"Invasão dos Minions, distribuição da icônica faca pelo Outback, criação da Skol verde e as garrafas vintage de Coca-Cola foram algumas iniciativas que fizeram sucesso."
Impactado pela crise econômica, 2015 foi desafiador para os departamentos de Marketing, que tiveram que abusar da criatividade para atrair os consumidores. As promoções e inovações dominaram as ações deste ano e chamaram a atenção do público.
No levantamento das 10 principais ações elencadas pelo Mundo do Marketing tiveram destaque a novidade da Skol, que criou uma cerveja verde, a invasão dos Minions no McDonald’s – e também em diversas outras marcas-, as promoções do Outback, as ativações de Nutella para encantar os brasileiros, as garrafinhas diferenciadas de Coca-Cola, o senso de oportunidade de Netflix, a ousadia de Dafiti que se arriscou no mundo real, a brincadeira do Hotel Urbano, que criou uma compra às cegas, entre outros.
Para chegar a essas ações, o portal considerou os critérios de inovação, resultados alcançados, audiência, repercussão entre os leitores e o engajamento nas redes sociais.
Conheça ou reveja os casos de sucesso, em ordem alfabpetica por marca. E, a seguir, vote na que você acredita ser a melhor de 2015. Revelaremos o grande vencedor na próxima segunda-feira, dia 14. Vote aqui.
As garrafas da Coca-Cola
O refrigerante mais famoso do mundo está sempre atraindo o público com ações diferenciadas, envolventes e neste ano não foi diferente. A companhia resolveu brincar com seu formato mais marcante: a garrafinha de vidro.
Logo no início de 2015, para refrescar o verão nacional, a companhia ofereceu na praia de Maresias, em São Paulo, a bebida servida em uma garrafa de gelo. O formato inovador contava com um rótulo especial para evitar que as mãos dos consumidores congelassem ou que a garrafa escorregasse.
Para ter direito a novidade, era preciso passar por um brincadeira que reforçava a campanha da marca que estimulava os amigos a beberem o refrigerante juntos.
Ainda por conta da campanha “Bebendo uma Coca-Cola com” a companhia relançou a promoção das miniaturas de garrafas.
Foram disponibilizados 15 modelos de alumínio, que podiam ser personalizados e colecionados com 150 opções de nomes e nove apelidos, nas cores vermelha, preta e branca. Um mini engradado também foi oferecido para que o público pudesse montar uma coleção de garrafinhas com nome dos amigos e pessoas queridas.
Apostando na interação com os fãs da marca, a companhia colocou no mercado um pack com seis garrafas vintage. A embalagem promocional traz modelos históricos em homenagem aos 100 anos da contour, formato que está no mercado até hoje. O pacote retrô conta com réplica de cascos comercializados em 1899, 1900, 1905, 1913. 1915 e 1923.
Loja física da Dafiti
A Dafiti resolveu ultrapassar a barreira do virtual e aportar no mundo real. O e-commerce de moda inaugurou em março uma loja conceito na badalada Oscar Freire, em São Paulo.
O espaço de 400 metros quadrados recebeu investimento de R$ 1 milhão e teve como objetivo oferecer aos consumidores uma experiência de compra diferenciada, que mistura o online e off-line. No local os clientes podiam experimentar, sentir a textura dos tecidos e combinar estilos de acessórios, sapatos e calçados antes de comprar.
A finalização da compra, no entanto, funcionava como acontece nas lojas virtuais. O pagamento era feito pelo site, por meio de tablets e smartphones disponibilizados, ou ainda pelo próprio aplicativo. As compras eram entregues em casa, para que os clientes pudessem continuar o passeio pelo centro de moda sem carregar sacolas.
Compra às cegas do Hotel Urbano
Imagine comprar um roteiro de férias sem saber o destino e a quantidade de dias? Foi isso o que o Hotel Urbano promoveu em agosto deste ano. A agência de viagens online disponibilizou 300 pacotes para 25 destinos nacionais e internacionais para duas pessoas com preço único.
