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Por RFI
Postado em 02 de novembro de 2021 às 14h40m
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Imagem do jogo 'Fortnite' — Foto: Epic Games/Divulgação
Quase simultaneamente, duas empresas de tecnologia americanas anunciaram decisões importantes nesta terça-feira (2) devido à pressão e censura que sofrem sobre suas atividades na China. Enquanto o Yahoo encerrará completamente suas atividades no país, a Epic Games vai retirar seu popular jogo Fortnite da nação asiática.
Os serviços do Yahoo "não estão mais disponíveis na China continental" desde 1º de novembro, disse o grupo em um comunicado. A empresa lançou seu motor de buscas no país em 1999, apostando no crescimento de um grande mercado emergente na época em que a internet começava a se desenvolver na China. Atualmente, o gigante asiático é um dos países mais conectados do mundo com empresas locais particularmente dinâmicas e inovadoras.
Desde 2013, o Yahoo vem reduzindo drasticamente o funcionamento de seu serviço de mensagens no país. Um porta-voz da empresa justificou a decisão, citando "o ambiente comercial e jurídico cada vez mais difícil na China".
A empresa americana é a última de uma lista de grupos internacionais a deixar definitivamente o mercado chinês. No mês passado, a rede social profissional LinkedIn, da Microsoft, também anunciou sua saída da China devido a um "ambiente difícil". Em nome da "estabilidade", as autoridades chinesas removem da rede temas politicamente sensíveis e exigem aos gigantes da Internet que bloqueiem conteúdo indesejado.
Recusando-se a cumprir as exigências de Pequim, as redes sociais americanas Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, a enciclopédia participativa Wikipedia, assim como várias mídias estrangeiras, são totalmente bloqueadas no país por uma "grande muralha informática" erguida pelos censores do regime chinês.
Restrições ao maior mercado mundial de jogos digitais
Nesta mesma dinâmica, a gigante americana de tecnologia Epic Games anunciou a retirada do seu popular jogo de sobrevivência Fornite da China. Pequim impôs regulamentações severas a vários setores como parte de um esforço para aumentar seu controle sobre a economia, com as empresas de tecnologia sendo as mais atingidas.
Em setembro, as autoridades disseram que pretendiam conter o vício em jogos na China reduzindo o tempo que os menores passam online e ordenaram que os gamers usassem uma carteira de identidade ao se registrar. A mudança foi um duro golpe para a capacidade das empresas de obter lucro no país e fez com que os preços de suas ações despencassem.
Em resposta, a Epic Games anunciou que o jogo não estará mais disponível na China daqui a poucos dias. "Em 15 de novembro, vamos desligar os servidores e os usuários não conseguirão mais se conectar", disse a empresa em comunicado.
Desde segunda-feira (1), a plataforma não aceita mais novos players no país asiático, afirmou a empresa, que tem entre seus acionistas a gigante digital chinesa Tencent.
Com o anúncio, a empresa encerra um teste da versão do Fortnite criada especificamente para o mercado chinês, com um controle rígido sobre elementos violentos, obscenos ou politicamente sensíveis. No jogo participativo da Epic Games, os usuários interagem online em um ambiente hostil. Embora atuem em grupo, o objetivo é ser o último sobrevivente.
O download é gratuito, mas gera bilhões de dólares de receita com compras de elementos extras aos personagens. É um dos jogos mais populares do mundo, com mais de 350 milhões de usuários, mais que a população dos Estados Unidos.
Usuário chineses lamentam
Muitos jogadores chineses lamentaram na internet o anúncio do encerramento do Fortnite no país. "Não esperávamos isso", disse uma jovem na rede social Weibo. "Jogo com o meu namorado e estava morrendo de vontade de ver o que aconteceria", acrescentou.
Outros expressaram irritação pela perda da evolução de seus personagens, aos quais haviam dedicado muitas horas de jogo, e pediram à Epic Games que seus dados sejam transferidos para servidores fora do país.
Lançado em 2017, o Fortnite se tornou rapidamente um fenômeno global, com algumas partidas sendo assistidas ao vivo por milhões de internautas. A Epic Games realiza cada vez mais colaborações com celebridades, como a cantora americana Ariana Grande e o jogador de futebol Neymar.