Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de março de 2024

Apple permitirá baixar aplicativos de iPhone fora da App Store na União Europeia

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Até o fim de 2023, desenvolvedores poderão usar seus próprios sites para distribuir seus aplicativos para usuários no bloco europeu. Medidas será feita para cumprir a Lei dos Mercados Digitais (DMA), regulamentação que atinge gigantes da tecnologia.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
TOPO
Por Reuters

Postado em 12 de março de 2024 às 15h50m

Post. N. - 4.844

 App Store — Foto: James Yarema/Unsplash
App Store — Foto: James Yarema/Unsplash

A Apple anunciou nesta terça-feira (12) que desenvolvedores poderão usar seus próprios sites, e não apenas a App Store, para distribuir os seus aplicativos de iPhone na União Europeia. A empresa disse que a medida entrará em vigor na primavera do hemisfério norte, entre setembro e dezembro.

A mudança será feita para cumprir a Lei dos Mercados Digitais (DMA), regulamentação da União Europeia que passou a valer na semana passada. A regra atinge gigantes de tecnologia e, entre outras coisas, obriga a Apple a abrir seu ecossistema.

A DMA exige que a Apple libere alternativas à App Store no iPhone e permita que desenvolvedores optem por não usar seu sistema de pagamento em aplicativos que cobra taxas de até 30% por transação.

"Estamos oferecendo mais flexibilidade para desenvolvedores que distribuem aplicativos na União Europeia, incluindo a introdução de uma nova maneira de distribuir aplicativos diretamente do site do desenvolvedor", disse a Apple.

"A Apple fornecerá aos desenvolvedores autorizados acesso a APIs (interfaces de programação de aplicativos) que facilitam a distribuição de seus aplicativos da web, integração com funcionalidades do sistema, backup e restauração de aplicativos de usuários e muito mais", disse a empresa.

Outras mudanças incluem permitir que os desenvolvedores que criam lojas alternativas de aplicativos ofereçam um catálogo composto exclusivamente por seus próprios aplicativos com efeito imediato.

Os desenvolvedores podem escolher como criar promoções, descontos e outras ofertas no aplicativo ao direcionar os usuários para concluir uma transação em seu site, em vez de usar o modelo da Apple.

As mudanças da Apple ocorrem em meio a críticas contínuas de rivais de que seus esforços de compliance estão sendo insuficientes. As violações do DMA podem custar às empresas multas que chegam a 10% do seu volume de negócios global.

------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========--------------------------------------------------------------------------------====-++----