.

A média nacional do valor do presente ficará entre R$ 105,00 e R$ 135,00, e os itens mais procurados serão, pela ordem: roupas, perfumes, calçados, bolsas e acessórios e chocolates e flores. O docente cruzou as expectativas de diferentes órgãos de comércio, associações de lojistas e Shopping Centers, divulgadas até três de maio. 

Já a projeção traçada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta para um cenário ainda mais negativo: o de queda de 3,6%. Se as expectativas se confirmarem, as vendas a prazo devem apresentar a segunda queda consecutiva.

Embora a maioria do comércio continue com a mesma estratégia de anos anteriores, apostando nas promoções, esse pode não ser o melhor caminho para convencer o consumidor. “Esta é a segunda melhor data para o varejo por conta do apelo emocional dela. A grande dica é seguir esse espírito nas ações, tirando do racional de compra por preço. 

A oferta dos descontos leva o consumidor para o racional, lado que diz não ser a melhor hora para gastar”, explica Patrícia Cotti, Diretora Vogal do Instituto Brasileiros de Executivos do Varejo (Ibevar) e Coordenadora Acadêmica da Academia de Varejo, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Aposta no envolvimento emocional
As promoções e a oferta de sorteios e brindes sempre foram o grande trunfo dos lojistas em épocas comemorativas e não podem ser totalmente deixadas de lado, já que o consumidor, habituado a elas, já as aguarda.


Os investimentos, no entanto, devem cada vez mais migrar para ambientação de loja e outras iniciativas que atrelem o produto a algo especial, que vá além do item em si, e que ofereçam uma experiência de compra mais diferenciada, promovam o engajamento com a marca. Quando o cliente está emocionalmente envolvido, ele tende a pensar menos em preço e na instabilidade econômica.

E se a proposta é emocionar, algumas empresas estão conseguindo. Uma delas é a Gol, que postou nas redes sociais um vídeo em que mostra mães e pais que escolheram adotar crianças e venceram longas distâncias e barreiras para conseguir realizar o sonho.

Superaram quilômetros, medos, preconceitos, cor e sangue. O mote da campanha é “entre tantos destinos, eles escolheram o amor” e gerou um vídeo comovente.
A Huggies, de fraldas, também conseguiu levar lágrimas aos olhos de algumas mulheres com uma série de vídeos que mostram grávidas cegas durante a ultrassonografia

Elas costumam depender da descrição oral dos médicos para imaginar como será a criança que está em seu ventre, mas a marca realizou uma ação para reduzir as barreiras impostas pela deficiência. A companhia reproduziu o rosto dos bebês em uma impressora 3D e as mamães foram surpreendidas pela possibilidade de sentirem os traços de seus filhos antes do nascimento.

Hora de rever e criar processos
Os resultados da mais recente pesquisa de expectativa de consumo do Ibevar, cujos dados consolidados serão divulgados em junho, apontam para queda em relação às compras do ano passado em quase todas as categorias. 


“As vendas estavam crescendo a dois dígitos no varejo, nos últimos anos, e já tendiam a diminuir com o tempo, independente da crise. As empresas precisam agora, cada vez mais, olhar para dentro e se reestruturar. É fundamental criar processos em relação a custos, perdas, estoque, área de compras, o que a maioria não tem”, ressalta Patrícia.

O clima negativo só não pode paralisar as ações e os investimentos. A expectativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é que o Dia das Mães registre a pior momento desde 2004. A previsão é de um aumento de apenas 0,5%, comparado com 2014. Ainda assim, a celebração movimentará R$ 6,5 bilhões na economia brasileira. 

Para conquistar sua fatia nesse bolo, as empresas precisam ser criativas. Aquelas que já vieram promovendo o engajamento do consumidor ao longo dos últimos anos saem na frente.

As lojas de departamento são um exemplo. “As cadeias maiores estão sofrendo menos porque conseguiram desenvolver um trabalho emocional junto aos clientes. Investiram em coleções assinadas com estilistas, na aproximação com as blogueiras e no ambiente de loja, que está muito mais bonito do que no passado. 

Fizeram o que foi solicitado pelo seu público-alvo. Por mérito delas, estão colhendo os frutos agora”, avalia Rubens Panelli, Sócio-Diretor da consultoria Panelli & Associados e ex-executivo de marcas como C&A e Daslu, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Destaque para as boas prática
Em momentos de economia favorável, como a do Brasil nos últimos anos, as empresas como um todo tendem a crescer. Agora, será o momento de se destacarem aquelas que agiram de forma mais estratégica no período de bonança. “O varejista em geral é muito imediatista. 


