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segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Estudo revela perfil do usuário de apps de mobilidade em São Paulo


Henrique Candeias, 
2017/12/29, 14:00 
Postado em 01 de janeiro de 2018 às 21h45m


Um estudo realizado pela Quantas Pesquisas e Estudos de Mercado, a pedido da Cabify, mostra que a população de São Paulo é altamente receptiva aos aplicativos de transporte individual. No total, 76% dos entrevistados são usuários exclusivos de apps (55% de carros privados e 42% de táxis) e 24% também utilizam pontos ou pegam táxis na rua. Intitulada Projeto Vou de Motorista, a pesquisa foi realizada online, com uma amostra de 1000 pessoas com 16 anos ou mais da cidade de São Paulo.
Sobre o perfil do usuário, a pesquisa revelou que os moradores da Zona Oeste são os mais cativos dos apps de mobilidade ou de táxis. Na Zona Oeste, 81% dos usuários só utilizam aplicativos. A taxa de bancarização também é alta, apenas 6% dos entrevistados não possuem nenhum tipo de cartão (crédito ou débito). A facilidade de pagamento é um diferencial da modalidade de carros privados para 59% dos usuários que preferem essa forma. Entre o público pesquisado, a maioria tem renda: 43% são assalariados ou funcionários públicos e 21%, autônomos, profissionais liberais ou empresários.
Em geral, 25% dos paulistanos utilizam mais de um aplicativo e 69% dos usuários de apps valorizam dados de localização e de identificação do carro e do motorista parceiro. A vistoria dos carros também é um importante fator de decisão dentre os apps para 66% dos usuários paulistanos da modalidade. O tempo de 7 minutos de espera por um carro é aceitável para 62% dos entrevistados.
Outro fator interessante é que, além dos apps de carro/táxi, os paulistanos usam, em média, 2,6 meios de transporte para se locomover de um ponto a outro na cidade. Do total de entrevistados, 34% têm preferência por usar apps em um horário específico. Desses usuários, 66% têm preferência por horários específicos, aos sábados e domingos.
O estudo realizado pela Quantas também apontou que 76% das pessoas utilizam os apps de carro/táxi para vida social (vida social, baladas, quando vão consumir bebidas alcoólicas ou sair à noite por qualquer motivo), 65% por conveniência (pressa, estacionamento) e 21% para atividades diárias como ir e voltar do trabalho e levar ou trazer os filhos das atividades de rotina.
Em relação à idade, o levantamento aponta que a maior parte dos usuários é jovem, com idade média de 34 anos – 38% estão na faixa etária entre 25 e 34 anos e 24% têm entre 35 e 44 anos. Se perguntados quais meios de transportes são mais utilizados além do carro com motorista e do táxi, os respondentes apontaram que utilizam metrô (74%), ônibus (72%), seguidos pelo carro particular (59%), CPTM (38%), bicicleta (9%) e motocicleta (8%).
O estudo também revela que o paulistano está mais consciente no uso do seu carro particular. Mesmo possuindo carro próprio (68%), 52% deles afirmam ter reduzido o uso de carro particular após começarem a utilizar aplicativos de mobilidade urbana para circular pela cidade. 

Quando o mobile ultrapassa a curva de crescimento no digital


Juliano Souza - Diretor de Marketing da Giuliana Flores, 
2017/12/29, 12:51 
Postado em 01 de janeiro de 2018 às 21h00m


Ligar o computador e conectar-se à internet para trabalhar, estudar ou explorar a web são hábitos cada vez mais arcaicos. Com aparelhos que cabem na palma da mão e conexão Wi-Fi em todos os locais, os usuários conseguem resolver diversos problemas em instantes. 
De acordo com uma pesquisa realizada pelo IDC Brasil, empresa especializada em
Ligar o computador e conectar-se à internet para trabalhar, estudar ou explorar a web são hábitos cada vez mais arcaicos. Com aparelhos que cabem na palma da mão e conexão Wi-Fi em todos os locais, os usuários conseguem resolver diversos problemas em instantes. 
De acordo com uma pesquisa realizada pelo IDC Brasil, empresa especializada em pesquisa de mercado e consultoria, foram vendidos 1,5 bilhão de smartphones no mundo no ano passado.

Os recursos acessíveis e avanços na tecnologia são apenas dois dos fatores que refletem no perfil do consumidor empoderado. Afinal, com cartão de crédito e lojas virtuais que ficam abertas 24 horas, é cômodo e descomplicado comparar preços e finalizar um pedido em poucos minutos. Um estudo realizado pela Adyen revela que 15% das aquisições são realizadas pelo smartphone.
E para os clientes da Giuliana Flores, maior floricultura on-line do país, não seria diferente. Só entre os meses de janeiro a julho de 2017, percebemos um avanço de 74% em vendas por meio de dispositivos móveis no site, em comparação ao mesmo período do ano anterior. 
O faturamento através de dispositivos mobile também teve um crescimento bastante relevante correspondente a 121%. O levantamento mostra ainda que 45% dos cliques em nosso e-commerce são feitos por meio da versão mobile, quase alcançando o público que acessa pelo desktop.
Um dos principais elementos para aqueles que desejam se adequar a essa nova forma de fazer negócio é reorganizar o layout do site para que tenha um fácil acesso para os visitantes – tanto no desktop quanto no mobile. Esse é um dos agentes responsáveis pelo aumento de 121% no faturamento da floricultura on-line proveniente de vendas por meio de dispositivos móveis.
E a tendência é crescer. Por registrarmos um alto índice de vendas por esse canal, estamos sempre atentos para atender melhor esses consumidores e modernizar nossas plataformas. 
Vale a pena ficar de olho nas tendências que envolvem esse universo. A busca por voz é uma delas, além do atendimento personalizado no pré e pós-venda. A concorrência está forte, então para aqueles que querem sobreviver dentro do mercado, é necessário ligar as antenas e ficar por dentro das novidades.