O cliente entrava na plataforma e buscava a “Oferta Secreta” apenas pela cidade de origem, o destino só seria revelado horas depois após a confirmação do pagamento. Os pacotes no valor de R$ 499,00 eram de no mínimo duas noites e para duas pessoas e cidades estavam Armação dos Búzios, Gramado, Orlando, Natal, Florianópolis e Santiago do Chile.
Em abril, a empresa disponibilizou promoção ainda mais inusitada: viagem por apenas R$ 1,00. Durante toda a terça-feira 28 de abril, a agência de viagens online disponibilizou 100 pacotes nacionais e internacionais que valeram apenas uma moedinha.
As ofertas entraram aleatoriamente e os consumidores tinham que encontrá-las no site. Para anunciar a promoção, foram criados vídeos em que comparavam o valor do pacote turístico a um pacote de bala.
Minions invadiram o mercado
Impulsionados pelo lançamento do filme Minions, que aconteceu em junho, diversas marcas se apropriaram dos personagens amarelos para chamar a atenção dos consumidores.
Uma das principais ativações ficou por conta do McDonald’s que além de incluir os bonequinhos como brinde do combo McLanche Feliz, também desenvolveu batatas fritas no formato dos desenhos. Como estratégia de divulgação, a rede de restaurantes levou o trio para o Twitter, onde eles interagiam com os seguidores.
Netflix, LG e Sílvio Santos
Um dos grandes burburinhos da internet no primeiro trimestre deste ano ficou por conta da irreverência e espontaneidade do comunicador Silvio Santos. Ao interagir com uma convidada durante o programa que apresenta no SBT aos domingos, o apresentador afirmou que não assiste à TV e ainda fez merchandising gratuito.
O dono do Baú assumiu ser fã da série “A Bíblia”, disponível no canal digital, e disparou: “Se você não tem Netflix na sua casa, passe a ter. A mensalidade é de R$ 18,90, creio eu.
Os donos da Netflix devem estar me vendo nos Estados Unidos e devem mandar para mim um mês de graça”. Não levou muito tempo para ele ser agraciado com um assinatura vitalícia da plataforma de streaming e a oferta veio do CEO do Netflix, Reed Hasting, que ainda recomendou que o brasileiro assistisse à House of Cards.
Atenta a essa movimentação, a LG não perdeu a oportunidade e pegou carona da ação de Netflix. A multinacional sul-coreana presenteou o apresentador e empresário com uma televisão de última geração para que ele pudesse “ver a maratona de séries com qualidade Ultra HD 4K da LG”.
Ao publicar o vídeo com a oferta no YouTube, a empresa postou que “esse é o presente da LG para uma das figuras mais carismáticas e conhecidas da televisão brasileira”.
Depois de faturar a TV e a assinatura vitalícia, Silvio Santos apareceu em vídeo no Youtube do LG mostrando as funcionalidades do modelo Oled que ele ganhou.
Nutella cria rótulos personalizados
As ativações do creme de avelã mais famoso do mundo são sempre sucesso e neste ano o doce da Ferrero chegou ao varejo com rótulos personalizados para homenagear algumas cidades brasileiras.
A primeira capital a aparecer na embalagem foi São Paulo, que já conta com alguns pontos de venda exclusivos da marca. Em maio, ao inaugurar um quiosque no Eataly, Nutella destacou o nome da cidade anfitriã com a mesma identidade visual padrão.
No local são vendidos lanches com o recheio de creme de avelã, como crepes, croissants, pães, tortinhas, muffins e cookies. Meses depois, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Brasília também ganharam suas versões. Além nos nomes, os potes ganharam tampas personalizadas com os principais pontos turísticos das localidades.
Outback distribui icônica faca
No ano em que completou 18 anos no Brasil, a rede de restaurantes Outback criou diversas promoções para atrair os consumidores para os restaurantes. Aliados a interações nas redes sociais, as iniciativas fizeram parte dos segredos do Outback para prosperar na crise.