Este será o momento em que os competentes aparecerão: aqueles que investiram em pessoas, que estão com profissionais motivados e treinados e que têm um bom ambiente de trabalho. Isso não se faz na época de crise, mas o tempo todo”, acrescenta Panelli.
Os shoppings também podem sair na frente, ao menos no que depender das expectativas. 

A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) mostra-se mais otimista e prevê uma alta de 5,5% nas vendas  na data, em relação a 2014. Os lojistas desses estabelecimentos esperam receber um maior número de clientes em busca de perfumes, joias, roupas e smartphones. Os centros comerciais seguem apostando em ações promocionais, com distribuição de prêmios, como em anos anteriores.

Segundo o levantamento do professor Gilberto Braga, do Ibmec-RJ, as promoções feitas por shoppings centers do Rio de Janeiro, em que os consumidores trocam seus tíquetes de compras por vale brindes e cupons para concorrer a sorteios de carros, está funcionando. 

O movimento nos estabelecimentos cresceu nos últimos dias. 
Isso se deve não só às ações, mas também ao recebimento dos salários e à virada do cartão de crédito, cuja maioria dos vencimentos está concentrada entre um e 10 de cada mês.

E-commerce em posição mais confortável
Enquanto o varejo lamenta as projeções de baixo crescimento ou até queda de faturamento em relação ao ano passado, o e-commerce continua nadando em corrente favorável. De acordo com a e-bit, o Dia das Mães deve movimentar R$ 1,9 bilhão no setor em 2015, valor que representa um crescimento nominal de 18% em relação ao mesmo período do ano passado, quando as lojas online faturaram R$ 1,6 bilhão.


O cenário retrata uma mudança comportamental importante, que demonstra que os consumidores estão perdendo o receio de usar o cartão de crédito e fornecer os dados pessoais na internet. A Dafiti não informa a expectativa de alta nas vendas na data, mas diz que elas devem ser duas vezes maiores, no Dia das Mães, do que em períodos normais. 

A marca investiu pela primeira vez em uma divulgação única para todos os países da América Latina nos quais está presente: Brasil, Argentina, Colômbia, Chile e México. A mensagem unificada busca transmitir a ideia de que a Dafiti é a forma mais inteligente de comprar moda.

O setor de vestuário é um que ainda enfrenta muitas barreiras na confiança de consumidores, que preferem experimentar peças ao vivo antes de adquirí-las. “Se olharmos para outros países, vemos que essa categoria tem aceitação muito mais alta do que na região, o que demonstra o potencial de crescimento. 

Estamos nesta tendência macro de migração das compras feitas exclusivamente pelo offline para a adesão ao online. Nosso desafio, hoje, é convencer as pessoas que comprar pela internet é mais conveniente e inteligente”, comenta Malte Huffmann, Sócio-Fundador da Dafiti, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Além de anúncios que serão exibidos na TV dos países, a marca também aposta em comunicação nas redes sociais. Para promover o engajamento, está incentivando os clientes a completarem a frase “No Dia das Mães, nada melhor do que ganhar um…” e compartilhar com os amigos. 

A marca aponta ainda a oportunidade para as próprias homenageadas darem dicas aos filhos do que desejam ganhar de presente. O grande desafio para o e-commerce está na entrega. Para o sucesso, as marcas precisam reforçar a logística, porque caso o presente não chegue a tempo irá gerar grande frustração no cliente.

A Dafiti também aposta no crescimento nas vendas em sua loja física temporária, aberta na Oscar Freire em março deste ano. “A loja física tem papel importante e desdobramos a campanha nesse ambiente também. A marca própria tem destaque. Ela representa hoje 20% de nossa receita e queremos levá-la para 50% no futuro”, conclui Huffmann.

Leia também: Os novos rumos do varejo. Pesquisa no Mundo do Marketing Inteligência. Conteúdo exclusivo para assinantes.


Trademarketing | Varejo | comportamento do consumidor

Tang abre pop up store e propõe pagamento com “bigodinho”


"Tangueria oferece experiências divertidas no espaço, que fica aberto no Shopping Eldorado, com funcionamento até 30 de junho. Iniciativa divulga a versão com leite."



*-.:.-* Por Priscilla Oliveira, do Mundo do Marketing | 06/05/2015



A Tang inaugurou nesta terça, dia cinco, uma pop up store no Shopping Eldorado, em São Paulo. No local, chamado Tangueria, os visitantes de todas as idades poderão aprender a preparar a bebida com água ou leite, degustar o suco, se divertir com atividades e conhecer receitas que podem ser feitas com o produto. 

