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terça-feira, 1 de março de 2016

Inclusão digital receberá incentivo de mais de R$ 9 milhões

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Solange Calvo, 
2016/02/29, 20:00
Postado em 01 de fevereiro de 2016 às 22h45m



Acessa São Paulo é o programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, com gestão da Prodesp, Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo - Diretoria de Serviços ao Cidadão.
As ações de inclusão digital do Ministério das Comunicações (MC), como as Cidades Digitais, telecentros, Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) e projetos para a Juventude Rural vão contar, em 2016, com o reforço de R$ 9,2 milhões, indicados por emendas parlamentares individuais ao Orçamento da União.

Os recursos vão beneficiar nove estados. Do total, R$ 4,2 milhões foram destinados à implantação das fibras ópticas do Cidades Digitais pela Telebras, R$ 2 milhões para o Cidades Digitais por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e R$ 3 milhões para as outras iniciativas de ampliação do acesso à internet popular.


No ano passado, foi criada uma cartilha que informou os parlamentares sobre os programas do ministério para inclusão digital e orientou como indicar recursos para as iniciativas do MC. As cidades beneficiadas terão assessoria do ministério para a implementação dos projetos.

Os municípios beneficiados pelo Cidades Digitais recebem uma rede de fibras ópticas que interligam órgãos públicos da cidade. O objetivo é modernizar a gestão e ampliar o acesso aos serviços municipais. A cidade também recebe um conjunto de aplicativos de governo eletrônico e a capacitação de servidores para gestão da rede.


Os CRCs são espaços físicos adaptados para o reaproveitamento de equipamentos eletroeletrônicos descartados e para a realização de cursos e oficinas destinados a jovens de baixa renda voltados à inclusão digital

E os telecentros são locais que proporcionam acesso público e gratuito às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), com computadores conectados à internet, disponíveis para vários usos, incluindo navegação, cursos e outras atividades de promoção do desenvolvimento local.

Já os projetos para a Juventude Rural levam a capacitação no uso das TICs para assentamentos rurais e comunidades agrícolas. O objetivo é que os jovens utilizem a tecnologia para melhoria da gestão e comercialização das cooperativas de produção e agroindústria familiares.

* Com informações do Ministério das Comunicações

Ericsson e AT&T desenvolvem solução Wi-Fi para veículos conectados Catarina Gomes, 2016/01/08, 14:30

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Catarina Gomes, 
2016/01/08, 14:30
Postado em 01 de março de 2016 às 22h10m



 Ericsson - car testing
A Ericsson continua colaborando com a AT&T Drive com o desenvolvimento de uma nova solução Wi-Fi Landing Page para o interior dos veículos, destinada aos fabricantes automóveis. O objetivo da solução passa por oferecer aos consumidores uma gestão simplificada da conectividade Wi-Fi em seus veículos.

Recorrendo à solução da Ericsson, os consumidores podem ativar um ponto de acesso Wi-Fi de testes de uma forma gratuita, comprar uma sessão de dados para o seu veículo e gerir a sua conta Wi-Fi dentro do veículo.


De acordo com um estudo global levado a cabo pela Ericsson e a AT&T, o mercado de carros conectados está a tornar-se cada vez mais um elemento importante na decisão de compra dos consumidores. É constatado que três em cada quatro consumidores inquiridos confirmam que os serviços integrados num carro conectado serão uma funcionalidade prioritária na sua próxima compra automóvel.

O estudo revelou ainda que 62% dos inquiridos norte-americanos estão familiarizados com o termo “carro conectado” e que o ponto de acesso Wi-Fi ocupa o primeiro lugar na lista de produtos que os clientes norte-americanos estão dispostos a comprar para os seus automóveis. 

Os resultados mostram também que cerca de 75% dos inquiridos, depois de terem ficado mais informados sobre os serviços associados aos carros conectados, os consideraram uma importante funcionalidade para decidir sobre a próxima compra automóvel.


Outra vantagem dessa solução é que, segundo a Ericsson, os fabricantes de automóveis podem igualmente utilizar a conectividade para efetuarem atualizações de software via wireless e instalarem configurações de motor avançadas, que podem ser descarregadas. 

Para o consumidor, os serviços do carro conectado vão permitir a adição constante de novos recursos ao veículo, que pretendem melhorar toda a experiência de condução, durante anos após a aquisição do mesmo.