Mesmo no período em que o brasileiro reduziu a alimentação fora de casa, a rede manteve taxa de crescimento de 20%. Uma das ações de grande destaque foi a oferta da icônica faca que é usada no serviço.
Para levar a peça para casa, os clientes tiveram que pedir a combinação da salada El Ranchito com o Steak Ribeye e mais um acompanhamento que saía por R$ 55,50. O sucesso da ação foi tão grande que meses depois a empresa desenvolveu ação semelhante com as tradicionais canecas de chope.
O drone da Perdigão
Especula-se como os drones serão utilizados no futuro, alguns arriscam em dizer que as entregas serão feitas pelos veículos aéreos não tripulados. E foi mais ou menos isso que a Perdigão fez no Dia das Mães, utilizou os aparelhos para levar para algumas mulheres mensagem e cesta de produtos.
A iniciativa chamada “Voa Coração” começou no meio digital, com um post. A cada comentário realizado, os internautas recebiam um cartão virtual para darem às mães.
Ao todo, foram feitas 1.400 personalizações. Duas mães moradoras de São Paulo foram escolhidas para receber em casa uma cesta com vários itens da marca com balões em formato de coração.
Skol cria cerveja verde
A versão Spirit de Skol Beats chegou ao varejo em novembro causando frisson entre os consumidores. Mesmo sendo lançado no fim do ano, a cerveja verde teve grande repercussão e foi uma das ações mais lidas no Mundo do Marketing.
A Skol Beats Spirit tem teor alcóolico de 7,9% e chega para somar ao portfólio que conta ainda com as versões Senses e Extreme. O produto, que pode ser consumido com gelo – novidade na categoria - está disponível na versão garrafa e lata, que foram desenvolvidas na mesma cor do líquido, e os rótulos brilham na luz negra, já que a linha tem como foco as baladas.
Retorno do Parque da Turma da Mônica
O ano de 2015 também ficará marcado como o do retorno do Parque da Mônica, depois de cinco anos fechado. O espaço foi aberto no Shopping SP Market, na Zona Sul da capital paulista.
O inauguração fez parte das comemorações dos 80 anos do ilustrador Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, e que impulsionou diversas ativações neste ano. Além do espaço de diversões, a turminha também ganhou um restaurante temático.
A “Chácara Turma da Mônica”, instalada em Pinheiros, conta com a presença dos personagens em meio a árvores, peixes e cágados.
Além de diversos ambientes para as crianças como a Lagoa do Chico Bento e um Bosque Turma da Mata, atividades com monitores e shows dos personagens também fazem parte do estabelecimento.
Vote na melhor ação aqui.
No levantamento das 10 principais ações elencadas pelo Mundo do Marketing tiveram destaque a novidade da Skol, que criou uma cerveja verde, a invasão dos Minions no McDonald’s – e também em diversas outras marcas-, as promoções do Outback, as ativações de Nutella para encantar os brasileiros, as garrafinhas diferenciadas de Coca-Cola, o senso de oportunidade de Netflix, a ousadia de Dafiti que se arriscou no mundo real, a brincadeira do Hotel Urbano, que criou uma compra às cegas, entre outros.
Para chegar a essas ações, o portal considerou os critérios de inovação, resultados alcançados, audiência, repercussão entre os leitores e o engajamento nas redes sociais.
Conheça ou reveja os casos de sucesso, em ordem alfabpetica por marca. E, a seguir, vote na que você acredita ser a melhor de 2015. Revelaremos o grande vencedor na próxima segunda-feira, dia 14. Vote aqui.
As garrafas da Coca-Cola
O refrigerante mais famoso do mundo está sempre atraindo o público com ações diferenciadas, envolventes e neste ano não foi diferente. A companhia resolveu brincar com seu formato mais marcante: a garrafinha de vidro.
