Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Garoto cria novas caixas de bombom para torná-la presenteável

"Com cinco opções de mensagens, lançamento resgata hábito de dar chocolates em ocasiões especiais. Embalagem amarela de 128 gramas vem com sabores sortidos."


*-\o/-* Por Priscilla Oliveira | 25/08/2015

A Garoto criou uma nova caixa de bombom que resgata o hábito de dar bombons de presente. A tradicional caixinha amarela aparece repaginada em uma embalagem de 128 gramas, que vem com mensagens especiais. 

São cinco opções para os consumidores - Parabéns, Pensei em você, Obrigado!, Boa Sorte! e  Adoro você. Há ainda um espaço dedicado para escrever o nome do destinatário e remetente.

O conteúdo continuará a ter sabores variados, assim como nas tradicionais caixas. Com este lançamento, a companhia busca criar um jeito alegre e espontâneo de deixar o dia dos consumidores mais gostoso. A novidade poderá ser encontrada em diversos pontos de venda em todo o Brasil.

Garoto, Presente, Chocolate

Leia também: Hábitos de consumo de chocolate do brasileiro. Estudo do Mundo do Marketing Inteligência.

Chocolate

Jovens consomem 15 horas de conteúdo de mídia por semana

"Levantamento mostra preferências e hábitos de pessoas entre oito e 18 anos nos Estados Unidos e indicam os aspectos importantes para empresas que atuam com esse público."


*.-x.-* Por Priscilla Oliveira | 25/08/2015


A forma com que os jovens consomem mídia muda consideravelmente conforme a idade deles avança. O tempo exposto ao entretenimento aumenta a cada ano em que ficam mais velhos, totalizando uma média de 15 horas semanais absorvendo conteúdo, de acordo com um levantamento feito pela PwC, que analisou o comportamento de americanos entre oito e 18 anos.

Ao contrário do que se pensa, TVs tradicionais e notebooks ainda são os aparelhos mais usados por eles para consumir mídia, superando os smartphones. Em sua maior parte do tempo, eles assistem a séries e realities show na TV fechada. 

Os games aparecem em seguida na preferência, seguido de vídeos curtos na web. Consumir streaming pelo televisor é uma das atividades favoritas entre as pessoas pertencentes à Geração Z.

A forma com que descobrem novos conteúdos sofre interferência de comerciais (33%) ou da recomendação da família e amigos (23%) ou ainda da indicação por meio das redes sociais (18%). Cerca de 82% dos entrevistados afirmam que os pais influenciam no conteúdo visto em casa, mas que a decisão final ainda é própria.

Entre as marcas de entretenimento, as crianças estão mais interessadas no YouTube e Netflix, seguido da DreamWorks. Apesar de um grande apelo, Disney e Nickelodeon não detêm uma boa porcentagem de interesse deles.

Em relação às redes sociais utilizadas, apesar de estarem nas principais, como Facebook, Twitter e Instagram, é o Snapchat que possui a maior audiência entre essa geração. Mesmo a pesquisa tendo sido feita nos EUA, os aspectos mostrados podem ser considerados para definir estratégias de atuação das empresas que atendem a esse público no Brasil. 

O estudo foi realizado entre maio e junho de 2015, com 511 pessoas entre oito e 18 anos. Dessas, 51% são do sexo feminino e 49% masculino.  Da amostra, 31% têm entre oito e 11 anos, 33% possuem entre 12 e 14 anos e 36% estão na faixa etária de 15 a 18 anos.
PwC, Mídia, Consumo

Leia também: 4 dicas para desenvolver ações de Marketing de Conteúdo. Dicas do Mundo do Marketing Inteligência.

marketing de conteúdo

Brahma recria ano novo em setembro

"Marca busca resgatar otimismo do 31 de dezembro para todos os dias e promove queima de fogos em cinco capitais brasileiras. Edição especial de lata branca estará à venda."

 

*.\0/.* Por Priscilla Oliveira | 25/08/2015


A Brahma criou uma ação para incentivar as pessoas a renovarem seus sonhos e acreditarem no amanhã, assim como acontece no ano novo. O objetivo é resgatar o otimismo típico dos brasileiros nas pessoas, independente do dia em que estejam. 

Para cativar essa atitude, a marca promoverá uma grande queima de fogos em cinco capitais brasileiras – São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Belo Horizonte e Salvador -, no dia cinco de setembro.

