Total de visualizações de página

domingo, 3 de abril de 2022

Dia Internacional do Backup: saiba como proteger seu histórico de conversas no WhatsApp

===+===.=.=.= =---____---------   ---------____------------____::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::____-------------______---------   ----------____---.=.=.=.= +====


Melhor prevenir do que remediar: no iPhone e nos celulares Android, aplicativo permite guardar uma cópia das suas mensagens.
===+===.=.=.= =---____---------   ---------____------------____::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::____-------------______---------   ----------____---.=.=.=.= +====
Por g1

Postado em 03 de abril de 2022 às 10h00m

Post. N. - 4.316

WhatsApp — Foto: Reuters/Francis Mascarenhas
WhatsApp — Foto: Reuters/Francis Mascarenhas 

Nesta quinta-feira (31) é celebrado o Dia Internacional do Backup. A campanha foi criada em 2011 pelo estrategista digital e consultor Ismail Jadun para alertar os usuários sobre a importância de manter uma cópia de segurança de suas fotos, arquivos importantes e também das conversas em serviços como o WhatsApp.

O aplicativo, um dos mais comuns na vida digital dos brasileiros, tem uma ferramenta própria para salvar as conversas e arquivos, disponível para Android e iOS. No entanto, nem todos os usuários tomam essa simples precaução.

No ano passado, o Google registrou um pico de interesse pelo backup do WhatsApp após uma pane que afetou o aplicativo e também os serviços Instagram e Facebook.

Enquanto a queda do WhatsApp durou algumas horas, a importância de criar um backup no aplicativo é permanente.

Antes de começar, é preciso estar conectado à internet e possuir espaço disponível na memória. Para aparelhos Android, é obrigatório também uma conta do Google ativa. Já no iPhone, é necessário uma conta no serviço iCloud.

Saiba como aproveitar o dia do backup e garantir que suas conversas vão ficar a salvo em caso de incidentes:

Como fazer backup do WhatsApp

  1. Abra as configurações do WhatsApp (o ícone de três pontos no Android ou o botão de "Configurações" no iPhone);
  2. Selecione "Conversas";
  3. Clique em "Backup de conversas";
  4. Escolha a opção "Fazer backup".

Esse processo fará o WhatsApp criar um arquivo que poderá ser usado caso você precise configurar sua conta em outro dispositivo. No Android, o conteúdo fica salvo na memória local e na sua conta do Google Drive, enquanto no iPhone, o backup vai para o iCloud.

Na tela "Backup de conversas", também é possível configurar o mensageiro para fazer cópias das suas mensagens de forma automática. O aplicativo oferece opções de backups diários, semanais ou mensais.

Como fazer backup de conversas no WhatsApp — Foto: Reprodução/WhatsApp
Como fazer backup de conversas no WhatsApp — Foto: Reprodução/WhatsApp

Como colocar senha no backup do WhatsApp

O WhatsApp liberou em setembro de 2021 uma opção para adicionar uma senha ao backup. Se o recurso for ativado, o arquivo ganhará criptografia de ponta a ponta e não poderá ser acessado por terceiros, nem mesmo o WhatsApp.

Para ativar a proteção extra ao backup, siga estes passos:

  • Em "Backup de conversas", selecione "Backup criptografado de ponta a ponta".
  1. Clique em "Ativar".
  2. Selecione a opção "Criar senha".
  3. Digite uma senha e clique em "Avançar".
  4. Insira a senha novamente e clique em "Avançar".
  5. Para confirmar, selecione o botão "Criar".

O WhatsApp explica que é possível mudar a senha do backup e desativar o backup criptografado. No entanto, se você esquecer a senha e não tiver acesso à sua conta, não será possível recuperar as mensagens salvas no backup.

Como fazer backup com criptografia de ponta a ponta no WhatsApp — Foto: Reprodução/WhatsApp
Como fazer backup com criptografia de ponta a ponta no WhatsApp — Foto: Reprodução/WhatsApp

Como recuperar mensagens do WhatsApp

O backup ser usado se você precisar configurar a conta do WhatsApp novamente. Para isso, é preciso usar o mesmo número de telefone e verificar se a conta do Google ou do iCloud está conectada no celular.

  1. Ao abrir o WhatsApp após a instalação, insira seu número de telefone.
  2. Selecione "Restaurar" quando o aplicativo oferecer está opção.
  3. Depois da restauração, clique em "Avançar".

O aplicativo exibirá primeiro as mensagens de texto e continuará recuperando arquivos de mídia, como fotos e vídeos, até que todos estejam disponíveis.

Como se proteger de golpes no WhatsApp

Golpes no Whatsapp: saiba como se protegerGolpes no Whatsapp: saiba como se proteger
------++-====-----------------------------------------------------------------------=================--------------------------------------------------------------------------------====-++-----