Logo no início de 2015, para refrescar o verão nacional, a companhia ofereceu na praia de Maresias, em São Paulo, a bebida servida em uma garrafa de gelo. O formato inovador contava com um rótulo especial para evitar que as mãos dos consumidores congelassem ou que a garrafa escorregasse.
Para ter direito a novidade, era preciso passar por um brincadeira que reforçava a campanha da marca que estimulava os amigos a beberem o refrigerante juntos.
Ainda por conta da campanha “Bebendo uma Coca-Cola com” a companhia relançou a promoção das miniaturas de garrafas.
Foram disponibilizados 15 modelos de alumínio, que podiam ser personalizados e colecionados com 150 opções de nomes e nove apelidos, nas cores vermelha, preta e branca. Um mini engradado também foi oferecido para que o público pudesse montar uma coleção de garrafinhas com nome dos amigos e pessoas queridas.
Apostando na interação com os fãs da marca, a companhia colocou no mercado um pack com seis garrafas vintage. A embalagem promocional traz modelos históricos em homenagem aos 100 anos da contour, formato que está no mercado até hoje. O pacote retrô conta com réplica de cascos comercializados em 1899, 1900, 1905, 1913. 1915 e 1923.
A Dafiti resolveu ultrapassar a barreira do virtual e aportar no mundo real. O e-commerce de moda inaugurou em março uma loja conceito na badalada Oscar Freire, em São Paulo.
O espaço de 400 metros quadrados recebeu investimento de R$ 1 milhão e teve como objetivo oferecer aos consumidores uma experiência de compra diferenciada, que mistura o online e off-line. No local os clientes podiam experimentar, sentir a textura dos tecidos e combinar estilos de acessórios, sapatos e calçados antes de comprar.
A finalização da compra, no entanto, funcionava como acontece nas lojas virtuais. O pagamento era feito pelo site, por meio de tablets e smartphones disponibilizados, ou ainda pelo próprio aplicativo. As compras eram entregues em casa, para que os clientes pudessem continuar o passeio pelo centro de moda sem carregar sacolas.
Imagine comprar um roteiro de férias sem saber o destino e a quantidade de dias? Foi isso o que o Hotel Urbano promoveu em agosto deste ano. A agência de viagens online disponibilizou 300 pacotes para 25 destinos nacionais e internacionais para duas pessoas com preço único.
O cliente entrava na plataforma e buscava a “Oferta Secreta” apenas pela cidade de origem, o destino só seria revelado horas depois após a confirmação do pagamento. Os pacotes no valor de R$ 499,00 eram de no mínimo duas noites e para duas pessoas e cidades estavam Armação dos Búzios, Gramado, Orlando, Natal, Florianópolis e Santiago do Chile.
As ofertas entraram aleatoriamente e os consumidores tinham que encontrá-las no site. Para anunciar a promoção, foram criados vídeos em que comparavam o valor do pacote turístico a um pacote de bala.
Impulsionados pelo lançamento do filme Minions, que aconteceu em junho, diversas marcas se apropriaram dos personagens amarelos para chamar a atenção dos consumidores.
Uma das principais ativações ficou por conta do McDonald’s que além de incluir os bonequinhos como brinde do combo McLanche Feliz, também desenvolveu batatas fritas no formato dos desenhos. Como estratégia de divulgação, a rede de restaurantes levou o trio para o Twitter, onde eles interagiam com os seguidores.
Um dos grandes burburinhos da internet no primeiro trimestre deste ano ficou por conta da irreverência e espontaneidade do comunicador Silvio Santos. Ao interagir com uma convidada durante o programa que apresenta no SBT aos domingos, o apresentador afirmou que não assiste à TV e ainda fez merchandising gratuito.
O dono do Baú assumiu ser fã da série “A Bíblia”, disponível no canal digital, e disparou: “Se você não tem Netflix na sua casa, passe a ter. A mensalidade é de R$ 18,90, creio eu.
