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Veja pontos positivos e negativos Custo, manutenção, seguro e mais pontos para ficar de olho na hora de escolher o modal. 2021 já bateu recorde para as elétricas, mesmo sem contar meses de novembro e dezembro.===+===.=.=.= =---____--------- ---------____------------____::_____ _____= =..= = =..= =..= = =____ _____::____-------------______--------- ----------____---.=.=.=.= +====
Por Rafael Miotto, g1
Postado em 12 de dezembro de 2021 às 12h25m
Post. N. - 4.223
Comprar, assinar ou usar compartilhadas: quais os prós e contras de cada modal das bikes elétricas — Foto: Caloi/Divulgação
A bicicleta elétrica tem ganhado mais usuários no Brasil ano a ano. Mesmo sem contar os meses de novembro e dezembro, 2021 já bateu recorde em vendas para o veículo de mobilidade.
Com modelos de marcas consolidadas não saindo por menos de R$ 6 mil, muita gente tem recorrido também às bikes elétricas compartilhadas ou aos serviços de assinatura para não desembolsar um valor alto logo de cara. Mas qual será a melhor escolha entre os modais?
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Depende, mas o g1 listou os pontos positivos e negativos de cada uma para ajudar a descobrir qual combina mais com você.
Como escolher o modal de bicicleta elétrica — Foto: Elcio Horiuchi/Rafael Miotto/g1
Pontos para ficar de olho na hora de escolher o modal de bike elétrica
Preço inicial: se não tiver uma boa quantia para investir logo de cara, é melhor partir para as compartilhadas ou assinatura.
Mas se o objetivo é ter um veículo a longo prazo, mais de 3 anos, por exemplo, adquirir a bike pode se tornar mais indicado porque o investimento inicial vai se diluindo com o passar dos anos.
Percurso diário: se você possui um percurso diário definido, as bikes compartilhadas podem ser uma boa opção, mas desde que as estações de retirada e estacionamento estejam em sua rota.
É importante ver o tempo que passará em cima da bicicleta, isso porque os serviços costumam cobrar por um prazo determinado, como 45 minutos. Para quem roda bastante e sem um roteiro certo, comprar ou assinar é mais vantajoso.
Manutenção: ter
a sua própria bike virá com custos de manutenção. Isso vai depender do
quanto você vai rodar e em quais condições, mas sai em média R$ 600 por
ano. É importante verificar se o modelo adquirido possui assistência
técnica no país e disponibilidade de peças.
Em média, a cada 5 anos, também será preciso trocar a bateria do modelo. O valor pode variar, mas está acima dos R$ 1,3 mil.
Para as compartilhadas, não há gastos do tipo, enquanto nas por assinatura isso pode variar. A manutenção rotineira já está inclusa, mas certos reparos inesperados, como estragos por alguma queda, com cobrança a parte.
Seguro: o
roubo de bicicletas elétricas é uma realidade, então ter o seguro delas
é algo indicado. O valor vai depender bastante do preço de bem e da
região do país. No caso das compartilhadas, não é algo para se
preocupar.
Para as de assinatura, é preciso ficar de olho nas condições que cada empresa oferece. Geralmente, existe coparticipação no pagamento do seguro, mas em caso de roubo será preciso pagar a franquia.
Disponibilidade: é muito importante ter em mente como será o uso da bike. As compartilhadas, por exemplo, não estão disponíveis 24 horas por dia; no caso das assinaturas, não é permitido alterações nos modelos, como alguma troca de acessório.
Bicicletas elétricas em alta no Brasil — Foto: Vela Bike/Divulgação
Em alta durante a pandemia
Os serviços de assinatura e compartilhamento de bicicletas como um todo, não apenas com as elétricas, perderam usuários no começo da pandemia, a partir de março de 2020.
"Apesar do compartilhamento ser um meio de transporte particular, porque foge da aglomeração, a queda foi brutal, de 80%", afirma Maurício Villar, sócio e um dos fundadores da Tembici.
Com o passar do tempo, as empresas notaram a volta de interesse ao uso das bikes e o crescimento foi gradual até o final de 2021. "Já estamos em patamares acima de antes da pandemia, o nosso público antigo voltou e novos usuários chegaram", disse Villar.
Tembici fez parceria para entregadores usarem bicicletas elétricas no iFood — Foto: Divulgação/Midori De Lucca/iFood
Para superar a crise, as empresas buscaram novas alternativas. A Tembici promoveu uma parceria com o iFood para disponibilizar as elétricas para entregadores; no modal de assinatura, a E-Moving mudou seu modelo de negócios, passando a fazer assinaturas apenas por meio do intermédio de empresas.
"Conseguimos fechar grandes contratos, o que melhorou bastante para o nosso negócio", explica Flávia Saraiva, coordenadora de marketing da E-Moving, startup que começou com as assinaturas de bicicletas em 2015.
Para 2022, os planos são de expansão. A E-Moving pretende voltar com assinaturas diretas ao consumidor final.
Para a Tembici, haverá ampliação de sua frota de elétricas em 2022. Atualmente, são mil unidades, e o plano é incrementar a rede com mais 5 mil.
Para Villar, as bicicletas compartilhadas podem servir de entrada para futuros compradores. "Acreditamos também no modelo de assinatura e de ter a bicicleta própria. Grande parte dos usuários que deixam nosso serviço é porque compraram uma bike", disse.
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Não. O conceito seguido no Brasil e em outros locais, como na Europa, é o das bicicletas elétricas chamadas de assistidas. "Existe uma ideia errada de associar a bicicleta elétrica com o acelerador, mas é diferente, o veículo possui uma assistência de força durante as pedaladas", explica Fabio Nitschke, especialista em cicloturismo do canal Ativitae.
Isso significa que o motor da bike serve como um potencializador das pedaladas, deixando mais "levinhas" do que de uma bicicleta comum.
"Imagine que você pudesse encarar uma subida com o mesmo esforço que tem no [piso] plano", diz Nitschke.
Não ter o acelerado não é apenas uma escolha, tem a ver com a legislação de trânsito. Para ser considerada uma bicicleta elétrica e poder rodar nos mesmos lugares que uma bicicleta convencional, como nas ciclovias e ciclofaixas, o modelo tem que seguir as seguintes regras:
- Não ter acelerador.
- Motor só pode funcionar quando o ciclista pedala.
- Velocidade máxima de 25 km/h.
- Potência máxima de 350 Watts.
Os veículos que não se encaixem nessas regras são equiparados aos ciclomotores — que são aquelas motos com motor de até 50 cm³.
Nesse caso, por exemplo, se a bicicleta tiver um acelerador manual deverá seguir as mesmas regras que as "cinquentinhas", ou seja, precisa ser emplacada, o condutor tem que ter CNH (Carteira Nacional de Habilitação) específica e não pode rodar em ciclovias.
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