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segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Tequila Sauza celebra Día de los Muertos


"Marca cria peças bem-humoradas com frases como “uma festa que reúne jovens de 18 a 500 e poucos”, inspiradas em tradição mexicana. Bares estarão tematizados."



*#:#* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 24/10/2014



A Tequila Sauza criou peças bem-humoradas para a internet para convidar usuários a celebrarem o Día de los Muertos, comemorado entre um e dois de novembro. 

A data faz parte das tradições mexicanas, país que inspirou a arte das peças com as caveiras estilizadas e muitas cores. Entre as frases utilizadas estão “uma festa que reúne jovens de 18 a 500 e poucos” e “Aqueles que foram abajo vão voltar pra dizer arriba”.

Um vídeo falando sobre a tradição e a proposta da Sauza será postado nas redes sociais da marca. A fanpage da empresa trará conteúdo especial sobre a celebração escolhida para tematizar a comunicação da tequila. 

Diferentes ações vão acontecer durante os dias de celebração, entre elas a produção de uma festa universitária decorada com elementos da campanha. Alguns bares também serão tematizados pela comunicação, atingindo o consumidor em um momento de descontração.

A marca ainda elaborou um pack especial, com embalagem estilizada. Dentro da caixa, estão uma garrafa, copos e ímã de geladeira em forma de caveira. Ele será vendido nas principais redes de supermercados do Brasil. A campanha foi idealizada pela PS10 Propaganda e Soluções.
Tequila Sauza, Día de los Muertos

Leia também: Potencial do mercado brasileiro de bebidas em 2013. Pesquisa no Mundo do Marketing Inteligência.

Bebidas | Mercado | Potencial de consumo

Nivea Sun distribui carregadores solares na praia


"Aparelhos para smartphones foram entregues para banhistas na Praia de Ipanema nesta sexta-feira, das 10h às 17h, com a ajuda de dois vendedores conhecidos na areia."



*$:$* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 24/10/2014



A Nivea Sun aproveitou a chegada da primavera e a proximidade com o verão para realizar uma ação junto aos banhistas na Praia de Ipanema, nesta sexta-feira, dia 24. 

A marca distribuiu carregadores para dispositivos móveis abastecidos por energia solar, em parceria com dois vendedores bem conhecidos das areias cariocas: Rafael do Hareburguer e Seu Mario do Mousse. A iniciativa começou às 10h e se estendeu até as 17h.

Para usar o carregador, basta deixá-lo exposto ao sol e estar munido de um cabo com entrada USB. O kit entregue aos banhistas incluía ainda uma sacola com bola inflável e uma mostra grátis do Nivea Sun Protect&Bronze, produto dois em um que combina proteção e bronzeamento.

A distribuição marca o lançamento de novos produtos para a temporada 2014/2015. Os lançamentos contam com opções em embalagens maiores e versões econômicas das fórmulas vendidas pela fabricante. Um deles é o frasco de 200ml do Protect&Bronze.
Nive Sun, carregador solar

Nive Sun, carregador solar

Coca-Cola promove Semana do Movimento Coletivo


"Parte da renda gerada a partir da venda de produtos da marca será revertida ao Coletivo Coca-Cola. Ação espera reunir R$ 6 milhões entre os dias oito e 14 de novembro."



*$:$* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 24/10/2014




A Coca-Cola promove, entre os dias oito e 14 de novembro, a Semana do Movimento Coletivo, período em que parte da renda gerada pela venda de produtos da marca será revertida para o Instituto Coca-Cola Brasil. 

Mais de 125 bebidas do portfólio farão parte da ação, como água, chás, refrigerantes, néctares, energéticos, isotônicos e lácteos. O objetivo é mobilizar a população em torno da transformação social no Brasil. A companhia espera arrecadar R$ 6 milhões para a ONG com a iniciativa.

A ação contará com uma campanha na internet baseada no conceito de storytelling. Os internautas conhecerão a história de pessoas que tiveram suas qualidades de vida influenciadas pelo Coletivo Coca-Cola. 

A Semana Movimento Coletivo é derivada da Semana Otimismo que Transforma que, ao longo de sete anos, incentivou os consumidores e arrecadou mais de R$ 36 milhões para programas sociais da empresa.

O Coletivo Coca-Cola, gerido pelo Instituto Coca-Cola Brasil, promove o empoderamento especialmente de jovens e mulheres, a partir da valorização da autoestima, e a geração de renda. Hoje, a plataforma está presente em 550 comunidades e, até o fim do ano, terá impactado mais de 100 mil pessoas em 22 estados, por meio de sete diferentes projetos.
Coca-Cola, Semana do Movimento Coletivo, Instituto Coca-Cola Brasil
Leia também: Coca-Cola: criatividade e conteúdo para se manter entre as mais valiosas. Estudo no Mundo do Marketing Inteligência.
Branding | Marca | Conteúdo | Posicionamento | Valor

A verdade: nenhum produto se sustenta apenas com boas histórias

Bruno Mello,Editor Executivo do Mundo do Marketing



*$:$* Postado por Bruno Mello - 23/10/2014



A sensação inicial ao ler a reportagem da Revista Exame desta quinzena, com o título “Marketing ou Mentira?” no impresso e “Toda empresa quer ter uma boa história. Algumas são mentira” no site, foi de indignação. 

A segunda reação foi ligar imediatamente para os sócios-fundadores envolvidos no caso e alguns formadores de opinião. Afinal, além de desconstruir a história das marcas, a reportagem mostra como o storytelling poderia estar sendo usado para contar histórias que não são verdadeiras.

Se você não leu a reportagem, um resumo. O texto diz que as histórias por trás dos sorvetes Diletto e dos sucos Do Bem são mentirosas e um “retrato de um tipo de estratégia que extrapola os limites do marketing — e que está em plena moda no mundo dos negócios. Para conquistar espaço, as empresas se preocupam cada vez mais em contar histórias que as diferenciem dos concorrentes”.

Independente se este expediente está sendo usado ou não pelas marcas citadas, três contestações são certas: nenhum produto ruim, com qualidade duvidosa ou que não caia no gosto do consumidor se sustenta, mesmo com a melhor comunicação do mundo. 

Lembra do enorme barulho que a Nova Schin fez em 2004? Contratou o Zeca Pagodinho, conhecido consumidor de Brahma, e mais uma dezena de celebridades entoando o bordão Experimenta. Resultado: nem na época da campanha a cerveja sequer encostou nas líderes de mercado e o cantor ainda debandou para a Brahma meses depois.

A segunda questão é que, infelizmente, não são raras as vezes em que uma comunicação promete o que a marca não consegue entregar. E aí o problema é o inverso e você já deve ter ouvido a máxima de que não há nada pior do que uma ótima campanha para um produto ruim. 

É o caminho mais curto para fazer o produto sair do mercado e dificilmente se restabelecer, ainda que seja reposicionado no curto prazo.
Outra face desta história é o possível arranhão que casos como este podem gerar na marca. 

Acompanhando as mais diversas situações ao longo da última década, de todos os portes de empresas, vimos que companhias consolidadas – como é o caso de Diletto e Do Bem – sofrem muito pouco ou quase nada no médio e longo prazo. Mais: em tempos de mídia social, em uma semana acontece outro fato e as pessoas esquecem rapidamente.

O grande perigo, em todos estes casos, é estarmos diante de um cheque em branco para erros ou más intenções que não podem ser cometidos. O bom Marketing é o da verdade. Da autenticidade. No caso de Diletto e Do Bem, ambas foram pioneiras e mostram suscetíveis bons resultados até então. 

Não há nada que possa substituir a qualidade de um produto e ninguém consegue sustentar algo ruim com uma história boa por muito tempo, me disse uma das fontes ouvidas. Infelizmente nenhum dos dois fundadores, apesar de terem conversado abertamente sobre o assunto, quiserem repercutir a reportagem de Exame, mas foram categóricos em negar que tenham mentido.

Seja verdade ou não, a certeza que temos é a de que não há atalhos para se perpetuar no mercado. As nacionais e empreendedoras Diletto e Do Bem têm menos de 10 anos. Inauguraram mercados em que hoje se apresentam concorrentes com outros diferenciais e semelhanças. 

Não serão as histórias que as farão crescer, mas sim a capacidade de inovar e encontrar saídas para um mercado cada vez mais disputado e que requer novidades a cada verão.