Os donos da Netflix devem estar me vendo nos Estados Unidos e devem mandar para mim um mês de graça”. Não levou muito tempo para ele ser agraciado com um assinatura vitalícia da plataforma de streaming e a oferta veio do CEO do Netflix, Reed Hasting, que ainda recomendou que o brasileiro assistisse à House of Cards.
Ao publicar o vídeo com a oferta no YouTube, a empresa postou que “esse é o presente da LG para uma das figuras mais carismáticas e conhecidas da televisão brasileira”.
As ativações do creme de avelã mais famoso do mundo são sempre sucesso e neste ano o doce da Ferrero chegou ao varejo com rótulos personalizados para homenagear algumas cidades brasileiras.
A primeira capital a aparecer na embalagem foi São Paulo, que já conta com alguns pontos de venda exclusivos da marca. Em maio, ao inaugurar um quiosque no Eataly, Nutella destacou o nome da cidade anfitriã com a mesma identidade visual padrão.
No local são vendidos lanches com o recheio de creme de avelã, como crepes, croissants, pães, tortinhas, muffins e cookies. Meses depois, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Brasília também ganharam suas versões. Além nos nomes, os potes ganharam tampas personalizadas com os principais pontos turísticos das localidades.
No ano em que completou 18 anos no Brasil, a rede de restaurantes Outback criou diversas promoções para atrair os consumidores para os restaurantes. Aliados a interações nas redes sociais, as iniciativas fizeram parte dos segredos do Outback para prosperar na crise.
Mesmo no período em que o brasileiro reduziu a alimentação fora de casa, a rede manteve taxa de crescimento de 20%. Uma das ações de grande destaque foi a oferta da icônica faca que é usada no serviço.
Para levar a peça para casa, os clientes tiveram que pedir a combinação da salada El Ranchito com o Steak Ribeye e mais um acompanhamento que saía por R$ 55,50. O sucesso da ação foi tão grande que meses depois a empresa desenvolveu ação semelhante com as tradicionais canecas de chope.
Especula-se como os drones serão utilizados no futuro, alguns arriscam em dizer que as entregas serão feitas pelos veículos aéreos não tripulados. E foi mais ou menos isso que a Perdigão fez no Dia das Mães, utilizou os aparelhos para levar para algumas mulheres mensagem e cesta de produtos.
A iniciativa chamada “Voa Coração” começou no meio digital, com um post. A cada comentário realizado, os internautas recebiam um cartão virtual para darem às mães.
Ao todo, foram feitas 1.400 personalizações. Duas mães moradoras de São Paulo foram escolhidas para receber em casa uma cesta com vários itens da marca com balões em formato de coração.
A versão Spirit de Skol Beats chegou ao varejo em novembro causando frisson entre os consumidores. Mesmo sendo lançado no fim do ano, a cerveja verde teve grande repercussão e foi uma das ações mais lidas no Mundo do Marketing.
A Skol Beats Spirit tem teor alcóolico de 7,9% e chega para somar ao portfólio que conta ainda com as versões Senses e Extreme. O produto, que pode ser consumido com gelo – novidade na categoria - está disponível na versão garrafa e lata, que foram desenvolvidas na mesma cor do líquido, e os rótulos brilham na luz negra, já que a linha tem como foco as baladas.
O ano de 2015 também ficará marcado como o do retorno do Parque da Mônica, depois de cinco anos fechado. O espaço foi aberto no Shopping SP Market, na Zona Sul da capital paulista.
O inauguração fez parte das comemorações dos 80 anos do ilustrador Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, e que impulsionou diversas ativações neste ano. Além do espaço de diversões, a turminha também ganhou um restaurante temático.
A “Chácara Turma da Mônica”, instalada em Pinheiros, conta com a presença dos personagens em meio a árvores, peixes e cágados.
Além de diversos ambientes para as crianças como a Lagoa do Chico Bento e um Bosque Turma da Mata, atividades com monitores e shows dos personagens também fazem parte do estabelecimento.
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