O ato simbólico busca mostrar que, diante da vontade de tirar planos do papel e renovar a fé, a data é o que menos importa. O show pirotécnico poderá ser acompanhado em tempo real via YouTube para todo o Brasil, assim como acontece no último dia do ano. 

Para acompanhar esse momento, a marca lançará uma edição especial de lata branca.
Assista abaixo o vídeo da campanha, criada pela agência Africa:

Leia também: Inbound: a estratégia de Marketing do presente e futuro. Estudo do Mundo do Marketing Inteligência.

Inbound

Lá vem o chato do ROI de novo. Agora vai falar sobre a crise

"Neste momento, profissionais precisam ser capazes de demonstrar que Marketing não é investimento nem custo, mas matéria-prima para os objetivos e o propósito da marca."


*.\0/.* Por Bruno Mello | 25/08/2015

Infelizmente não temos como fugir do assunto “crise”. Alguns meses atrás, decidimos que nosso foco editorial não seria mais a dificuldade econômica pela qual o Brasil vem passando, mas fechar os olhos para o que acontece no mercado seria de um erro tamanho que prestaríamos um desserviço a você, habitante do Mundo do Marketing. 

Nosso foco continua sendo as melhores práticas, as soluções e os caminhos para fazer do limão uma limonada, porém, temos que reconhecer e apresentar soluções para este momento de dificuldade.

E, em fases de retração em muitos setores como estamos presenciando, passamos a frequentar cada vez mais a sala do nosso amigo de finanças – ou ele a nossa – ou ainda a do chefe que decide pelos investimentos. Afinal, parte da decisão de investirmos depende dele.

Como o cenário é de incerteza, na melhor das avaliações (muitos estão certos de que a recessão só dará uma trégua em 2017 e, após ela, a retomada será lenta), a chave do cofre está sendo mantida na boca do jacaré. Todo cuidado é pouco ao utilizar o dinheiro da companhia. Muitos planos de Marketing entraram na geladeira e estão congelados até segunda ordem. Quando será liberado, ninguém sabe.

Depende da retomada das vendas ou, pelo menos, da melhora em torno da expectativa de consumo.
Por isso, em mais uma reunião de pauta aqui no Mundo do Marketing, discutimos sobre a importância de uma reportagem sobre Retorno de Investimento. Afinal, como podemos investir se não conseguimos medir as vendas? Já tinha até dois recortes. 

O primeiro deveria buscar esclarecimento sobre o que fazer para não ter (mais) cortes no orçamento de Marketing. E o segundo buscaria alternativas para quem teve diminuição na verba. Como fazer mais com menos? Esta segunda reportagem, nós conseguimos manter (em breve publicaremos). A primeira, no entanto, foi derrubada, como dizemos no jargão jornalístico para quando o conteúdo não vai sair. Mas por quê?

Porque não teríamos muitas novidades para compartilhar e tocaríamos em assuntos já bastante debatidos por aqui, como a necessidade de demostrar resultado das ações de Marketing, da complexidade que é esta tarefa e como esta filosofia ainda engatinha no Brasil. E os exemplos seriam os mesmos. 

As receitas, muito semelhantes ao que já falamos em outras reportagens, como focar em ações digitais, cujo monitoramento e a aferição de resultados são mais tangíveis. Ou no ponto de venda, onde o resultado também é quase que imediato.

Seria como gritar em um deserto, embora o espaço estivesse cheio de pessoas. São profissionais que conhecem minimamente a importância do ROI, que por vezes o implementam, mas continuam fechando os olhos para a sua importância, especialmente em momentos como este. 

Se fosse ao contrato, se a cartilha estivesse sendo seguida e a mensuração realizada com sucesso, o cenário seria o inverso, com o aumento do investimento, pois se saberia exatamente de onde vem os melhores resultados.
Entretanto, estamos numa situação que manter o budget já estaria ótimo. Porém, o caminho da maioria das empresas está sendo o inverso. 

Os cortes começaram antes de terminar o ano de 2014 e só se aprofundam. O que também é um mal indicador. É chato falar algo tão básico, mas ainda necessário: Marketing não é nem investimento nem custo, mas matéria-prima para a empresa desenvolver seus objetivos e propósito. 

É o sangue que corre nas veias das companhias. Tirar este sangue num momento em que muitas estão precisando de uma transfusão é o começo do fim. 
ROI, crise