"Empresas foram algumas das premiadas na quarta edição realizada no Brasil do Produto do Ano e poderão usar o selo em sua comunicação e nas embalagens em 2012."
*//* Por Sylvia de Sá || 02/03/2012
Procter & Gamble, Nestlé, Danone, Colgate-Palmolive e Heineken são algumas das 19 empresas PREMIADAS na quarta edição do “Produto do Ano”. Mais uma vez, os consumidores brasileiros puderam eleger os seus produtos preferidos, de acordo com o critério da INOVAÇÃO. Entre os destaques, está a P&G, que teve seu investimento em pesquisa e desenvolvimento reconhecido com 13 marcas premiadas em 20 categorias das 60 analisadas no total.
Ícones já conhecidos dos brasileiros como Always, Ariel, Duracell, Gillette, Hipoglós, Oral-B, Tampax, Pampers e Pantene foram eleitos, além de marcas recém-lançadas no MERCADO nacional pela P&G, como Naturella, Olay, Head&Shoulders e Downy. A Colgate-Palmolive também se destacou com produtos indicados em 10 categorias.
A empresa teve vencedores como a linha para cabelos e corpo Palmolive Natural Kids e a linha de sabonetes Palmolive Naturals, além do Colgate Total 12 Professional Whitening, eleito na categoria Creme Dental Regular e dos cremes dentais da linha Colgate Sensitive Pró-Alívio, na categoria Tratamento Oral Dentes Sensíveis.
Kaiser e Bacardi são destaque em bebidas alcoólicas
No setor de produtos de limpeza, a Ingleza venceu sete categorias, incluindo quatro produtos da linha doméstica, com as marcas Uau e Ingleza, e três da recém-lançada linha automotiva Fórmula Max. Outra companhia premiada foi a Danone, com Densia, iogurte enriquecido com cálcio e vitamina D. A marca global com foco no público feminino já é consumida na Europa e América Latina e chegou ao BRASIL em março de 2011.
De acordo com o levantamento, mais de 90% dos consumidores apontaram estarem totalmente satisfeitos com Densia, eleito em duas categorias, pelas versões em pote e garrafinhas unitárias. Já a Nestlé conquistou o público em cinco categorias, com os produtos Moça Cremoso, Molico em Pó Total Cálcio, Molico Total Cálcio UHT, Ninho Baixa Lactose a linha Fast.
Alguns destaques de bebidas alcóolicas são a Kaiser, marca da Cervejaria Heineken, que foi premiada na categoria “Cervejas”, e o Bacardi Mojito Pronto para Servir, fabricado pela Bacardi, na categoria “Bebidas Aperitivos”. Relançada em 2011, a Kaiser ganhou novo visual e passou a levar a assinatura “Cerveja bem Cervejada”, que pretende reforçar os atributos de qualidade da produção da bebida.
Produto do Ano consulta mais de 5 mil consumidores
O Prêmio Produto do Ano certifica os novos produtos de consumo lançados no mercado em termos de inovação, que são analisados por um comitê de ética constituído por entidades do setor como Abracom, Ampro, Anpei e ABA. Após a divisão dos produtos em categorias, é realizado um estudo de mercado pela TNS com uma amostragem de aproximadamente cinco mil consumidores.
A edição 2012 contou com mais de 150 produtos inscritos nas 60 categorias, um crescimento de 30% em relação ao ano anterior. O levantamento consultou consumidores com idades entre 18 e 64 anos, segundo grau completo, de ambos os sexos, com classe social A, B e C, residentes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Recife.
Presente em 32 países, o Produto do Ano nasceu há 25 anos na França e, após a eleição, as marcas vencedoras obtém o direito de utilizar o selo do prêmio na comunicação e nas embalagens como forma de reconhecimento pela qualidade, performance e eficiência dos produtos. Clique aqui para ver a lista completa de premiados.
RPs\GM-08/2012
REPORTAGENS: Gipope - Marketing.
POR COLABORADORES.
Postado por Luiz Antonio Sedeh - 24/01/2012
Atualizado 06 de janeiro de 2012
Como uma economia emergente (já somos a sexta potência econômica do mundo), ainda temos muito o que aprender com a indústria e o varejo norte-americanos.
Talvez o principal aspecto, um dos temas mais comentados na NRF 2012, seja o desenvolvimento de estratégias centradas no shopper, a partir do conhecimento do seu processo decisório. Com um olhar mais crítico, pode-se comprovar essa prática em poucas visitas ao varejo norte-americano.
A loja de departamentos Marshall’s, localizada na 620 Ave of Americas, em Manhattan, por exemplo, encontrou uma SOLUÇÃO extremamente simples e objetiva de auxiliar os shoppers na decisão de compra de roupas.
Depois de experimentar as roupas, o shopper tem diferentes ganchos para pendurar os itens. Um deles diz “Definitely” (definitivamente), referindo-se aos itens que certamente farão parte da cesta de compras. O outro diz “Possibly” (possivelmente), indicando que a decisão final sobre aqueles itens ainda será tomada.
Do outro lado do provador existe ainda uma terceira opção nomeada como “Tomorrow” (amanhã), referindo-se aos itens que não serão comprados hoje, mas por que não comprá-los amanhã, numa próxima visita à loja?
Criar ferramentas que facilitam o processo de compra e alavancam as VENDAS das lojas/marcas não requer, necessariamente, grandes investimentos em tecnologia e sinalização, mas sim entrar na pele do shopper, entender seu processo decisório e criar estímulos para melhorar a experiência de compra. Isso é Shopper Marketing!
"Estudo do GAC realizado com as 30 maiores companhias do Brasil mostrou ainda que 64,7% usam recursos de fundos setoriais como financiamento dos processos."
*\\* Por Fernanda Salem || 05/03/2012
Cerca de 76% das 30 maiores EMPRESAS atuantes no Brasil pretendem investir em inovação em 2012. O dado é de um estudo realizado pela consultoria francesa Global Approach Consulting (GAC).
O levantamento também diz que 52% das empresas utilizam a Lei do Bem para os processos de inovação. Esta lei permite que as organizações obtenham incentivos fiscais automáticos quando realizam pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação, o que leva a uma economia de até 28%.
Já 64,7% das gigantes usam recursos de fundos setoriais como financiamento para produtos ou processos de inovação. Destas, 29,4% possuem uma área dentro da EMPRESA para realizar esta função. Outros 70,6% afirmaram que, além de equipe própria, mantêm consultores para atingir a meta.
As companhias estudadas foram: Tim, Petrobrás, Vale,Walmart, Volkswagen, Fiat,Telefônica, Shell,Pão de Açúcar,Ambev, Vivo, Brasken,GM,Telemar, Oi,Carrefour,Souza Cruz,JBS,Arcellor Mittal,Refap (Alberto Pasqualini),Eletropaulo,Bunge,Usiminas,Cargill,AutoIndústria,Ford e CSN.