Um estúdio de rádio foi montado para receber artistas convidados, como cantores e celebridades da TV e da Internet.
Ao fim, as pessoas passarão pela parte de pagamento por utilizar o espaço. 

A brincadeira continua nesse momento, porque o “valor” a ser pago é uma foto com o bigodinho colorido que se forma quando bebe a vitamina. A pop up store ficará aberta até o dia 30 de junho, nos horários de acordo com o funcionamento do shopping.
Tang, Tangueria, Shopping Eldorado, Popup Store

Mauricio de Sousa leva melancia da Magali para supermercados


"Novidade faz parte das comemorações dos 50 anos da personagem, que incluem ainda feirinha gastronômica e parceria com o projeto nutricional Meu Pratinho Saudável."



*-.:.-* Por Priscilla Oliveira, do Mundo do Marketing | 06/05/2015



A Mauricio de Sousa iniciou as ações comemorativas em homenagem ao aniversário de 50 anos da Magali. Como parte das comemorações, a personagem mais comilona dos quadrinhos recebeu a missão de ser a embaixadora da Turma da Mônica na defesa de uma alimentação equilibrada. 

Por esse motivo a maioria das campanhas estão ligadas à alimentação como uma feirinha, a melancia e uma parceria com o projeto Meu Pratinho Saudável.

A primeira delas aconteceu em São Paulo, com a exposição de 23 barraquinhas com variedades gastronômicas regionais e internacionais entre salgados e doces, incluindo opções mais leves e vegetarianas. 

Como o evento foi voltado para toda a família, a barraquinha Bidu & Cia contou com opções de petiscos e rações para os pets.  Outra iniciativa em andamento é o Meu Lanchinho Saudável com a Lancheira da Magali.

As mães e os pais foram convidados a participar do desafio #oquetemprolanche, fotografando o que costumam mandar para o filho na escola. 

As imagens devem ser postadas nas redes sociais usando a hashtag que leva o nome da ação e também #Magali50 e #MeuPratinhoSaudável. Uma equipe de nutricionistas analisa a composição dos lanches e faz sugestões para tornar a refeição mais equilibrada.

Durante a feira Apas 2015, a Mauricio de Sousa apresentou a Melancia da Magali, criada em parceria com a Itaueira. Ela vem na variedade mini, redonda, e com micro sementes comestíveis, facilitando o consumo pelas crianças. Com isso, as empresas buscam estimular o consumo de fruta entre os pequenos. 

A divulgação do alimento, produzido em fazendas do Nordeste, será feita em pontos de venda e redes sociais. Outras campanhas serão realizadas até o final do ano, assim como foi feita no cinquentenário da Mônica, comemorado em 2013.
Mauricio de Sousa, Turma da Mônica, 50 anos da Magali

Leia também: Bem-estar: tendências do mercado de alimentação saudável. Estudo do Mundo do Marketing Inteligência.

Alimentação | Saudabilidade | Bem-estar

Pause chega ao mercado de bebidas relaxantes


"Novidade integra categoria dos relaxing drinks. Produto é elaborado com ingredientes naturais, que ajudam a aliviar os sintomas relacionados ao estresse."



*-.:.-* Por Priscilla Oliveira, do Mundo do Marketing | 06/05/2015



O mercado de bebidas relaxantes ganhou um novo concorrente. A Pause chega ao varejo para promover o bem-estar e aliviar os sintomas relacionados ao estresse. O produto é levemente gaseificado e elaborado com ingredientes naturais, como maracujá, camomila, erva cidreira e suco de limão. 

Além disso, a fabricante inclui o Lactium, uma solução natural à base de proteína hidrolisada do leite, desenvolvida nos laboratórios de pesquisa da Ingredia Nutricional, na França.
A fórmula é zero caloria, zero açúcar, zero glúten, zero lactose e possui baixo teor de sódio. 

O tom esverdeado do líquido é colorido naturalmente com clorofila e tem como sugestão de consumo beber gelado.  A indicação é de uma lata ao dia, para ser degustada no trabalho, em casa, depois da academia, na saída de uma festa ou qualquer momento em que se queira relaxar. 

Cada unidade possui 269ml e será vendida ao preço sugerido de R$ 8,99 em lojas como Walmart, Americanas.com, Panvel Farmácias ou AMPM.
Pause, Relaxing Drinks, Lançamento