Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Acesso à internet é essencial para caminhoneiros

"Conexão é uma das principais necessidades nas parada para 19,5% dos motoristas, segundo estudo da Sontra Cargo. Alimentação e estacionamento também estão entre as prioridades."


*->.<-* Por Bianca Ribeiro | 20/01/2016


A disponibilidade de internet para os caminhoneiros é algo de extrema necessidade.

Estudo realizado pela Sontra Cargo, aplicativo que conecta caminhões a cargas, mostra que para 19,5% destes profissionais a conexão é uma das principais necessidades nos pontos de parada, estando atrás somente de questões básicas como alimentação com 61,7% das prioridades, estacionamento (49,9%), segurança (27,1%) e serviços mecânicos (22,3%).

O levantamento também aponta que a necessidade por internet está relacionada a um crescimento dos smartphones entre estes profissionais uma vez que 71,8% dos caminhoneiros entrevistados possuem aparelhos com acesso à internet e 62,1% afirmam acessar diariamente a rede.

Ainda de acordo com o estudo, 42,1% usam o celular para a busca de cargas, enquanto 25,8% utilizam para interagir nas redes sociais, 24,3% querem acompanhar as notícias e somente 5,4% buscam entretenimento.
A Sontra Cargo entrevistou cerca de 1800 caminhoneiros em todo o país. 
Sontra Cargo, aplicativo, pesquisa, Caminhoneiro, APP

Endomarketing ganha ainda mais importância na crise

"Para engajar funcionários neste momento de reestruturações e incerteza, a comunicação com o público interno assume papel estratégico, demandando transparência das organizações."

#.<.>.# Por Renata Leite | 19/01/2016

Analisa de Medeiros Brum, Fundadora e Presidente da HappyHouse Brasil
No cenário econômico e político atual, que vem impondo uma série de obstáculos ao mercado brasileiro, muitas empresas precisam passar por reestruturações e realinhar metas e objetivos. Em meio a congelamento de salários, atrasos e demissões, elas ainda dependem do engajamento dos profissionais. 

A comunicação interna e o Endomarketing não podem ser menosprezados neste momento, inclusive em corporações de menor porte, que tradicionalmente não lidam com essas áreas de forma estratégica, mas de um modo informal.

A profissionalização da atividade nas companhias passa pelo entendimento de que a comunicação interna é muito mais do que celebrações de aniversário, a realização de uma boa festa de fim de ano, a distribuição de bottons, cartazes colados em murais e a oferta de brindes a empregados. O objetivo das campanhas de Endomarketing não é fazer as pessoas mais felizes - esse é apenas um dos resultados de uma ação exitosa.

O trabalho da área deve ter como meta proporcionar um ambiente em que os profissionais possam produzir mais e melhor. “Fazemos Endomarketing para aumentar índices de produtividade, níveis de qualidade e alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. A visão romântica tem que ficar para trás”, ressalta Analisa de Medeiros Brum, Fundadora e Presidente da HappyHouse Brasil, em entrevista à TV Mundo do Marketing.

Valor da informação
Mais do que motivar os colaboradores, as organizações desejam hoje engajá-los. Buscam profissionais comprometidos com resultados - seja em programas, projetos, processos ou, principalmente, reestruturações, demandadas neste momento de incertezas. “Bem mais complexo do que ter pessoas felizes é manter os profissionais engajados mesmo em cenários não muito felizes”, reconhece Analisa.

A missão é difícil, mas não impossível. E o caminho mais promissor é o da transparência. Para atingir o objetivo é preciso antes de mais nada encarar o fato de que as pessoas estão mais exigentes, afinal, no mundo fora da empresa, têm cada vez mais informação disponível. 

Os canais internos de comunicação devem servir para conscientiza-las sobre os desafios que estão por vir e a importância que podem desempenhar nesse trajeto. Não pode haver tabu dentro da companhia quanto aos assuntos a serem abordados.

O conteúdo deve ser sofisticado e atraente. Os números não podem permanecer escondidos, porque ocultos abrem espaço para a imaginação por parte dos colaboradores. Quando houver resultados, eles precisam ser comemorados e as contribuições de cada um, valorizadas. Assim, a equipe se sentirá parte do todo e tende a demonstrar comprometimento. 

“As pessoas não resistem à mudança e à reestruturação. Elas resistem à falta de informação. Precisam entender os sentidos de uma mudança e os benefícios para a empresa para participarem”, afirma a Presidente da HappyHouse.

Alinhamento entre empresa e empregados
Antes de benefícios e incentivos, os funcionários desejam hoje ver sentido na atividade das empresas para as quais trabalham e, consequentemente, no papel que desempenham. O engajamento surge quando eles se sentem importantes e participativos na estratégia. E a comunicação interna e o endomarketing servem para isso: vender a companhia, ou seja, mostrar o valor dela para o público interno.

Ninguém gosta, nem luta pelo que não conhece. Por isso, é importante haver uma estratégia de aproximação e alinhamento entre a empresa e os empregados. “Não adianta a empresa ter uma meta, um desafio, se isso não for dito para as pessoas. 

O primeiro investimento que precisa ser feito é em canais. Depois, em campanhas de endomarketing. O líder deve ser o primeiro e principal canal de comunicação. Há companhias que implantam, por exemplo, o blog do presidente”, diz Analisa.

É importante ainda que a informação circule por meio dos canais oficiais de modo contínuo e sistemático. Somente assim haverá resultado. Conheça estas e outras recomendações assistindo ao hangout completo com Analisa de Medeiros Brum, que foi transmitido ao vivo e agora está disponível na TV Mundo do Marketing: