Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Usuários de BI e Analytics vão produzir mais análises do que Cientistas de Dados


Gartner, 
2018/05/11, 08:19 
Postado em 14 de maio de 2018 às 22h45m 


As organizações estão incorporando Analytics de Autosserviço e Business Intelligence (BI) para levar capacidades para usuários corporativos de todos os níveis. Essa tendência está tão declarada que usuários de BI e Analytics vão produzir mais análises do que Cientistas de Dados já em 2019.
Segundo Carlie J. Idoine, Diretora de Pesquisas do Gartner: “A tendência de digitalização direciona a demanda por Analytics em todas as áreas de negócios e no setor governamental.  Avanços rápidos em Inteligência Artificial (IA)Internet das Coisas (IoT) e Analytics SaaS (Nuvem) e plataformas de BI facilitam e tornam mais econômico do que nunca para não especialistas a realização de análises mais efetivas e fundamentais para a tomada de decisão.
Pesquisa do Gartner com mais de 3.000 CIOs, mostra que Chief Information Officers (CIOs) classificaram Analytics e BI como tecnologias de diferenciação de ponta para suas organizações. Elas atraem os investimentos mais novos e também são consideradas áreas de tecnologia mais estratégicas para os CIOs que obtém melhor performance em suas atividades. O levantamento será apresentado no Brasil em maio, durante a Conferência de Data & Analytics do Gartner.
Como resultado, líderes de Data e Analytics implementam cada vez mais capacidades de autosserviço para criar uma cultura orientada por dados em suas organizações como um todo. Isso significa que usuários corporativos podem aprender com facilidade a usar e se beneficiar de sistemas efetivos de Analytics e de ferramentas de BI, impulsionando resultados de negócios favoráveis.
Se os líderes de Data & Analytics fornecem simplesmente acesso aos dados e ferramentas isolados, as iniciativas de autosserviço não funcionam bem, diz Idoine. Isso porque a experiência e habilidades dos usuários corporativos variam amplamente dentro de organizações. Portanto, apoiar e integrar processos são necessários para ajudar a maioria dos usuários de autosserviço a produzirem resultados significativos.
A magnitude da tarefa de implementar Analytics de autosserviço e BI pode pegar as organizações de surpresa, especialmente se elas forem bem-sucedidas. Em grandes empresas, as iniciativas de autosserviço populares podem expandir rapidamente para englobar centenas ou milhares de usuários. Para evitar conflitos, é fundamental identificar as mudanças organizacionais certas e os ajustes de processo antes de partir para a iniciativa.
O Gartner recomenda abordar quatro áreas para construir uma base sólida para Analytics de autosserviço e BI:
Alinhar iniciativas de autosserviço com objetivos organizacionais e capturar episódios sobre casos de uso mensuráveis, bem-sucedidos – É importante confirmar o valor de uma abordagem de autosserviço para Analytics e BI comunicando seu impacto e associando o sucesso diretamente a bons resultados para a organização. Isso constrói confiança na abordagem e justifica apoio contínuo a ela. Também encoraja mais usuários corporativos a se envolverem e aplicarem as melhores práticas em suas próprias áreas, afirma Idoine.
Envolver usuários corporativos com autosserviço de design, desenvolvimento e apoio – Criar e executar uma iniciativa de autosserviço de sucesso significa estabelecer e preservar confiança entre a equipe de TI e os usuários corporativos. Não há solução técnica para construir confiança, mas um processo formal de colaboração desde o começo de uma iniciativa de autosserviço percorrerá um longo caminho para ajudar TI e usuários corporativos a entenderem o que cada parte precisa da outra para tornar autosserviço um sucesso, explica a analista do Gartner.
Fazer uma abordagem leve e flexível para governança de dados – O sucesso de uma iniciativa de autosserviço dependerá imensamente se o modelo de governança de Dados e de Analytics é flexível suficiente para possibilitar e apoiar as explorações de Analytics dos usuários de autosserviço de forma livre, diz Idoine. Segundo o Gartner, estruturas rígidas, inflexíveis vão impedir usuários ocasionais. Por outro lado, a falta de governança apropriada sobrecarregará usuários com dados irrelevantes ou criará sérios riscos de uma violação da regulamentação. Líderes de TI devem encontrar o equilíbrio certo de governança para tornar o autosserviço bem-sucedido e alcançável.
Equipar usuários corporativos para o sucesso de Analytics desenvolvendo um plano integrado – O Gartner destaca que líderes de Data e Analytics devem apoiar usuários corporativos entusiastas de autosserviço com a orientação correta de como se erguer e agir rapidamente, assim como aplicar suas novas ferramentas para seus problemas de negócios específicos. Um plano integrado formal ajudará a automatizar e normatizar esse processo, tornando bem mais acessível, uma vez que o uso de autosserviço expande por toda a organização, acrescenta a analista do Gartner.

Evento de tecnologia para o mercado financeiro será realizado em junho


António Santos Lourenço, 
2018/05/14, 10:15 
Postado em 14 de maio de 2018 às 22h00m 


O CIAB FEBRABAN será realizado entre os dias 12 e 14 de junho, no Transamerica Expo Center. Este é o maior evento do gênero da América Latina.
O CIAB FEBRABAN – Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras – será realizado entre os dias 12 e 14 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. A 28ª edição do maior evento de tecnologia para o mercado financeiro da América Latina será ainda maior e ocupará sete halls do Centro de Convenções, um a mais do que as edições anteriores, totalizando 36 mil m2, além disso, contará com mais de 140 expositores confirmados, 47 patrocinadores e mais de 270 palestrantes, que apresentarão as mais importantes tecnologias e inovações do setor para um público estimado de mais de 20 mil visitantes.
O CIAB FEBRABAN é o principal ponto de encontro entre executivos do segmento financeiro. Este ano, temos expectativas de um grande evento e de novo recorde de participações, já que a edição anterior, em 2017, registrou crescimento de 18% de público, comenta Gustavo Fosse, diretor setorial de Tecnologia Bancária da FEBRABAN.
Estarão presentes empresas multinacionais, startups, companhias internacionais e fornecedores de diferentes soluções tecnológicas para o mercado financeiro. Além da participação de grandes e reconhecidas multinacionais, o Lounge Fintech, integrado à exposição e presente pela terceira vez no evento, reunirá startups em um ambiente propício para o networking com os executivos do setor.
Além disso, o lounge contará com um Sandbox, ambiente para demonstração e experiências com novas tecnologias. Em 2018, o campeonato de fintechs e as finais do Hackathon acontecerão dentro do lounge propiciando, assim, uma maior interação com o público da exposição.
Neste ano, Inteligência Exponencial será o tema central que norteará todo o conteúdo do evento, com debates sobre como o desenvolvimento de tecnologias como Inteligência Artificial, Machine Learning, Blockchain, Open Banking e IOT implicam em constantes alterações no comportamento social, e como tais alterações podem rapidamente criar ou destruir negócios.
O assunto será explorado por renomados palestrantes durante o CIAB FEBRABAN. O fórum, dividido em oito auditórios, reunirá palestrantes nacionais e internacionais em debates sobre inovações tecnológicas, transformações digitais e o futuro do sistema financeiro. Especialistas como Ben Pring, diretor do Centro para o Futuro do Trabalho da Cognizant Technology Solutions e Marie Wieck, gerente geral de Blockchain da IBM, já confirmaram presença.
O público participante também poderá acompanhar as discussões que serão lideradas por importantes keynote speakers. O presidente do Itaú Unibanco, Candido Bracher; a engenheira, empreendedora e filósofa futurista, Nell Watson; e o futurista e humanista, CEO da Agência do Futuro, Gerd Leonhard, estão entre as personalidades confirmadas.
O evento promoverá, ainda, o já tradicional CIAB Fintech Day, um dos mais importantes encontros entre instituições financeiras e fintechs do Brasil. Neste ano, o campeonato envolverá fintechs e insurtechs, e, pela primeira vez, terá a participação de startups latino-americanas. O objetivo da competição é identificar startups que tenham sinergia e potencial para colaborar com bancos, seguradoras e instituições financeiras.

Lojistas virtuais buscam profissionalização para o seu e-commerce


António Santos Lourenço, 
2018/05/14, 08:45 
Postado em 14 de maio de 2018 às 21h10m 


De acordo com pesquisa que mapeou o perfil do micro e pequenos lojistas virtuais, cerca de 46% dos empreendedores frequentam palestras, cursos e workshops.
O empreendedor digital brasileiro está cada vez mais antenado com as novidades de mercado e profissionalização na área. De acordo com pesquisa que mapeou o perfil do micro e pequeno lojista virtual, realizada pelo quarto ano consecutivo pela Loja Integrada – plataforma para criação de lojas virtuais mais popular do Brasil, com 600 mil lojas criadas, cerca de 46% dos empreendedores frequentam palestras, cursos e workshops presenciais voltados diretamente para o e-commerce e 56,8% participam de cursos onlines na hora de buscar informações para aprimorar suas lojas virtuais.
A pesquisa apontou ainda que o lojista digital é: jovem – tem entre 30 e 39 anos; 64,9% são homens – maioria é casado e sem filhos; e é escolarizado – 41,6% dos entrevistados têm ensino superior completo e 23,4% fez pós-graduação. Além disso, cerca de 39% dos empreendedores buscaram informações na internet antes de abrir sua loja.
Participar de eventos sobre comércio eletrônico agrega valor para o lojista e também para a loja, que pode se beneficiar das dicas e novidades do mercado. A profissionalização no e-commerce já é realidade no Brasil e cada vez mais ajuda o empreendedor a manter sua loja e crescer mais no mundo dos negócios, afirma Alfredo Soares, especialista em comércio eletrônico e Head da Loja Integrada.
Pequenos e médios lojistas já podem se programar para as novidades do mercado durante o Fórum do Empreendedor Digital, que acontece no próximo dia 15 de maio, a partir das 9h, no São Paulo Expo. O encontro é uma das atrações do VTEX DAY, maior evento de varejo multicanal da América Latina, e faz parte das iniciativas dos organizadores para agregar cada vez mais valor às suas atrações, de acordo com as necessidades de cada público.
Em sua terceira edição, o Fórum do Empreendedor Digital trará aos empreendedores mais de sete horas de conteúdo exclusivo, incluindo temas, como: Growth Hacking, construção de audiência, conteúdo tráfego, conversão e retenção de clientes, satisfação nas vendas, entre outros assuntos. Entre os palestrantes estão: Nathalia Arcuri, do Canal me Poupe, Maurício Benvenutti do site Startse, Simone Sancho, da SEPHORA, entre outros.

App reduz em 88% tempo com reembolso de despesas corporativas


António Santos Lourenço, 
2018/05/14, 13:15 
Postado em 14 de maio de 2018 às 20h00m 


Um dos grandes problemas que as empresas enfrentam – sejam elas pequenas, médias ou grandes – é a organização de reembolso de despesas e de quilometragem.
Um dos grandes problemas que as empresas enfrentam – sejam elas pequenas, médias ou grandes – é a organização de reembolso de despesas e de quilometragem. E isso vai desde um almoço com cliente, gastos com taxi e viagens. Grande parte das companhias ainda faz o processo manual, reúne recibos e coloca um a um no sistema ou em uma planilha– processo demorado e suscetível a falhas.
Um aplicativo facilita gestão das despesas de viagens corporativas. Chamado VExpenses, o app tem mais de 15 mil usuários e resolve o problema da prestação de contas – economizando o tempo de gestores, funcionários e evitando fraudes.
Funciona assim: após uma despesa, o funcionário tira foto do recibo com a câmera do celular e o sistema identifica automaticamente os dados, atualizando o responsável da área com relatórios para o monitoramento e aprovação das despesas.
Com a tecnologia, é possível fazer análises, limitar despesas, visualizar de forma rápida o gasto médio dos funcionários e controlar o cartão corporativo. Outra vantagem é aumentar a produtividade. Pesquisa mostrou que – com uso do app – é possível reduzir em 88% o tempo gasto pela empresa com estas tarefas.
Com o app, ainda, a empresa pode reembolsar a quilometragem percorrida pelos seus funcionários, mensurada através de um GPS que informa a quilometragem exata e o trajeto percorrido através de um mapa.
O funcionário consegue dedicar este tempo a outras tarefas da empresa, gerando novos negócios e organizando os processos. Percebemos também que – em grande parte dos nossos clientes – usar um sistema inteligente de gestão ajuda a diminuir as despesas como um todo, ao identificar gargalos, desperdícios e fraudes, explica o diretor do VExpenses, Bruno Pain. Para empresas que cobram do cliente final, como escritórios de advocacia e consultorias, o aplicativo também ajuda a comprovar e controlar as despesas através de relatórios prontos por cliente.
Outra grande aplicação do app é no controle de fraudes. Segundo a consultoria de gestão Hands on Solution, as empresa perdem cerca de 8% de seu faturamento em fraudes dos funcionários e o reembolso é uma das maneiras mais fáceis de furtar uma empresa. Com o uso do app, é possível fazer comparativos, tendências e fiscalizar os gastos.